Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Sr. Presidente e FJM, calam-se com o que ontem se passou ? Compactuam com mais este roubalheira ??????????????????????????'''
Quem devia falar era o Sporting.
Primeiro porque é o principal lesado e depois porque ainda têm muita força na cs lisboeta.

Infelizmente, FJM ou Pinto da Costa virem a terreiro é inconsequente pois já ninguém nos valoriza.

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
7,319
8,367
Só haverá alteração de paradigma com novo Presidente e SAD, até lá, tudo se manterá porque não têm soluções para alterar o rumo.
É urgente mudança e prol do FCPorto

• Love
Reações: Miguelfcp80

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,875
10,902
Quais os benefícios de um (ou mais) investidor para o clube?
Como é que esses benefícios se enquadram com os benefícios que um investidor espera retirar?
Em que moldes se faria essa entrada de um investidor?
Certamente que podes enquadrar essas entradas de capital com o mesmo cenário do que ocorre noutros clubes de media dimensão europeia (ou seja, sem ser os tubarões).
Promessa de dinheiro fresco, eventualmente, para a maquina de lavar e zero identificação com uma politica desportiva consistente.
Há sempre quem esteja interessado em despejar dinheiro, e fica mais barato e da menos nas vistas, em campeonatos periféricos da Europa.
Se o CEO não estivesse identificado com o clube, a empresa teria menos possibilidades de algum retorno desportivo.
Mas neste mundo novo e que avança sobre os destroços, tudo depende muito do ou dos investidores e do real interesse em serem desportivamente competitivos, durante algum tempo.

• Like

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,788
88,395
40
Vamos ser tão comidos de cebolada que até vão arranjar maneira do gonçalo ramos marcar os golos suficientes para ultrapassar o Taremi. Quase que apostava.

No final não se esqueça de atender o telefonema do rui costa para lhe agradecer este campeonato. Afinal, você, presidente, é o grande responsável por tal. Factualmente!

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
O Sporting lá reagiu e voltou a apelar à divulgação do áudio dos VAR.

O FC Porto rejeitou, tal como o Benfica, no ano passado a proposta para a divulgação do áudio dos VAR.

Ontem o Benfica livrou-se de mais uma derrota graças a um erro do VAR. Erro esse que não pôde ser escrutinado porque não sabemos que informação chegou ao árbitro.

Por que é que o FC Porto compactua, uma vez mais, com uma medida que beneficia o Benfica rumo à conquista do campeonato e à consequente perda do nosso estatuto de campeão?

Che Guevara

Tribuna
5 Setembro 2020
2,718
2,984

O FC Porto rejeitou, tal como o Benfica, no ano passado a proposta para a divulgação do áudio dos VAR.

Ontem o Benfica livrou-se de mais uma derrota graças a um erro do VAR. Erro esse que não pôde ser escrutinado porque não sabemos que informação chegou ao árbitro.

Por que é que o FC Porto compactua, uma vez mais, com uma medida que beneficia o Benfica rumo à conquista do campeonato e à consequente perda do nosso estatuto de campeão?
Porque o presidente é aquele cujo nome não pode ser pronunciado

• Like

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
É mais do que óbvio que as sad's irão acabar a serem vendidas. Ando a dizê-lo há anos.
é mais que obvio porquê?

O nosso futebol chegou à beira do abismo.
As receitas escandalosas vao deixar de existir, pelo menos tão assiduamente, os clubes estão falidos.
O paradigma do investidor ou mesmo dono vai ser uma realidade muito próxima.
A gestão do nosso clube, provavelmente, vai levar a isso mais tarde ou mais cedo.
Não me admiraria que o próximo mandato de PDC/Baia ou AVB trouxesse essa vertente.
Tal como estão as coisas não podem continuar.
Os dirigentes vão levar-nos até essa realidade e vão dizer que a culpa não foi deles.
A continuarmos no atual estado de coisas, haverá mais Zaidus, Manafás, Francos, etc, etc.
O enfraquecimento desportivo só não é mais evidente porque tens um treinador incrível.
Portanto, as receitas "escandalosas" vao deixar de existir, mas vai haver um investidor disposto a enterrar dinheiro so porque sim.

• Like

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
Sabem quem tem ha anos um investidor? Os calimeros.

Como se pode ver, esse investidor trouxe sucesso desportivo e financeiro a rodos para aquelas bandas...

