Qatar FIFA World Cup 2022

Vencedor do Qatar FIFA World Cup 2022


  • Total de eleitores
    354

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,656
4,785
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
E pronto, finalmente acabou o Mundial mais controverso de sempre, com a fase a eliminar mais desinteressante de sempre - tirando 2 ou 3 jogos que se aproveitaram, incluindo a final.

Ja podemos todos esquecer os 15 mil humanos que morreram a custa deste Mundial e voltarmos as discussoes estereis do futebol.
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,445
Não me choca o prémio de melhor jovem ser atribuído a Enzo Fernandez.

O Gvardiol faz um óptimo mundial, mas também acho que está com um hype exagerado atendendo ao que vi contra o Brasil e Argentina. Contra a Bélgica jogo muito complicado para os croatas, concederam oportunidades mais que suficientes para a Bélgica ter ganho confortavelmente. Primeiro jogo contra Marrocos Lovren faz um grande jogo e evita uma surpresa na estreia. Até acho que o Lovren fez um Mundial do mesmo nível, além de que a Croácia é uma equipa com uma defesa sólida, com bloco médio baixo que facilita bastante a vida aos centrais.

Acho que também se está a dar pouco valor ao Mundial da Inglaterra que foi das selecções mais sólidas, acabaram por perder com a França num detalhe e num jogo em que foram superiores e prejudicados pela arbitragem. Mundial do Saka e do Bellingham muito pouco valorizado para aquilo que jogaram.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
31,669
58,301
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
O Messi com a Taça fez lembrar o nosso João Pinto em 87🙂🙂🙂
 

fcportos90

Lugar Anual
30 Julho 2020
24,330
20,638
Conquistas
27
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • José Mourinho
  • Paulinho Santos
Hoje esteve fudido para ir ao var..

Não tinham a TV la no campo ?

Ainda não consegui ver o toque no di Maria..

Nem o árbitro quis ir ver.

O automerdas vê se logo o toque na primeira repetição.
 
  • Like
Reações: Vinha

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,445
Hoje esteve fudido para ir ao var..

Não tinham a TV la no campo ?

Ainda não consegui ver o toque no di Maria..

Nem o árbitro quis ir ver.

O automerdas vê se logo o toque na primeira repetição.
A própria transmissão foi de submundo. Vários lances em que nem sequer tivemos direito a repetição. Dois lances duvidosos dentro da área da Argentina que acabaram por seguir, o lance da entrada assassina do Paredes. E não foi só neste jogo, passou-se o mesmo em muitos outros. Um Mundial que no que diz respeito às arbitragens e à transparência deixou muito a desejar.
 
Última edição:

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,281
15,012
Conquistas
7
62
Porto
Dei uma opinião meramente subjectiva, não apontei nada de objectivo, porque por muito que os números nos digam muita coisa deixam escapar um outro tanto.

Relativamente ao facto do Messi ser dono de uma habilidade superior para desbloquear um jogo através de uma acção individual, não poderia estar em maior desacordo. Ronaldinho fez coisas dentro de campo que Messi não fez nem conseguia fazer porque apesar de todo o imenso talento que tem, não tinha a técnica individual de Ronaldinho Gaúcho. Deco jogou com Ronaldinho e Messi e é o próprio a dizer que nem o Messi conseguia fazer as coisas que o Ronaldinho fazia.

Há outros factores a considerar. Messi jogou num Barcelona colectivamente superior ao de Ronaldinho. Messi rivalizou com Cristiano Ronaldo e essa rivalidade fez com que Messi se focasse também muito nos números, um puxava pelo outro e foi assim durante mais de uma década, são o que são também muito graças a essa competição individual. Ronaldinho não era isso, não jogava para números, nem tão pouco se focava em marcar golos, não tinha obsessão pelos golos como teve Messi durante um grande período da carreira, Ronaldinho queria dar espectáculo e durante 3 anos fê-lo ao mais alto nível.

Entre um e outro Messi foi indiscutivelmente melhor, quem jogou mais no seu prime, mesmo que durante um período muito curto para mim foi Ronaldinho. Em termos técnicos, tudo o que Messi fez dentro de um campo o Ronaldinho também o fez, mas o Messi não conseguiu fazer tudo aquilo que o Ronaldinho fez dentro de campo e isto ultrapassa os números, prende-se muito mais com a emoção e o espectáculo que é no fundo aquilo que o futebol verdadeiramente é na sua essência.
O que acho que tens que perceber é que o "jogar mais", no desporto, quando comparas âncoras ofensivas, tem muito mais de objetivo do que de subjetivo. Podes discordar à tua vontade na parte da capacidade para resolver um jogo numa ação individual, mas quanto ao resto, é extremamente difícil arranjar argumentos para o Ronaldinho fora do domínio do "tecnicamente fazia coisas que Messi não conseguia".
Isso no desporto a este nível pouco importa. A lateralidade de Messi não é nada de extraordinária, e nesse sentido, Ousmane Dembelé faz coisas no domínio técnico que Messi nunca sonhou fazer. A questão é: e daí?

Em relação ao ter jogado em equipas coletivamente superiores a Ronaldinho, foi por isso mesmo que te dei o exemplo da temporada 18/19. Essa equipa não tem nada de superior aos Barcelonas de Ronaldinho. Longe disso. Se fossem de eras muito diferentes, tão podias olhar à percentagem de influência na produção ofensiva da equipa, que normalizaria os valores.

