Isso acaba por ser uma questão de interpretação, porque a China continua a expandir a sua presença em Africa.
Já agora, o que é que os EUA está a tentar fazer na Europa de leste?
Fragmentar, para reinar, como fizeram em todo o lado, basicamente.
Falam da Rússia na Ucrânia, que é nojento, mas eu era miúdo e recordo me dos bombardeamentos americanos na jugoslávia, sem justificação, e das mortes civis que causaram. Qual foi o objetivo? apoia uma das partes para fragmentar um país forte, que geralmente alinhava pelos russos.
Recordo me da Guerra do Afeganistao. Que fizeram os americanos, tal como agora, o que fizeram? dar armas aos outros, neste caso deram aos talibans.
Não é do meu tempo, mas sei o que foi o Vietname. Que fizeram os americanos?
A questão para mim é mais saber qual o objetivo da Rússia.
E ai eu acho que a Russia, a China e uma série de outros países (uns por ideologia outros por interesse, o Irão, cujo presidente visitou recentemente a china, está próximo de ter uma bomba nuclear, a siria que levou com rockets israelitas dias apos o terramoto e está a receber ajuda russa, a Coreia do Norte que continua a testar misseis, a India que nao condenou a invasao russa ) estão a tentar questionar a hegemonia americana (e tens o relatorio chines de hoje, resumido aqui, que repete o que embaixadores russos andam a dizere
https://www.bloomberg.com/news/arti...s-for-military-cultural-hegemony-as-ties-sour) e esta guerra é um ponto de partida para algo muito mais longo e perigoso para a paz mundial, mas aguardo para ver os proximos passos.
Infelizmente quem paga o preço somos nos, sao os ucranianos, serao os taiwaneses, sao os migrantes, os que morreram ontem em karachi acho num atentado taliban...
Mas isto sou eu, que gosto de um mundo heterogeneo, onde existem diferentes formas de viver, de estar, nem acho que todos devam viver em republicas, há quem prefira monarquia, anarquia, uns sao democratas, outros não. Mas há quem prefira a homogeneidade e a tente impor...