Guerra Rússia - Ucrânia

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
1-A Russia aceitará o fim da guerra se mantiver as 5 regiões e a não integração da Ucrania na NATO.

2-A Ucrania aceitará o fim da guerra se conseguir todos os territórios de volta menos não aderindo à NATO.

3-A NATO aceitará o fim da guerra se a Ucrania ceder o Donbass e a Crimeia e aderir à NATO consoante as novas fronteiras, estancando assim o progresso futuro da Russia.

4-Putin cai e é substituído por um governo que concede a guerra.

Destes 4 pontos, o terceiro, mais coisa menos coisa, parece ser o mais próximo e mais exequível. O 2 primeiros os mais longínquos e quase impossíveis O 4 pode-se dar o caso mas é complicado pq é praticamente impossível haver um golpe com o mínimo de influencia externa.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Como é que é..a Ucrânia, num cenário em que ganha a guerra, vai "limpar ou afuguentar' a população que fala russo, que vive naquelas regiões?

Então não estávamos nisto para defender "os nossos valores europeus" ?
Espera lá tu também fazes parte dos nossos valores europeus?!

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
1-A Russia aceitará o fim da guerra se mantiver as 5 regiões e a não integração da Ucrania na NATO.

2-A Ucrania aceitará o fim da guerra se conseguir todos os territórios de volta menos não aderindo à NATO.

3-A NATO aceitará o fim da guerra se a Ucrania ceder o Donbass e a Crimeia e aderir à NATO consoante as novas fronteiras, estancando assim o progresso futuro da Russia.

4-Putin cai e é substituído por um governo que concede a guerra.

Destes 4 pontos, o terceiro, mais coisa menos coisa, parece ser o mais próximo e mais exequível. O 2 primeiros os mais longínquos e quase impossíveis O 4 pode-se dar o caso mas é complicado pq é praticamente impossível haver um golpe com o mínimo de influencia externa.
Parece-me óbvio que a Ucrânia irá recuperar todo o seu território e que isso não é negociável.

A Rússia ganhar territórios na Ucrânia teria consequências muito graves

Se calhar daqui uns anos o mundo se tornaria tal que Marrocos vinha aqui anexar o Algarve e a Espanha o Porto 🤷🏻‍♂️.

• Like
Reações: Yggyfcp

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Parece-me óbvio que a Ucrânia irá recuperar todo o seu território e que isso não é negociável.

A Rússia ganhar territórios na Ucrânia teria consequências muito graves

Se calhar daqui uns anos o mundo se tornaria tal que Marrocos vinha aqui anexar o Algarve e a Espanha o Porto 🤷🏻‍♂️.
Comparação desculpa mas sem nenhum sentido.
Marrocos é diria o país mais equilibrado do Magrebe. Com uma estabilidade e um respeito mútuo geopolítico com a península ibérica.
Apesar de Espanha ter territórios enclaves em Marrocos.
Que se saiba até é o Vox que apresenta mapas do século XVI da era de ouro felipina onde Portugal está anexado a Espanha. Diria se não fosse a capa das instituições NATO e UE teríamos um problema nomeadamente não no norte mas no Alentejo as proximidades com Espanha são enormes. E o Norte tem a vantagem de a Galiza ter uma identidade própria fora da região de Ferrol o nacionalismo espanhol não é vivido como na extremadura ou na Andaluzia . O nacionalismo espanhol nunca compreendeu a existência de Portugal e já debati isto com espanhóis. Os espanhóis nacionalistas que são muitos acham que Portugal sempre traiu o iberismo á pala dos ingleses. Acham que até somos responsáveis pela decadência do império espanhol maior que o inglês até ao século xvii. Deixa os marroquinos em paz coitados. Até receberam muitos mouriscos e sefraditas ibéricos no tempo da inquisição e quando pertenciam ao império otomano. Até aí temos o privilégio de termos o melhor país e mais estável do Magrebe como vizinhos.
E depois existe outro factor. Que será outro imbroglio enorme. Que são as grandes minorias étnicas russas existentes na Ucrânia onde são milhões de habitantes/ pessoas/ seres humanos. Que após da anunciada vitória ucraniana terão de habitar e viver num território que não será o seu.
Este conflito é de longe a junção do que pode ser uma tempestade perfeita. As consequências para qualquer solução são todas elas más e imprevisíveis. Estamos a navegar em mares nunca navegados na nossa contemporaneadade.

