O mouro tem a ver com geografia e historia. O algarve p.e. era um reino separado, mouro, ate bem recentemente. Rei de Portugal e dos Algarves. Era um reino aparte, so foi conquistado salvo erro pelo neto ou bisneto do afonso henriques, o afonso III, anos depois de conquistarem o restante territorio.
Historicamente e culturalmente existem diferencas e é normal que exista essa conotacao, que nao ofende.
Outra coisa é usar a religiao para adjectivar uma pessoa. E se fosse judeu? Ou hindu?
E se fosse fanhoso?
Nos meus tempos de criança quando a minha mãe me chamava de mouro era um elogio, ela dizia os meus filhos são uns mouros de trabalho.
Se fosse a mulher do mouro, a moura (mais conhecida por chouriça de sangue), é que não seria tão agradável.
Hoje é um insulto, diz um idiota (não sei se mais alguém se incomoda com isso). Claro que chamar tripeiros, andrades, nortenhos (como se não existissem vermelhos no norte), etc, isso serão tudo expressões carinhosas.
A sociedade está mesmo mudada, antigamente dizíamos que uma fulana era boa e ele ficava toda contente, hoje se lhe dizemos isso ela vai a correr à esquadra mais próxima apresentar queixa por assédio, violação, o diabo a sete.
Como diz um amigo meu, hoje vivemos rodeados da sociedade das pitas chocas e dos conas de sabão.
Ainda falam da polícia dos costumes em alguns países árabes, estes são piores que esses.