Eu li com muita atenção. E é só!Estive a ouvir o general Costa Branco na CNN.
E o furo militar da Ucrânia passará por entrar por Oeste até á a Crimeia.
Se isso eventualmente se concretizasse( o que é totalmente improvável com os dados atuais ) ou seja a Ucrânia chegar á Crimeia aí sim poderia haver uma luz ao fundo do túnel para levar a Rússia á mesa das negociações.
Mas para isso acontecer existem duas ou mais dimensões a ter em consideração. A política e militar, ou seja dois em um. Como Putin e o Kremlin e nacionalismo russo( sim porque quanto maior for a percepção de isolamento externo mais coeso o nacionalismo exacerbado fica e isso é dos livros) poderiam aceitar e encaixar uma derrota e manter-se sem fazer algo extremo. Ou seja, reformulo as minhas análises. Para isto se resolver terá de haver uma conquista militar ucraniana significativa e em simultâneo a queda do regime. Um dois em um. E na minha opinião isso será quase impraticável sem que haja um acto de desespero do regime russo. Não é só conquistar terreno é preciso mesmo vergar o nacionalismo russo representado no regime de Putin.
Como serenamente e lucidamente refere o coronel Costa Branco está incursão dos Wagner nada tinha de sólido para uma revolução de regime. O apoio institucional dos organismos que sustentam o regime foi zero, apoios populares zero, apoio das repúblicas da federação russa zero. Basicamente o regime do Putin internamente foi testado mas nenhuma das características que permitem uma revolução ou golpe de estado foi visível. Permitiu ao regime do Putin verificar quem pode ser dissidente do próprio regime. Ou seja uma espécie de purga e teste interno.
A verdade é que o Prigozhin nunca quis ter a capacidade para um golpe de Estado pois a maioria dos soldados da Wagner não o acompanharam. Serviu talvez para testar o estado do regime de Putin.
Bom ouvir alguém como o General Costa Branco sempre se aprende alguma coisa e não os clichês repetidos misturados por wishful things que pouco ou nada informam esclarecem para perceber a complexidade e os riscos que este conflito dantesco nunca visto assume.
E como já aqui explicado as sanções economicas não estão a resultar.