• Like

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,972
4,550
0
1. Certamente que podes enquadrar essas entradas de capital com o mesmo cenário do que ocorre noutros clubes de media dimensão europeia (ou seja, sem ser os tubarões).
2. Promessa de dinheiro fresco, eventualmente, para a maquina de lavar e zero identificação com uma politica desportiva consistente.
Há sempre quem esteja interessado em despejar dinheiro, e fica mais barato e da menos nas vistas, em campeonatos periféricos da Europa.
3. Se o CEO não estivesse identificado com o clube, a empresa teria menos possibilidades de algum retorno desportivo.
4. Mas neste mundo novo e que avança sobre os destroços, tudo depende muito do ou dos investidores e do real interesse em serem desportivamente competitivos, durante algum tempo.
1. Quantos exemplos conheces de clubes fora das ligas top-5 com entradas de capital, excluindo clubes satélite? Como diria o outro, diga um...
2. Aqui, tenho duas questões:
a) a hipótese de uma entrada de dinheiro para lavar dinheiro deixar-te-ia confortável? Portanto, por exemplo, um war lord de África ou o pablo escobar v2.0 seria algo a que não colocarias objecções?
b) alguém que queira lavar dinheiro vai escolher uma equipa de Liga dos Campeões? Porquê? Haverá spotlight maior do que a maior prova de clubes do mundo? Um tipo que não quer dar nas vistas, compra quadros e não os tira da caixa!
3. Porque é que um investidor quereria um CEO identificado com um clube mal gerido, dependente de receitas extraordinárias e cronicamente deficitário? Os adeptos passarão a ser consumidores e o sócios uns tipos chatos que viverão na ilusão de que ainda mandam qualquer coisa...
4. Mas o que é interessa a um investidor ser competitivo desportivamente? Toda a componente desportiva passará um meio para chegar a um fim: resultados positivos com distribuição de dividendos (eventualmente, criação de valor e potencial alienação da empresa com lucro)! Em alguns momentos no tempo, os objectivos desportivos poderão estar alinhados com os objectivos financeiros, mas não estarão, seguramente, em todo o tempo!
5. Eu não consigo entender o apelo de um clube como o FCP, sem imaginar um futuro onde entra uma super-liga! Mas, nesse futuro (utópico?), deixo de ver vantagem para o FCP embarcar nessa caravela!

Eu leio estas opiniões e fico estarrecido com a forma leviana e despreocupada como se coloca esta questão que afectará toda a existência associativa de um clube centenário! Fico com a impressão que não se lê notícias, que os aves, as b-sad, os valencias, os málagas, etc., etc. só acontecem aos outros, porque nós vamos ter o nosso man city ou o nosso psg privativo... esquecem que, ambos, antes de terem estes donos, tiveram gente a fugir da justiça e outros que se recusavam a colocar um tostão... pessoalmente, jogar à roleta russa com uma entidade que faz parte do meu imaginário, não me agrada! E, sobretudo, por pior (ou melhor?) gerido que esteja a ser o FCP, com a barbaridade de dívida que se acumula, eu tenho sempre o conforto espitirual que, em 2024, poderei escolher outro caminho... estremos dispostos a abdicar desse direito?

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,465
46,683
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21

Sinceramente não entendo a apatia da SAD ou a recusa de enveredar por um caminho que torne mais transparente possível o futebol português que neste momento está rodeado de lama,bem como de uma constante suspeita,assim será difícil vender o produto a patrocinadores ou investidores.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,465
46,683
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Olhando para o panorama actual, sobretudo financeiro creio que é inevitável o aparecimento de um investidor,dado que a SAD por si só já não consegue gerar receitas suficientes para manter uma saudável sustentabilidade financeira e isso é visível nos constantes relatórios e contas.

Além disso o passivo vai aumentando ano após ano, enquanto os capitais próprios são cada mais negativos, pelo que terá que ser analisado em que moldes se irá permitir a entrada do propalado investidor,bem como se poderá salvaguardar algum poder de decisão, ou seja como poderá ser composto um eventual organograma e conselho de administração, dado que ninguém colocará um euro no Futebol Clube do Porto sem ter garantidas.

• Like
Reações: Vinha

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,788
88,395
40

Eu respondia, mas é melhor não atirar lenha para a fogueira.

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,875
10,902
1. Quantos exemplos conheces de clubes fora das ligas top-5 com entradas de capital, excluindo clubes satélite? Como diria o outro, diga um...
a) a hipótese de uma entrada de dinheiro para lavar dinheiro deixar-te-ia confortável? Portanto, por exemplo, um war lord de África ou o pablo escobar v2.0 seria algo a que não colocarias objecções?
b) alguém que queira lavar dinheiro vai escolher uma equipa de Liga dos Campeões? Porquê? Haverá spotlight maior do que a maior prova de clubes do mundo? Um tipo que não quer dar nas vistas, compra quadros e não os tira da caixa!
3. Porque é que um investidor quereria um CEO identificado com um clube mal gerido, dependente de receitas extraordinárias e cronicamente deficitário? Os adeptos passarão a ser consumidores e o sócios uns tipos chatos que viverão na ilusão de que ainda mandam qualquer coisa...
4. Mas o que é interessa a um investidor ser competitivo desportivamente? Toda a componente desportiva passará um meio para chegar a um fim: resultados positivos com distribuição de dividendos (eventualmente, criação de valor e potencial alienação da empresa com lucro)! Em alguns momentos no tempo, os objectivos desportivos poderão estar alinhados com os objectivos financeiros, mas não estarão, seguramente, em todo o tempo!
5. Eu não consigo entender o apelo de um clube como o FCP, sem imaginar um futuro onde entra uma super-liga! Mas, nesse futuro (utópico?), deixo de ver vantagem para o FCP embarcar nessa caravela!

