Cantinho do Portal

Paulinho McLaren

Nascidos para Vencer ! Este é o Nosso Destino
4 Agosto 2021
32,657
61,354
Conquistas
7
  • Julho/22
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
  • Kostadinov
O futebol nos anos 80/90 era muito assim. Às vezes apanhava clássicos na RTP Memória e metade daquele pessoal não acabava os jogos com a arbitragem moderna. Pitões à frente, entradas por trás, cacete só o homem sem a minima hipótese de acertar na bola, valia tudo. Mas havia mais espaço, as defesas eram menos rigorosas, havia era mais entradas violentas, quando era para dar não havia hesitações.
Existe um Boifica X Partizani de Tirana da Taça dos Campeões Europeus que terminou antes do tempo, porque os albaneses tiveram 4 jogadores expulsos na Luz e depois nem se disputou o jogo da segunda mão

Eu e o @Edgar Siska em tempos falamos desse jogo aqui

• Like
Reações: Edgar Siska

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,895
16,711
Conquistas
7
62
Porto
O Messi, que é talvez o jogador com mais capacidade técnica de todos os tempos
O Messi não é o jogador com mais capacidade técnica de todos os tempos, nem nada que se assemelhe a isso. Quase todos os que mencionaste são tecnicamente equiparáveis ou superiores ao Messi. Técnica no futebol engloba muita coisa. Um jogador com uma lateralidade mediana como Messi nunca poderia ser o tecnicamente um dos melhores da história.
Dito isto, é o melhor em muita coisa, mais específica do que simplesmente "técnica", que é um conceito super abrangente.

• Like
Reações: Dom Pedri

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,895
16,711
Conquistas
7
62
Porto
Uma das coisas que sempre me intrigou no futebol é como no meu caso comecei a ver e a ter consciência do jogo futebol a partir dos finais dos anos 80,90.
Como era o futebol nos anos 70,60 se por exemplo um craque tipo Cruyff seria um craque no futebol actual ou se por exemplo um Hulk nos anos 60 seria melhor que um Eusébio. A ideia que tenho nos anos 80 é que as marcações eram muito menos intensas e os jogadores jogavam com mais espaço.
E que a partir dos anos 90 com o cálcio há uma grande revolução para um futebol muito mais agressivo fisicamente.
Mas depois ontem deparei-me com isto😯😯😯 um Jugoslávia Espanha de 1977 com uma autêntica batalha campal nunca tinha visto algo assim pergunto ao @Edgar Siska e ao @Paulinho McLaren se tinham conhecimento deste jogo. Ou pessoal mais da velha Guarda do fórum. A pensar eu que nos anos 70 jogava se á vontade com espaço etc. Bem acho que nem o @brazuca viu algo assim no futebol sul americano.

Nos anos 70, sobretudo no início da década, havia muito espaço. Os conceitos de pressão eram ativados em zonas muito recuadas. Se queres ver um bom exemplo, vê o jogo da Final do Mundial de 70, e vais ver Gerson a conduzir a bola quase até entrar no último terço, a passo.
Não que os adversários não fossem capazes de jogar de outra forma, mas o futebol era pensado e conceptualizado daquela maneira. Começas a ver uma evolução nessas tendências a partir do final da década de 70.

• Like
Reações: Edgar Siska

brazuca

Tribuna Presidencial
5 Maio 2013
8,740
8,156
Conquistas
4
Brasil
  • Vítor Hugo
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
  • Madjer
@Edgar Siska , o @brazuca pensou mal de ti, quando lhe ofereceste um Café "de Saco", assim como pensou mal de mim quando lhe ofereci " um fino"....aqui está a prova como ele é maldoso ! :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:

Vê maldade onde não existe !

Aqui está um bom café de Saco !
Faz favor isso e um cafe coado no coador de pano ,quem gosta de cafe de saco são os lagartos e lampiões, portistas bebem cafe coado no coador de pano. :ROFLMAO: :ROFLMAO:

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
O Messi não é o jogador com mais capacidade técnica de todos os tempos, nem nada que se assemelhe a isso. Quase todos os que mencionaste são tecnicamente equiparáveis ou superiores ao Messi. Técnica no futebol engloba muita coisa. Um jogador com uma lateralidade mediana como Messi nunca poderia ser o tecnicamente um dos melhores da história.
Dito isto, é o melhor em muita coisa, mais específica do que simplesmente "técnica", que é um conceito super abrangente.
Sim, eu queria escrever deste tempo e escrevi de todos os tempos. Vou corrigir porque não era isso que queria escrever.

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,665
23,846
Conquistas
3
48
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Afinal fui ver e não foi isso que eu escrevi. Não sei como citaste algo que não escrevi mas devias corrigir.