Que outras modalidades devia o FC Porto ter?

Tripeiro1893

Tribuna
15 Junho 2015
3,574
3,727
Conquistas
9
  • José Maria Pedroto
  • Madjer
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Todos os anos é a mesma história, chegamos a junho e lá está um grupo de adeptos a pedir abertura da secção de futsal, impulsionados pela final do campeonato nacional da modalidade entre os mouros.
Em primeiro lugar não temos história nenhuma no futsal, o Voleibol terá que estar sempre à frente quando se pensar em abrir outra secção profissional no clube ainda hoje somos dos clubes mais titulados em Portugal, em segundo lugar já estou a imaginar o Dragão Caixa às moscas em 90% dos jogos como acontece nas restantes modalidades, ou alguém acha que um FC Porto vs Quintas dos Lombos ou um FC Porto vs Fundão iria atrair mais que uns 500 adeptos ao pavilhão.
Neste momento não passa de uma utopia imaginar o clube com mais secções nos próximos anos, a prioridade é reabilitar o clube financeiramente e depois sim, podemos avançar para outros voos sem nunca esquecermos a nossa história e todos os atletas/treinadores que honraram o Futebol Clube do Porto no passado.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
A questão vai ser sempre as condições, isto se não quisermos ser só exercícios motores e de cardio para os atletas e tentarmos ganhar alguma coisa

Tens X
Tínhamos a dividir por 3 e duas parcerias(volei e ciclismo)
Agora já vão ser 4 modalidades de pavilhão debaixo da esfera do clube
De repente, pelo que se pede, estamos nas 7 ou 8, algumas caras

Se o X não aumentar...
Estamos dispostos a aumentar ainda mais as quotas? Continuamos a ser os adeptos do 3 grandes que menos paga, vamos subir para os valores dos outros?
Vamos começar a encher o pavilhão regularmente?
Acho que neste momento, nem vale a pena falar em modalidades novas. Não temos dinheiro para aguentar estas quanto mais abrir novas secções.

Contudo, se estabilizarmos a nossa condição financeira deveríamos considerar criar mecanismos contabilísticos de forma a que uma percentagem dos possíveis lucros pudessem verter da SAD para o clube.
Além de que o valor das quotas e do merchandising poderia entrar todo apenas para o clube e não para a SAD.

Além disso, embora tenhamos obrigação de entrar sempre para ganhar seja em que modalidade for, primeiro temos a obrigação de proporcionar e promover o ecletismo.

É uma autêntica aberração a maior prova desportiva do planeta não ter um atleta portista.

• Like
Reações: Moreira

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Todos os anos é a mesma história, chegamos a junho e lá está um grupo de adeptos a pedir abertura da secção de futsal, impulsionados pela final do campeonato nacional da modalidade entre os mouros.
Em primeiro lugar não temos história nenhuma no futsal, o Voleibol terá que estar sempre à frente quando se pensar em abrir outra secção profissional no clube ainda hoje somos dos clubes mais titulados em Portugal, em segundo lugar já estou a imaginar o Dragão Caixa às moscas em 90% dos jogos como acontece nas restantes modalidades, ou alguém acha que um FC Porto vs Quintas dos Lombos ou um FC Porto vs Fundão iria atrair mais que uns 500 adeptos ao pavilhão.
Neste momento não passa de uma utopia imaginar o clube com mais secções nos próximos anos, a prioridade é reabilitar o clube financeiramente e depois sim, podemos avançar para outros voos sem nunca esquecermos a nossa história e todos os atletas/treinadores que honraram o Futebol Clube do Porto no passado.
Nenhuma equipa tinha história no futsal até criar a secção. Se pensassemos assim nem havia clube. Afinal de contas, que história tinha o Porto no futebol até 1893?
O FC Porto nasceu de uma modalidade que começava a ganhar praticantes e adeptos em Portugal vindo de Inglaterra.

Depois, diz-me que nunca assististe a um jogo de futsal sem me dizeres que nunca viste um jogo de futsal.
Aqui há uns meses fui ver um São João da Madeira - Lusitanos, 2ª divisão, e tinha quase os 500 adeptos que falas.

Tripeiro1893

Tribuna
15 Junho 2015
3,574
3,727
Conquistas
9
  • José Maria Pedroto
  • Madjer
  • Alfredo Quintana
Nenhuma equipa tinha história no futsal até criar a secção. Se pensassemos assim nem havia clube. Afinal de contas, que história tinha o Porto no futebol até 1893?
O FC Porto nasceu de uma modalidade que começava a ganhar praticantes e adeptos em Portugal vindo de Inglaterra.

Depois, diz-me que nunca assististe a um jogo de futsal sem me dizeres que nunca viste um jogo de futsal.
Aqui há uns meses fui ver um São João da Madeira - Lusitanos, 2ª divisão, e tinha quase os 500 adeptos que falas.
Vai ver a maioria dos jogos do benfica ou do sporting no campeonato e diz-me quantos adeptos estão lá.

ManuSantiFCP

O legado do Mestre é eterno!
8 Fevereiro 2023
10,150
14,610
Prioridade voleibol masculino mas só quando tivermos dinheiro para termos uma equipa competitiva que lute por todos os títulos em Portugal.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,726
24,035
Gaia
O desporto Feminino é essencial, as mulheres são mais, e temos perdido muitos adeptos para o benfica por desprezarmos o Desporto Femnino.

• Like

DragãoCentral

Arquibancada
31 Agosto 2021
141
120
Acho que futebol feminino mais ano menos ano estamos lá. O problema é que a cada ano que passa mais avanço damos aos rivais. Mas pronto veremos o futuro...

• Like

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,591
13,493
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer
Caguei para o futsal. Não termos futebol feminino isso sim é um absurdo! Até porque existe uma imposição da FIFA (ou UEFA) para que os clubes que participem em competições europeias tenham equipa de futebol femino, e esta demora só vai dificultar a nossa competitividade para quando finalmente abrirmos a secção.

• Like
Reações: Dragon Lonis

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Vai ver a maioria dos jogos do benfica ou do sporting no campeonato e diz-me quantos adeptos estão lá.
Mas isso é transversal a todas as modalidades e a todos os clubes. Os pavilhões só enchem nos jogos grandes ou em fases decisivas.
Usar isso como argumento leva-nos não a ponderar criar novas secções mas acabar com todas.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,751
194,247
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Nisto das modalidades fica este dado, alguém pode corrigir se tiver errado

Receitas associativas em 21/22
Porto: 6,579 milhões de euros
sporting: 9,6 milhões de euros
benfica: 17 milhões de euros

O nosso valor, forçosamente, irá aumentar já que nos aumentaram 2 euros por mês e 1 euro nos putos
A 30 de Junho de 2022 tinhamos 114 910 sócios, considerando que pra aí +/- 60% será pagante, deve entrar mais algum
Mas mesmo assim, continuaremos a ter a receita mais baixa porque, por ano, pagamos menos 12 euros que um do benfica e menos 25 que um do sporting, isto nos adultos

masko

Tribuna
17 Março 2012
4,310
3,092
Qualquer uma desde que seja financeiramente autosustentável.
Se for para enterrar o clube ainda mais ou andar a passar vergonhas, mais vale deixar como está.

15 Março 2012
4,528
3,680
Por ordem de importância: Futebol (F), Voleibol (M) e Futsal (M)

Se existisse apenas a possibilidade de escolher só uma modalidade a minha opção seria o futebol feminino.