O José Manuel Ribeiro é um fervoroso Sergista, e não faz uma figura diferente dos mais indefectíveis cuja capacidade de análise crítica se esgota na discussão de todos os temas que envolvam o personagem.
Tem a agravante de ser um jornalista com currículo, o que não abona muito em favor da sua Classe Profissional.
Ontem passei de relance pelo programa em que ele participa, e deparei-me com uma discussão cujo tema era qual a melhor pergunta a fazer ao SC na CI que na altura seria no dia seguinte. O José Manuel Ribeiro consegue dizer sem qualquer tipo de vergonha que a pergunta dele seria algo do género: "Sérgio, qual é a sua explicação para a quantidade de lesões de que o plantel do Porto tem padecido?"
Esta é a pergunta que este ex-diretor de um jornal desportivo (conhecido pelo seu tom propagandista) faria na CI a um treinador que privou os adeptos do clube que representa de satisfações.
Conseguiu até contorcer o argumentário ao ponto de aceitar como justificável o regresso do Francisco Conceição pelo facto de ser esquerdino.
O José Manuel Ribeiro só está a prestar um serviço ao Porto na cabeça dele. Na melhor das hipóteses está a prestar um serviço ao SC. Nada mais do que isso.
Na realidade só está a contribuir para a desinformação e o desvio do foco do essencial.
O Porto não precisa de paixonetas à teenager.
O Porto precisa de uma discussão crua, dura, realista, séria, madura. De distanciamento e pragmatismo.
Chega de parolices. Senão isto não anda para a frente.
Na verdade, posso estar muito errado aos olhos de outros, mas essa é das perguntas que mais me interessava que fosse respondida. Simplesmente pelo facto de ser algo anormal e que afecta directamente a equipa e a sua performance. Existem outras questões sobre tácitas e escolhas do treinador que seria interessante colocar, mas a das lesões também seria das mais importantes sinceramente.
Depois há muitas outras coisas a serem respondidas e explicadas... muitas delas já deviam ter sido por quem de direito (Presidente) mas não foram nem vão ser.