Última edição:

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,453
126,833
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Marrocos é diria o país mais equilibrado do Magrebe. Com uma estabilidade e um respeito mútuo geopolítico com a península ibérica.
Que se saiba até é o Vox que apresenta mapas do século XVI da era de ouro felipina onde Portugal está anexado a Espanha. Diria se não fosse a capa das instituições NATO e UE teríamos um problema nomeadamente não no norte mas no Alentejo as proximidades com Espanha são enormes. E o Norte tem a vantagem de a Galiza ter uma identidade própria fora da região de Ferrol o nacionalismo espanhol não é vivido como na extremadura ou na Andaluzia . O nacionalismo espanhol nunca compreendeu a existência de Portugal e já debati isto com espanhóis. Os espanhóis nacionalistas que são muitos acham que Portugal sempre traiu o iberismo á pala dos ingleses. Acham que até somos responsáveis pela decadência do império espanhol maior que o inglês até ao século xvii. Deixa os marroquinos em paz coitados. Até receberam muitos mouriscos e sefraditas ibéricos no tempo da inquisição e quando pertenciam ao império otomano. Até aí temos o privilégio de termos o melhor país e mais estável do Magrebe como vizinhos.
E depois existe outro factor. Que será outro imbroglio enorme. Que são as grandes minorias étnicas russas existentes na Ucrânia onde são milhões de habitantes/ pessoas/ seres humanos. Que após da anunciada vitória ucraniana terão de habitar e viver num território que não será o seu.
Este conflito é de longe a junção do que pode ser uma tempestade perfeita. As consequências para qualquer solução são todas elas más e imprevisíveis. Estamos a navegar em mares nunca navegados na nossa contemporaneadade.
Esse territória era deles antes, e vivam nele antes como o solo ucraniano que é.
Só têm de continuar a viver como era antes de 2014.

• Like

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
parece-me que estão a falar de coisas diferentes. Eu posso não ter electricidade em casa para carregar a minha trotinete, mas posso ter um Maserati espectacular parado na garagem.
Tu próprio falaste no Belgorod e nos mísseis Kinzhal, que podem até nem ser usados, mas que servem como arma persuasiva para evitar ataques ao território russo. É disso que o PortoEterno está a falar.
Belgorod é o submarino, foi a 1vez que zarpou...
Os mísseis Poseidon nunca foram usados, portanto não se sabe se realmente funcionam. E já vi tanta bazófia dos russos, que agora não acredito muito no que dizem.
Tinham tanto armamento de topo, tinham a ponte mais segura do mundo, a melhor polícia secreta, e está a vista a capacidade deles. Agora andam a comprar armamento a outros países com as calças na mão, no início da guerra os soldados russos tinham rações de combate com validades ultrapassadas em mais de 10 anos...
Aliás basta ver a inteligência dos próprios soldados russos quando fizeram trincheiras em Chernobyl.... Quantos soldados russos não morreram com a radiação? Pois nem ao certo sabemos.
Ficou a vista de todos que se não fossem as armas nucleares, os russos já tinham caído.

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Eu disse daqui uns anos.

Se a guerra na Ucrânia resultar em que qualquer um pode invadir o vizinho sem graves consequências, sem dúvida que irão haver mais conflitos.

É um erro de pensar que as instituições como a UE e a NATO são algo garantidos, num mundo instável tudo pode acontecer.
Aliás com os EU sob Trump a continuação da NATO esteve em perigo.

Se a guerra na Ucrânia resultar em que qualquer um pode invadir o vizinho sem graves consequências, sem dúvida que irão haver mais conflitos.

