Eu vou falar aqui neste tópico, até porque é uma coisa que o Sérgio diz muitas vezes mas que se generalizou no futebol, que é o discurso do jogo a jogo. Eu sei que é importante os jogadores estarem focados no jogo seguinte. Mas irrita-me um treinador dizer que só está focado no próximo jogo e que os outros não interessam. E o que se passa com uma equipa no último jogo da temporada começa a preparar-se na pré-época e continua a ser preparado diariamente.
E eu trago este assunto pela horrível gestão de jogadores que o Sérgio tem feito desde que é treinador do Porto. É verdade que fomos campeões 3 vezes com ele ao comando, mas também é verdade que já nos custou 2 títulos com decisões dúbias, este provavelmente será o 3º, e eu não vejo esses erros a serem corrigidos.
Eu dou-lhe toda a razão quando se queixa da Liga não proteger as equipas portuguesas, e não faz sentido nenhum o Porto jogar com o Santa Clara 68h depois do final do jogo com o Brugge, mas isso não foi descoberto quando chegou cá a Portugal e lhe disseram: olha, vais jogar daqui a 48 horas nos Açores. Por isso, cabe ao treinador, quando está a preparar a semana de trabalho ter em consideração esse facto. Também não é uma novidade para ele. É o registo com que tem que lidar desde que chegou ao Porto.
E este ano estamos mais uma vez a ver uma sobrecarga constante de jogos nos mesmos jogadores. A questão do Uribe então é demasiado má, não só pela quantidade de jogos que fez, mas também porque quase sempre faz os 90 minutos ainda por cima num meio-campo a 2 que exige muito fisicamente dos jogadores. A forma com que o Uribe se está a exibir é resultado também da sobrecarga de jogos com que se depara. Sei que não temos o mesmo tipo de soluções que noutros anos, mas o Grujic é suficientemente bom para pelos menos poder tirar uns 20-30 minutos por jogo à dupla Grujic/Eustáquio, o que no final de um campeonato, significa poupar o equivalente a 7,5 jogos. Mas há outros. O Galeno faz tratamento entre os jogos para poder jogar o seguinte. O Pepê tem um desgaste brutal a fazer a posição de DD, normalmente ficando completamente sozinho naquele lado, obrigando-o a subidas e descidas constantes e a um desgaste tremendo. Até se lesionar, o Pepe só por uma vez tinha sido poupado. Estas coisas estão a pagar-se caro.
Sei que não temos um plantel extenso, mas há algumas coisas que podemos fazer. O Toni Martinez é uma alternativa extremamente válida ao Evanilson e contudo só tem um total de 503 minutos jogados esta época, o equivalente a 5,5 jogos. Já agora, nesses 503 minutos, tem 4 golos marcados, quando comparado com os 6 do Evanilson em 1.032 minutos de utilização. E outros casos podemos usar. Certo que não temos ninguém como o Taremi, e o próprio Otávio também não (pelo menos até agora ninguém sabe o que verdadeiramente pode valer o Franco) mas há coisas que podíamos fazer ligeiramente diferente.