KO 2023 1a Fase: Melhor dupla de Centrais (KO10) - Jorge Costa vs Freitas

Melhor central da história do FC Porto

• Jorge Costa

Votos: 46 100.0%
  • Freitas

Votos: 0 0.0%

• Total de eleitores
    46
  • Votação fechada .

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,838
16,575
Conquistas
7
62
Porto
Esta é a primeira ronda do KO GOAT dupla de centrais da história do nosso clube. Agradecia que todos os que por aqui passassem votassem e, se possível, comentassem.
Quem foi o melhor entre estes dois?

Nota 1: Nestas comparações considera-se apenas a versão do jogador ao serviço do FCPorto. (Ex: Só o Casillas do FCPorto está em consideração, não o guarda-redes que foi no Real Madrid ou na seleção espanhola).

Nota 2: Esta eleição é circunscrita ao período pós-1965, pois 99% dos utilizadores não iriam em consciência poder votar em atletas que nem viram, nem nada existe que possa evidenciar o que jogavam. (Ex: Lendas como Pinga ou Hernani serão infelizmente excluídos, mas incluídos no final como HM)

peterbarros

Tribuna
15 Junho 2009
2,906
4,273
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Jorge Costa foi o meu ídolo durante muito tempo. Tinha-lhe ( e ainda tenho) grande admiração.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,780
7,431
Bicho.
O Freitas foi uma boa aquisicao vinda do Belenenses, mas o JC apesar de ser um central duro, foi um enorme patrão.
Dava tudo e deixava tudo em campo.
O que não tinha em "talento" tinha em amor ao FCPorto.
Saudades.

• Like
Reações: Edgar Siska

Cherife

8 Março 2012
9,838
16,575
Conquistas
7
62
Porto
Seria Freitas se este inventasse menos, mas por cada 3 jogos em apagava todos os fogos na nossa defesa, tinha um em que tentava fazer aquilo para o qual não estava talhado, e era uma casa a arder. Não me esqueço do jogo que faz nas Antas em 78 frente ao Anderlecht de Rensenbrink, Vercauteren, van der Elst e Haan (interrompido pela chuva, retomado creio que no dia a seguir). Das melhores exibições que vi um central do FC Porto fazer. Seguramos o golo de Gomes porque Freitas foi Freitas e todos os números do 0 ao 115.
Dito isto, voto para o Bicho. Mais consistente e pragmático.

• Like

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
74,615
129,285
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Seria Freitas se este inventasse menos, mas por cada 3 jogos em apagava todos os fogos na nossa defesa, tinha um em que tentava fazer aquilo para o qual não estava talhado, e era uma casa a arder. Não me esqueço do jogo que faz nas Antas em 78 frente ao Anderlecht de Rensenbrink, Vercauteren, van der Elst e Haan (interrompido pela chuva, retomado creio que no dia a seguir). Das melhores exibições que vi um central do FC Porto fazer. Seguramos o golo de Gomes porque Freitas foi Freitas e todos os números do 0 ao 115.
Dito isto, voto para o Bicho. Mais consistente e pragmático.
O Freitas é das pessoas mais simples, mais humildes e humanas que tive o gosto de conhecer no mundo da bola.

E melhor ainda quando tem uma escola de futebol, onde ele e a familia são o faz tudo, vocacionada para os jovens de locais mais problemáticos da cidade e arredores
Uma verdadeira obra social.

• Like
Reações: T-Dragon

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,071
15,693
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Freitas era uma excelente pessoa, como central...era razoável para a época mas muito abaixo do Humberto Coelho (que para quem não sabe foi chumbado na Constituição e não digo por quem por duas razões; 1º porque já morreu e 2º porque se falhou com a observação em 2 ou 3 acertou em muitos). Freitas estava ao nível de um Mário João do Boavista (consta que tem uma data de filhos e filhas em Espinho ou seja "sempre que ia a Espinho fazia um filho", de vez em quando vejo-o na minha zona). Freitas, Mário João , Rodolfo e um médio do Boavista branco mas angolano esqueci o nome mas era bom faziam faísca sempre que se defrontavam - velhos tempos da década de 70 de jogos entre FCP e BFC principalmente no antigo Bessa).
O Jorge vem doutra escola trabalhada desde mais cedo e de longe melhor.