Qual será o valor de todos os tratados internacionais? A Rússia e os Estados Unidos garantiram a integridade do território da Ucrânia em troco do armamento nuclear. Qual mensagem para os outros países que abdicaram de desenvolver armas nucleares?

• Like

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Eu disse daqui uns anos.

É um erro de pensar que as instituições como a UE e a NATO são algo garantidos, num mundo instável tudo pode acontecer.
Aliás com os EU sob Trump a continuação da NATO esteve em perigo.

Qual será o valor de todos os tratados internacionais? A Rússia e os Estados Unidos garantiram a integridade do território da Ucrânia em troco do armamento nuclear. Qual mensagem para os outros países que abdicaram de desenvolver armas nucleares?
Claro madjer, o Trump foi lá colocado pelo putin... Se os States saem da NATO hoje estaríamos bem f***.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335

Depois do primeiro ministro da Polónia ter mandado verificar o estado dos bunkers, começo a não gostar nada desta histeria por parte de alguns dirigentes políticos. O que é que eles sabem que nós não sabemos?

C

Campeões de Tudo

Guest

Depois do primeiro ministro da Polónia ter mandado verificar o estado dos bunkers, começo a não gostar nada desta histeria por parte de alguns dirigentes políticos. O que é que eles sabem que nós não sabemos?
Melhor prenda de Natal. Há que acautelar a sobrevivência da humanidade.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Melhor prenda de Natal. Há que acautelar a sobrevivência da humanidade.
Primeiro foi o Zelensky, mas aí dou ao desbarato pois podia ser jogada política. Mas quando ouvi o ministro polaco devido aos abrigos bomba (bunkers) e cerca de 24/48h após a ministra Filandesa começo obviamente a ficar de pé atrás. Estes avisos antes de serem pronunciados são muito bem pensados, pois isto causa o pânico nas populações.

• Like
Reações: Campeões de Tudo

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Agora é Biden que diz que não acredita que putin use armas nucleares...
Porque é que o seu discurso de repente deu uma volta de 180°?
Entretanto a Polónia diz que há uma fuga no oleoduto que liga da russia a Alemanha e que passa pela Polónia...

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,960
72,096
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
O/A almeida leva pancada e gozo mas não é o pior... o caudinhas e o homem do perigo são os maiores bandalhos que aqui andam e vão passando de salto alto por cá.

Se o homem do perigo é um putinista convicto e pelo menos assume sem problemas, o outro marmelo das caudas é um dos que anda aí a minar a coesão ocidental assim de mansinho e de botas de camurça... ele não porque é um tipo insignificante num fórum de futebol, mas muitos com o pensamento dele tem acesso a plataformas de disseminação dessa cartilha anti-NATO e anti-Ocidente ( jornais, TVs, parlamento e redes sociais ) e vão semeando a discórdia e virando o próprio povo contra os seus líderes.

E o pior ainda não chegou... assim que começarem as privações a sério, vamos ver o mesmo caudinhas a culpar o apoio à Ucrânia pelo sofrimento dos cidadãos.

Muita atenção a estes tipos... é preciso "matar" estes tipos antes que cresçam.

P.S.

Para não ofender incautos e pessoas com um vocabulário mais reduzido o "matar" não é obviamente eliminar em termos físicos... não estamos nos países em que certos users gostariam de viver. É fácil perceber o que se tentou dizer e até usei aspas mesmo para não levar ao engano.

É um bocado parvo ter que fazer esta pequena anotação mas a culpa não é minha malta.

Última edição:

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,125
18,780
33
Vila Das Aves
Eu começava era a investir na segurança de infraestruturas relacionadas com energia.

Está mais que visto que a ruzzia tem como principal objetivo tirar a energia a Europa.

