Guerra Rússia - Ucrânia

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,383
4,053
E a Ucrânia tem de pedir à Rússia se pode aderir à NATO porquê?

Não é um país soberano e independente?

Ou só o era quando tinha um fantoche do "urso" no governo?

O problema da Rússia chama-se: VLADIMIR PUTIN.

Um pequeno homem, com enormes complexos de inferioridade, que se viu metido entre EUA e China e lá tentou meter-se em bicos de pés para parecer grande.
Não. É um país soberano e independente apenas no papel. Na prática, só existem três países verdadeiramente soberanos e independentes no mundo. Todos os outros são estados vassalos ou protectorados.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,383
4,053
Mas invadindo a Ucrania, a Russia nao fica com a Polonia ao lado?
1. Não me parece que a Rússia queira ocupar toda a Ucrânia. Isso era demsiada dor de cabeça. A Rússia quer é ocupar a parte russófila a leste, que por coincidência é aquela onde se encontram os principais recursos do país, e se possível colocar em Kiev um governo amigo (isto não vai ser fácil)
2. Como a Ucrânia é um país bastante comprido, os russos ganham uma zona tampão de dimensões bastante apreciáveis.

• Like
Reações: Tails

Holy Dragon

Bancada central
27 Maio 2019
1,619
1,760
Facto todos esses países aderiram porque...quiseram.
Facto!
Disse- o no contexto desta frase "a NATO é que continua com estratégias de guerra fria, e anda há trinta anos a cercar a Rússia de bases militares"
Isto para mim são factos, e não matéria de opinião ou interpretação. Como o prova o facto de após a extinção da URSS e do Pacto de Varsóvia, que supostamente eram a única justificação para a existência da NATO, terem aderido à organização mais 15 países: Albania, Bulgária, Croácia, Chéquia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Montenegro, Macedónia do N. Eslovénia, Eslováquia e Roménia, mais Finlândia e futuramente Suécia. E essa adesão á nato significa que em todos eles é legítimo instalar mísseis apontados à Rússia. O que significa que a Rússia tem razões para se sentir ameaçada. Factos.
Factos o USA estavam num adormecimento belico, Trump esteveve quase a deixar cair a NATO.

Gracas ao Putin e a invasao Ucrania a NATO expandiu-se para fronteiras nunca antes imaginadas, os USA voltaram a ligar a maquina de guerra, a Europafoi forcada a virar-se para o eixo Atlantico c mais uma trabsferencia massiva de capitais e recursos para os USA…

O Biden so pode pensar: obrigado Putin por esta oportunidade dourada q nos destes!

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,539
27,113
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
1. Não me parece que a Rússia queira ocupar toda a Ucrânia. Isso era demsiada dor de cabeça. A Rússia quer é ocupar a parte russófila a leste, que por coincidência é aquela onde se encontram os principais recursos do país, e se possível colocar em Kiev um governo amigo (isto não vai ser fácil)
2. Como a Ucrânia é um país bastante comprido, os russos ganham uma zona tampão de dimensões bastante apreciáveis.
Coincidência
🤣🤣🤣🤣🤣

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,383
4,053
Lá está, isso não são factos, é meramente uma opinião e interpretação dos acontecimentos.

A tua postura sempre foi esta, transformar opiniões e interpretações em factos indiscutíveis e acusar os outros de comerem propaganda. Depois vitimizas-te e dizes que és perseguido por teres uma opinião diferente.

Tu nunca quiseste colocar as tuas opiniões no fórum e entrar numa discussão de ideias.
Se quiseres chamar-lhe opiniões e interpretações, não me incomoda. Desde que admitas que as convicções de toda a gente neste tópico são igualmente "opiniões e interpretações". Ou será que só as minhas convicções é que são "opiniões e interpretações", ao passo que as dos restantes foristas são observações factuais e científicas?
O que eu noto é que a tolerância para com a dissenção é muito baixa aqui. Tem de remar toda a gente na direcção do consenso.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,604
13,185
O porta-voz Peskov (a fazer jus mais uma vez ao seu título só se ouvindo a sua voz) vem dizer que o Grupo Wagner não tem enquadramento legal no quadro jurídico russo, o que vem acrescentar mais uma ilegalidade russa na “Operação Especial”.
É precisamente o contrário, estão a (tentar) dizer isso agora, para "amanhã" não virem a ser responsabilizados pelos actos da PMC.