Eu leio estas opiniões e fico estarrecido com a forma leviana e despreocupada como se coloca esta questão que afectará toda a existência associativa de um clube centenário! Fico com a impressão que não se lê notícias, que os aves, as b-sad, os valencias, os málagas, etc., etc. só acontecem aos outros, porque nós vamos ter o nosso man city ou o nosso psg privativo... esquecem que, ambos, antes de terem estes donos, tiveram gente a fugir da justiça e outros que se recusavam a colocar um tostão... pessoalmente, jogar à roleta russa com uma entidade que faz parte do meu imaginário, não me agrada! E, sobretudo, por pior (ou melhor?) gerido que esteja a ser o FCP, com a barbaridade de dívida que se acumula, eu tenho sempre o conforto espitirual que, em 2024, poderei escolher outro caminho... estremos dispostos a abdicar desse direito?
Bom dia.
Notas prévias:
- Em momento algum lestevque eu sou favorável à entrada de investidor;
- Em momento algum posso estar de acordo com a "gestão " que o nosso clube tem, nem na área financeira, nem no investimento dos ativos desportivos (jogadores).
Em relação à tua resposta parece-me que Portugal, tendo um campeonato secundário, é, por outro lado, uma extraordinária plataforma de venda de ativos e isso pode interessar a algum investidor. No caso da lavagem de dinheiro, esse dado seria ainda mais facilitador.
Não quero investidor, muito menos lavagem de dinheiro no meu clube, mas questiono-me sobre o percurso de tantos e tantos milhões nos ultimos 20 anos.
PSG e noutra escala o Valência são clubes de CL que permitiram a entrada de abutres, cuja actuação deixa muito a desejar em termos de clareza de procedimentos.
O CEO identificado com o clube, em caso de lavagem, seria um testa de ferro, em cadp de, por milagre haver interesse no sucesso desportivo e financeiro (um verdadeiro investimento), seria um elo de ligação às raízes emocionais do clube, na manutenção desse apoio.
Posto isto, repito, não defendo investidor, mas dado a "gestão " que temos, temo que a realidade esteja mais próxima que imaginemos.
Abraço

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,433
8,070

Estás a assumir duas premissas incorretas que deixariam de existir na entrada de um suposto investidor:

• As decisões de gestão deixariam de ser da atual direção e passariam para a nova administração que tem o grupo de investimento com palavra final e, portanto, o teu ponto 3 não entra na equação.
• As entidades desportivas vivem dos seus adeptos, são uma fonte de marketing e receita, por muito deficitária que seja. A performance desportiva é uma forma de estimular essa vertente.

Portugal tem caraterísticas muito particulares, especialmente para quem já tem clubes em Inglaterra, Alemanha ou Itália.
O nível competitivo, acesso a provas europeias e regras particularmente abrangentes relativamente a jogadores sul-americanos fazem do nosso campeonato um mercado apetecível para investir.

Dito isto, acredito que possa haver uma via alternativa. Mas não é com o grupo de incompentes que nos gerem atualmente.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,097
47,085
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Olhando para o panorama actual, sobretudo financeiro creio que é inevitável o aparecimento de um investidor,dado que a SAD por si só já não consegue gerar receitas suficientes para manter uma saudável sustentabilidade financeira e isso é visível nos constantes relatórios e contas.

Além disso o passivo vai aumentando ano após ano, enquanto os capitais próprios são cada mais negativos, pelo que terá que ser analisado em que moldes se irá permitir a entrada do propalado investidor,bem como se poderá salvaguardar algum poder de decisão, ou seja como poderá ser composto um eventual organograma e conselho de administração, dado que ninguém colocará um euro no Futebol Clube do Porto sem ter garantidas.
Muitas vezes se fala que o FCP esteve muito mal na altura em que esteve sob alçada do fair play financeiro, na verdade não estava muito mal estava num estado de fechar portas, o que permitiu isso não acontecer foi o facto dos premios da champions terem dobrado, e o que o FCP fez não foi ajustar para mudar a situação em que estava simplesmente esses premios da champions permitiram que se continuasse rumo ao abismo.

Neste momento estamos +- na mesma situação, e daqui a um ano os premios da champions podem dobrar novamente e permitir que se continue rumo ao abismo e a pagar 30M por epoca em juros que vão aumentar ainda mais.

Se AVB quiser ser mesmo presidente tem que ser em 2024 que a mudança tem que acontecer, para que quando entrar ter acesso aos novos premios e tentar inverter o rumo, caso contrario quem tentar em 2028 vai encontrar um clube financeiramente ingerível e com as receitas todas penhoradas.

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
37,682
64,219
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eu já ando há imenso tempo a falar do acordo secreto Jorge Nuno - Rui dos Túneis mas vocês não acreditam... Só isso explica esta nossa $AD ser conivente com o polvo como tem sido.

• Like
Reações: Conceição Santos