Se quiseres chamar-lhe opiniões e interpretações, não me incomoda. Desde que admitas que as convicções de toda a gente neste tópico são igualmente "opiniões e interpretações". Ou será que só as minhas convicções é que são "opiniões e interpretações", ao passo que as dos restantes foristas são observações factuais e científicas?
O que eu noto é que a tolerância para com a dissenção é muito baixa aqui. Tem de remar toda a gente na direcção do consenso.
A discussão sobre esta guerra é muito emocional. Principalmente nos países mais russofobos da Europa. Talvez a distância geográfica nos permite darmos a esse luxo. Porém nas redes sociais a coisa já começa a dar sinais inversos.
E neste tema existe de facto medo em muita gente dizer algo tão simples como dizerem que não gostam do Putin mas também não gostam do Zelensky ( que é o que se ouve em surdina) . Mas a maioria silenciosa existe neste tema lá isso existe.
E existem riscos ao se dar opiniões um pouco fora da caixa.
Mas se isto for mesmo para as últimas consequências ou seja, o escalar total da guerra. E na minha opinião neste momento é o cenário até mais provável.
Dou mais menos de dois anos para que as opiniões públicas comecem a se revoltar perante tanta demência.
E aí se chegarmos a esse beco. É muito natural que os povos europeus começam a cobrar aos poderes políticos e comunicacionais que andam alimentar este monstro . E se essa hipótese que na minha opinião e de acordo com a lógica será a mais provável. Quem agora aponta o dedo terá muitos apontados a eles.
O ser humano é um animal de rotina e padrões. Discute se o desfecho desta guerra baseados no histórico passado.
Ou seja, se o III reich caiu, se a URSS caiu logo a Rússia vai cair.
Se desfragmentamos o médio oriente porque não desfragmentar a Rússia.
Depois ignoram tudo o resto. Uma realidade contemporânea social política e economica e uma era totalmente diferente. Ignoram o que se passa no extremo oriente. Tentam desesperadamente puxar a China para este lado sem perceberem que a China vê a desgramentacao da Rússia como um espelho. Que a China precisa da Rússia para futuramente cercar( geopoliticamente) o Japão e a Coreia do sul por exemplo.
O raciocínio É todo ele baseado em padrões passados e esperar que aconteça o mesmo. Basicamente está tudo a contar com um determinado desfecho o que viram sempre, e agarram se a essa ideia com uma convicção que não os permite racionalizar sobre o tema.
Poucos se dão conta da magnitude que este conflito poderá vir a ter.