• Like
Reações: Pinetree

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
726
1,680
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
Talvez seja demasiado wishful thinking mas penso que a guerra pode acabar assim:
1. A Ucrânia recupera militarmente as cidades de Donetsk e Luhansk
2. A contestação interna na Rússia aumenta
3. Putin anuncia uma mobilização geral. Mas ele chama os melhores soldados de volta para proteger Moscovo e manda os conscritos para a Ucrânia
4. A Rússia continua a sofrer muitas casualidades e a derrota parece cada vez mais inevitável
5. Os soldados sentem-se humilhados por tanta incompetência, saiam da Ucrânia e marchem em direção de Moscovo para fazer um golpe de estado
1 lukashenko é desposto à la ceaucescu;
2 putin cai da cadeira (empurrado).
@madjer1987, estou contigo, mais vale pensar em guiões crediveis e desejaveis do que gastar latim com quem pensa em cirilico (😎)

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,125
18,780
33
Vila Das Aves
Há merdas que os "ruskies" em geral (e os daqui do tasco) não percebem, podem mentir com os dentes todos, mas as imagens por vezes falam por si..

Ora, os "ruskies" rejubilam com a detenção de uns fulanos supostamente envolvidos no ataque à querida ponte da Crimeia.

Revelaram as fuças dos tipos:

Revelaram o que transportava o camião para encobrir os explosivos:

Veja-se a transparência dos tipos, até o raio-x do camião foi publicado!

Problema grave:

O camião tem dois rodados atrás :LOL::LOL:

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,947
O/A almeida leva pancada e gozo mas não é o pior... o caudinhas e o homem do perigo são os maiores bandalhos que aqui andam e vão passando de salto alto por cá.

Se o homem do perigo é um putinista convicto e pelo menos assume sem problemas, o outro marmelo das caudas é um dos que anda aí a minar a coesão ocidental assim de mansinho e de botas de camurça... ele não porque é um tipo insignificante num fórum de futebol, mas muitos com o pensamento dele tem acesso a plataformas de disseminação dessa cartilha anti-NATO e anti-Ocidente ( jornais, TVs, parlamento e redes sociais ) e vão semeando a discórdia e virando o próprio povo contra os seus líderes.

E o pior ainda não chegou... assim que começarem as privações a sério, vamos ver o mesmo caudinhas a culpar o apoio à Ucrânia pelo sofrimento dos cidadãos.

Muita atenção a estes tipos... é preciso "matar" estes tipos antes que cresçam.
Num fórum com moderação a sério, tu já cá não andavas há muito tempo.

E não era devido a falta de massa cinzenta, isso é um dado adquirido, é mesmo pela falta de princípios básicos que se aprendem desde pequeno.. aí a culpa não será tua certamente.

Quanto ao matar, deves pensar que metes medo a toda a gente que se digna a ter o trabalho de perder 1 min que seja a debater contigo mas digo-te já na cara que a mim não me calas nem me condicionas, vai lá ler mais livros de tanques e a tu bíblia do Pasquim da queimada do serpa e do delgado, não te preocupes que não faço o que tu já variadíssimas vezes fizeste neste fórum que é avaliar graus de portismo devido a isto ou aquilo, para mim o meu critério se tivesse que fazê-lo (mesmo sendo contra isso) era simples: quem compra e idolatra a bolha da travessa da queimada pode ser muita coisa, portista não é de certeza, portanto continua nessa tua senda onde espremido não se aproveita nada, misturada com uns mortais a retaguarda de ora o Taremi é um piscineiro como o Jonas e pessoa com mau carácter, ora já é craque, a coluna que aguente, o Vitinha em Guimarães é que estava bem, o Hermoso, Lemar e Fransergio a partir de Janeiro são capazes de chegar, etc etc etc.

Basicamente e porque já gastei demasiado tempo com vinténs, decora apenas isto: a mim não me condicionas nem a ponta de um pintelho e apesar de, aparentemente, teres uma espécie de aura protectora onde as regras parecem não se aplicar a tua personagem, a bem da, mínima, convivência salutar do fórum e deste tópico, vou-te dar um desconto e até uma atenuante, como se estivesse a falar para aquelas pessoas com necessidades especiais, basicamente para mim és um inimputável, pronto.

Há, já me esquecia, apesar da tua ameaça, directa e explícita, a minha pessoa, não te preocupes que não te vou meter um processo :LOL:

• Wow
Reações: Raba