Quanto a Messi ter estes números porque a rivalidade com Cristiano o conduziu a tal, é algo com que nunca concordei. Se assim fosse não tinhas tido Messi a ceder grandes penalidades a pacotes aos companheiros durante a carreira. Ronaldinho não jogar para números e Messi sim também é uma afirmação esquisita. Isto não tem a ver com o que cada atleta quer ou não fazer. Tem a ver com o que efetivamente faz. Se o fosso de produção entre Messi e o melhor Ronaldinho se deve a Messi ser superior (que para mim é evidentemente o caso), a Ronaldinho não querer fazer golos ou a ter feito apostas com amigos que ia fazer 9 cuecas num jogo, também pouco importa. Não o fez. Não teve esse impacto nas suas equipas. Não foi um elemento tão preponderante como Messi na obtenção de resultados, vitórias e títulos, mesmo no seu melhor. Os "porquês" podem ser discutidos, não os factos.

A estética e o "bonito" do futebol nem sempre é o melhor, assumindo que o melhor é o que mais próximo te coloca da vitória. Podes viver apaixonado com a aura de um jogador, pela sua habilidade e pelo fator "uau". Se gostares de basquetebol vais perceber a analogia que é igual a dizer que o Allen Iverson foi melhor que o Steph Curry. Não foi, e é mais objetivo do que subjetivo. O objetivo do desporto é vencer. Quem te coloca mais próximo de vencer, e depois pode discutir-se a portabilidade (ex: o jogador que te coloca mais próximo de ganhar numa grande equipa nem sempre é o jogador que mais próximo te coloca de ganhar numa equipa inferior), é ultimamente o melhor. E não estou a comparar, mas não é porque o Allen Iverson fazia coisas que o Steph Curry não consegue, que é melhor jogador que ele.

O melhor Messi é provadamente um criador ofensivo muito superior ao melhor Ronaldinho, e ao sê-lo, coloca as suas equipas em circunstâncias mais favoráveis face ao objetivo final, que é vencer.

Espetacularidade e emoção já são dois conceitos que em nada têm a ver com ser "melhor" e que não têm relação direta com vitórias, e sobre espetacularidade já dá para discutir pela noite dentro, porque aí, não há absolutos, e concordo contigo quando dizes que Ronaldinho, enquanto showman, era outra coisa.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,701
1,059
Entre um e outro Messi foi indiscutivelmente melhor, quem jogou mais no seu prime, mesmo que durante um período muito curto para mim foi Ronaldinho.
Concordo. Mas acima dos 2 ainda meto o Ronaldo (Brasileiro), num período ainda mais curto do que o Ronaldinho. Nunca vi ninguém jogar o que ele jogou naqueles 2 anos entre Barça e Inter, antes da lesão. Nem Maradona, nem Messi, nem Ronaldinho.
 
  • Love
Reações: Kloppeição

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
66,692
112,534
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não me faz comichão ter jogadores dos rivais nos grandes palcos. Incomoda-me mais que o foco seja "eu estou mau, logo, se o outro estiver pior, tudo bem". O foco deve estar em melhorar, não em torcer para que os outros não estejam bem. Com uma mentalidade assim, não cresceremos.
Eu posso querer que nos estejamos bem e os outros de rastos.
Até porque é merecido.

Perdoem se não sou um zé bonitinho, mas é assim que sinto as coisas.
 
  • Like
Reações: Vinha e Eclipsisboy

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
84,182
79,426
40
Messi é, com mérito, o melhor jogador de todos os tempos. Já o seria mesmo sem ganhar o mundial. Os números não enganam. São 7 bolas de ouro e tem a oitava a caminho. Logo a seguir vem Ronaldo, Português, como o segundo melhor de sempre, o que nos deve orgulhar. E os números também não mentem. São cinco bolas de ouro, melhor marcador de sempre de seleções e clubes. Depois há preferências e gostos por estilos. Mas em números são estes dois, até hoje, e o resto vale zero. Os factos são os factos e contra eles não há argumentos.
 

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,281
15,012
Conquistas
7
62
Porto
Não me choca o prémio de melhor jovem ser atribuído a Enzo Fernandez.

O Gvardiol faz um óptimo mundial, mas também acho que está com um hype exagerado atendendo ao que vi contra o Brasil e Argentina. Contra a Bélgica jogo muito complicado para os croatas, concederam oportunidades mais que suficientes para a Bélgica ter ganho confortavelmente. Primeiro jogo contra Marrocos Lovren faz um grande jogo e evita uma surpresa na estreia. Até acho que o Lovren fez um Mundial do mesmo nível, além de que a Croácia é uma equipa com uma defesa sólida, com bloco médio baixo que facilita bastante a vida aos centrais.

Acho que também se está a dar pouco valor ao Mundial da Inglaterra que foi das selecções mais sólidas, acabaram por perder com a França num detalhe e num jogo em que foram superiores e prejudicados pela arbitragem. Mundial do Saka e do Bellingham muito pouco valorizado para aquilo que jogaram.
Penso que o Gvardiol fez um mundial muito superior ao do Enzo. Só entendo a atribuição se teve por base jogadores presentes na final. Não que Enzo não tenha estado globalmente bastante bem, e que tenha sido um dos melhores elementos da Argentina.

Concordo no que diz respeito ao Lovren. Fez um mundial espetacular também, e se tivesse que eleger um onze ideal, estariam Lovren e Gvardiol no eixo defensivo. Quanto ao hype exagerado, também é verdade que se está a fazer dele algo que (ainda) não é, mas fez um mundial soberbo e foi disparado, a meu ver, o melhor elemento sub-21 do torneio.
 
  • Like
Reações: Kloppeição