E também, suponho, porque aqui há tempos o Putin meteu o pé na poça e admitiu que a Wagner tinha sido financiada pelo estado russo.

Daniel Lemos

Tribuna
11 Julho 2019
3,044
5,612
48
Braga
É precisamente o contrário, estão a (tentar) dizer isso agora, para "amanhã" não virem a ser responsabilizados pelos actos da PMC.

E também, suponho, porque aqui há tempos o Putin meteu o pé na poça e admitiu que a Wagner tinha sido financiada pelo estado russo.
é estratégico. Mentiras sobre mentiras.as verdades são circunstanciais quando no momento são vantajosas.

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,625
131,556
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Aquela parte russófila que aquando do desmembramento da URSS votou esmagadoramente na independência ucraniana como parte do território (cerca de 90%).

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,033
7,635
1. A Rússia é uma das três superpotências, e é cegueira não reconhecer que tem tanto direito a não querer ogivas nucleares à sua porta como os EUA ou a China.
2. O histórico de interferências da Rússia nos países vizinhos é um facto. Mas o seu cadasto nesse aspecto é insignificante comparado com o dos EUA, com as suas 700 bases miitares espalhadas pelo mundo.
3. A NATO fez tudo o que estava ao seu alcance para provocar e hostilizar o urso russo (como prova a foto de satélite abaixo). Quando o urso decidiu reagir, ai que o urso é um brutamontes.Putin andou a avisar desde 2008 que a Ucrânia na NATO era para a Rússia uma linha vermelha. A NATO cagou para esses avisos, como se estivesse a lidar com uma Guatemala qualquer.

.
A NATO mete um dedo na face da russia e a russia mete balas nos civis Ucranianos e tenta osurpar território que não é deles.

Vai te foder tu e mais a tua propaganda pro russa!
Só tens essa opinião por detrás de um perfil falso. Vai propagar propaganda para o caralho.

Agora os moderadores podem me suspender se quiserem.

Farto destes Filhos da Puta que criticam o ocidente e vivem no conforto do Ocidente, com uma DEMOCRACIA digna desse nome.
Nem por isso vão viver para a russa coreias do norte ou china.
São merda de gente sem qualquer espinha dorsal!

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,033
7,635
Mas invadindo a Ucrania, a Russia nao fica com a Polonia ao lado?
Isso e o facto desses fdp dos russos meterem armas nucleares junto a fronteira com a Polónia um país da Nato. Mas para estes propagandeiros da merda, isso não importa nada.
Se fosse os Estados Unidos a meter armas nucleares primeiro na Polonia, aí sim era gravíssimo era logo o escalar da guerra.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,033
7,635
Não. É um país soberano e independente apenas no papel. Na prática, só existem três países verdadeiramente soberanos e independentes no mundo. Todos os outros são estados vassalos ou protectorados.
Então na prática tu tb não és soberano.

Pronto malta quem souber quem é este espécime, pode lhe ficar com a casa, carro tudo o que tiver.

Palhaço

• Like
Reações: Youssef Chippo

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,383
4,053
Aquela parte russófila que aquando do desmembramento da URSS votou esmagadoramente na independência ucraniana como parte do território (cerca de 90%).
Não tenho aqui à mão os resultados desse referendo no Donbass e na Crimeia. Em todo o caso, não me custa acreditar que tenham mudado de ideias entretanto, sobretudo depois de terem passado seis anos a ser bombardeados pelos seus compatriotas de Kiev. Nota: estimativa de entre 15 000 e 20 000 mortos no Donbass até Março de 2022.
Agora fico à espera que me digas uma de duas coisas, ou ambas: 1) os combatentes no Donbass não eram ucranianos, mas tropas russas infiltradas na região, 2) não foram 15-20 000 mortos, mas 150 no máximo.

andre_silva

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,279
2,802
A Rússia e os russos que vão para a puta que os pariu! E no resto do mundo, todos aqueles que defendem esta invasão à Ucrânia que vão para a puta que os pariu também.