• Love

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,780
7,431
Já agora aproveito para elogiar a excelente iniciativa em promover e relembrar grandes jogadores que fizeram e ficaram na história do NGC através desta rubrica KO....

Cherife

8 Março 2012
9,838
16,575
Conquistas
7
62
Porto
O Jorge vem doutra escola trabalhada desde mais cedo e de longe melhor.
Acho que o Bicho era sobretudo mais consistente e conhecedor das suas limitações. Não inventava o mínimo. Em termos de atributos de central, no vácuo, não acho que fosse superior ao Freitas.

Teve melhor escola, fundamentos muito superiores, e era claramente mais inteligente, mas não tinha a capacidade defensiva no 1 para 1 que tinha o Freitas, que tinha maior velocidade lateral e era também um poço de força.

Partilhavam ambos a raça de dragão. Deixavam tudo o que tinham em campo. Jorge Costa foi superior, sobretudo, a meu ver, porque a evolução do futebol lhe deu ferramentas para que soubesse ser mais eficaz e direcionado para os seus pontos fortes.
Freitas era uma roleta russa que tanto limpava um jogo sozinho como falhava uma receção e em vez de meter a bola na bancada tentava adornar e acabava por presentear ao adversário um 1 para 0.

• Like

Cherife

8 Março 2012
9,838
16,575
Conquistas
7
62
Porto
Já agora aproveito para elogiar a excelente iniciativa em promover e relembrar grandes jogadores que fizeram e ficaram na história do NGC através desta rubrica KO....
Quanto mais se discutir e falar dos atletas abordados em cada tópico, como fez o caro @grandeFCP, o @Edgar Siska apesar de ser de uma outra geração, o (carinhosamente) "velhinho" @Devenish e eu próprio, mais rico ficará o projeto.
Este é o objetivo do KO.
Relembrar, falar, discutir e partilhar.
E para isto não é necessário que as opiniões sejam as mesmas. A partilha de ideias é o mais importante.

Cherife

8 Março 2012
9,838
16,575
Conquistas
7
62
Porto
Muitos parabéns.
Não tem de quê. É um projeto à imagem de muitos onde já me inseri noutros espaços (esses com objetos de análise diferentes deste) e que acho que podem trazer coisas positivas ao Portal. Como se costuma dizer, recordar é viver.

• Like
Reações: grandeFCP

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,959
3,509
Bicho sem pensar duas vezes. Centralão e mais importante que tudo para mim depois do João Pinto o jogador que melhor encarou e potenciou o que hoje tão nosso apelidamos de mística

Para mim a final só pode ser Pepe contra bicho

Engraçado saber quem ganhará, nem sei em quem votar

Cherife

8 Março 2012
9,838
16,575
Conquistas
7
62
Porto
Bicho sem pensar duas vezes. Centralão e mais importante que tudo para mim depois do João Pinto o jogador que melhor encarou e potenciou o que hoje tão nosso apelidamos de mística

Para mim a final só pode ser Pepe contra bicho

Engraçado saber quem ganhará, nem sei em quem votar
Penso que o Bicho dificilmente estará na final.

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
2,959
3,509
Penso que o Bicho dificilmente estará na final.
Por tudo que ganhou e representou e ajnda representa ao clube seria um crime não estar.
Entendo quem goste mais do Ricardo Carvalho, tecnicamente é superior, mas o ricardo nunca daria um bom capitão, nem tem a liderança que tinha um jorge costa.
Para mim os nossos melhores centrais são sem dúvida

1- Bicho e Pepe
2 - Aloisio
3- ricardo carvalho
4- F. Couto
5 - Geraldao
6- jorge Andrade
7 - bruno alves
8 - lima Pereira

Cherife

8 Março 2012