K

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,449
Se quiseres chamar-lhe opiniões e interpretações, não me incomoda. Desde que admitas que as convicções de toda a gente neste tópico são igualmente "opiniões e interpretações". Ou será que só as minhas convicções é que são "opiniões e interpretações", ao passo que as dos restantes foristas são observações factuais e científicas?
O que eu noto é que a tolerância para com a dissenção é muito baixa aqui. Tem de remar toda a gente na direcção do consenso.
Não há nada para admitir. Convicções, opiniões, interpretações da história são isso mesmo, para toda a gente que aqui comenta. Eu tenho a minha opinião e já a dei. A diferença é que não ando aqui a tentar impingir a minha visão das coisas a ninguém. Concordamos com uns, descordamos de outros e a vida segue.

Não podes dizer que a tolerância é baixa para ideias e opiniões dissonantes quando andas aqui em constantes provocações e a dizer que os outros comem toda a propaganda que lhes aparece e és o único capaz de filtrar todo o tipo de desinformação e chegar à verdade.

É sobretudo uma questão de postura. Nunca tiveste uma postura de quem tinha uma opinião diferente da maioria e estivesse interessado em discutir, mas sim de quem possuía a verdade e os outros apenas comiam propaganda.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,033
7,635
Não vale a pena.
Estes 2/3 perfis falsos que aqui andam são perfis falsos com um único objectivo, propaganda. São bots com avença, quase de certeza.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
A discussão sobre esta guerra é muito emocional. Principalmente nos países mais russofobos da Europa. Talvez a distância geográfica nos permite darmos a esse luxo. Porém nas redes sociais a coisa já começa a dar sinais inversos.
E neste tema existe de facto medo em muita gente dizer algo tão simples como dizerem que não gostam do Putin mas também não gostam do Zelensky ( que é o que se ouve em surdina) . Mas a maioria silenciosa existe neste tema lá isso existe.
E existem riscos ao se dar opiniões um pouco fora da caixa.
Mas se isto for mesmo para as últimas consequências ou seja, o escalar total da guerra. E na minha opinião neste momento é o cenário até mais provável.
Dou mais menos de dois anos para que as opiniões públicas comecem a se revoltar perante tanta demência.
E aí se chegarmos a esse beco. É muito natural que os povos europeus começam a cobrar aos poderes políticos e comunicacionais que andam alimentar este monstro . E se essa hipótese que na minha opinião e de acordo com a lógica será a mais provável. Quem agora aponta o dedo terá muitos apontados a eles.
O ser humano é um animal de rotina e padrões. Discute se o desfecho desta guerra baseados no histórico passado.
Ou seja, se o III reich caiu, se a URSS caiu logo a Rússia vai cair.
Se desfragmentamos o médio oriente porque não desfragmentar a Rússia.
Depois ignoram tudo o resto. Uma realidade contemporânea social política e economica e uma era totalmente diferente. Ignoram o que se passa no extremo oriente. Tentam desesperadamente puxar a China para este lado sem perceberem que a China vê a desgramentacao da Rússia como um espelho. Que a China precisa da Rússia para futuramente cercar( geopoliticamente) o Japão e a Coreia do sul por exemplo.
O raciocínio É todo ele baseado em padrões passados e esperar que aconteça o mesmo. Basicamente está tudo a contar com um determinado desfecho o que viram sempre, e agarram se a essa ideia com uma convicção que não os permite racionalizar sobre o tema.
Poucos se dão conta da magnitude que este conflito poderá vir a ter.

Última edição:
  • Like
Reações: Dagerman

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,625
131,556
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu sou 0% russofobo.
Sou um apaixonado pela cultura e história da Rússia.

E esta agora hein!

Somos todos "muito emocionais" mas tu é que levas para o contra argumento emocional "vocês são russofobos e os países são russofobos".

Já agora os que são russófobos são aquelas que curiosamente estão mais proximos como os Países Bálticos (LTU, LTV,EST) a Polónia, a Finlândia...
E porquê? Porque ja sofreram na pele a ameaça que a Ucrânia sofre, invasão, ocupação, anexação, massacre, pogroms, russificação...

O contexto histórico dessa russofobia parece ser como diz a Teresa Guilherme "isso agora não interessa para nada".

• Like
Reações: Kloppeição