Guerra Rússia - Ucrânia

Stone

Bancada central
29 Maio 2016
1,634
1,942
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Mas do que serve ganhar batalhas? É essa questão. Fdx não me consigo explicar. Mas invejo-vos inveja boa genuínamente pelas vossas opiniões e linhas de pensamento tão seguras e taxativas.
Ganhar batalhas é aqui é que se começa a ganhar uma GUERRA.... se assim não fosse ele o Putas em 3 dias como dizia já tinha conquistado a Ucrânia e já estava a piscar o olho a Moldávia em compensação esta a perder o que pensava que era impossível no inicio da tal "operação especial".... Só para veres neste momento a guerra está na fronteira entre os 2 países... E se pensares que em Fevereiro /Março os Russos estavam a uns meros 5 ou 6 km do Centro de Kiev...!!!

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Só serve quando nenhum russo ou melhor o regime da Rússia encaixar que a Ucrânia é um estado suberano pro ocidental que irá pertencer a UE, ao espaço chegan e também que a China aceite isso entendes?
Só assim e para isso acontecer num médio prazo. Só se o ocidente fizer na Ucrânia o que fez no Kuwait.
@Rm95 eu vejo a coisa numa perspectiva mais de futuro como disse o @Edgar Siska é uma visão diferente.
Eu verifico que tem de haver a junção muitas variáveis para esta estratégia resultar.
Na minha opinião caso contrário isto vai durar muito mas muito tempo. Vai haver avanços recuos, represálias, cada vez mais tensão e outros Estados envolvidos.
Logo para a Rússia aceitar a total soberania ucraniana. Terá de retirar populações da Ucrânia. Terá de aceitar que a Ucrânia será um Estado europeu da UE. E da NATO. É uma grande empreitada,
Da parte que me toca adoro o povo ucraniano convívi de perto com muitos ucranianos. O que gostaria era ir a Kiev ou Odessa como vou a Roma ou Paris.
Seja qual for o desfecho desta guerra, a Rússia como potência mundial acabou.

Militarmente perderam credibilidade.

Economicamente o futuro não parece muito positivo.

50% do orçamento do estado vem da venda de petróleo e gás e como principal cliente a UE.

Mesmo se a Rússia mudasse de regime nos próximos anos, terão concorrência do Azerbaijão e de vários países do centro da Ásia que se apresentem como boas alternativas a médio prazo.

Sem falar de milhares de pessoas altamente qualificadas que estão a fugir o país e provavelmente nunca voltarão.

Portanto basta a Ucrânia desenvolver a sua economia com ajuda da Europa e dos Estados Unidos, continuar a investir num exército moderno, encontrar aliados sólidos, nunca mais a Rússia irá ter argumentos para contestar a integridade territorial.

• Like
Reações: Moreira e Pinetree

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
É muito provável que isto dure muito mas muitos anos diria no mínimo 5 anos na minha opinião pelas razões atrás apresentadas.
Um user de forma muito subtil mas que percebi ( não o Cito por respeito não gosta) fez um paralelismo genial com o conflito Israelita. A mensagem para mim foi clara pode durar muitos anos.
Até haver um equilíbrio e uma nova ordem até lá está guerra híbrida vai continuar e continuar.
Mas amanhã vou ler o que me foi sugerido.
Na minha opinião não dura mais do que 1 ano pelas razões seguintes:
- A Rússia já atingiu os seus limites da mão de obra. Eles não têm como treinar reservistas porque os melhores soldados estão na frente. Ao contrário dos ucranianos que podem ser treinados em Inglaterra, Espanha, etc.
- As sanções estão a afetar bastante a manutenção do equipamento russo. Aviões começam a cair “inexplicavelmente” por aqui e por ali.
- Eles têm dado a ilusão de saúde financeira, mas na realidade já esgotaram quase todas as reservas. Em 2023 vão entrar numa grave crise econômica e terão muita dificuldade em financiar essa guerra.

• Like
Reações: Liberis e Moreira

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,124
18,780
33
Vila Das Aves
É muito provável que isto dure muito mas muitos anos diria no mínimo 5 anos na minha opinião pelas razões atrás apresentadas.
Um user de forma muito subtil mas que percebi ( não o Cito por respeito não gosta) fez um paralelismo genial com o conflito Israelita. A mensagem para mim foi clara pode durar muitos anos.
Até haver um equilíbrio e uma nova ordem até lá está guerra híbrida vai continuar e continuar.
Mas amanhã vou ler o que me foi sugerido.
Este guerra está para durar mas não deve ser por muito tempo, 1 ano no máximo.

Por diversos fatores:

- Sanções aplicadas à Rússia, as sanções não são sentidas logo no imediato, com o tempo tornam-se mais eficazes, como por exemplo ao fim de 8 meses de sanções, já existem aviões da Aeroflot (principal companhia aérea russa) a aterrar sem travões ou com ausência das devidas manutenções.

- Falta de meios humanos, só o simples facto do Putin estar a pedir ajuda à principal puta dele (Lukashenka), mostra que quer a nível de material, quer a nível de homens no terreno, o segundo maior exército do mundo está ele próprio a capitular.

- A Ucrânia vai continuar a ser "alimentada" com armamento, talvez ao longo do tempo com armamento cada vez mais forte e eficaz.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,124
18,780
33
Vila Das Aves
Seja qual for o desfecho desta guerra, a Rússia como potência mundial acabou.

Militarmente perderam credibilidade.

Economicamente o futuro não parece muito positivo.

50% do orçamento do estado vem da venda de petróleo e gás e como principal cliente a UE.

Mesmo se a Rússia mudasse de regime nos próximos anos, terão concorrência do Azerbaijão e de vários países do centro da Ásia que se apresentem como boas alternativas a médio prazo.

Sem falar de milhares de pessoas altamente qualificadas que estão a fugir o país e provavelmente nunca voltarão.

Portanto basta a Ucrânia desenvolver a sua economia com ajuda da Europa e dos Estados Unidos, continuar a investir num exército moderno, encontrar aliados sólidos, nunca mais a Rússia irá ter argumentos para contestar a integridade territorial.
No Reddit existem vários vídeos que os próprios soldados ucranianos filmam e é notória a diferença de atuação no inicio da invasão para agora.

Percebe-se que o treino é muito mais organizado, usam táticas completamente modernas e eficazes (provavelmente da NATO).

Ao contrário do exército invasor, onde se nota claramente uma falta de organização e métodos de combate do século passado.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,833
Vila Nova de Gaia, 1981
Os meus 2 tostões: De Fevereiro para cá a Nato já deve ter reunido bastante informação que faltava sobre a capacidade de ataque, ou falta
dela , dos russos.

É uma situação "vamos ver o que eles tem, com o mínimo de casualties possível " A NATO está a cumprir: é uma instituição de caráter defensivo.

Se os Russos atacam com X, a Nato fornece defesa para X+1. Se os Russos atacam com X+2, a Nato ajuda para X+3. E isto vai continuar assim até a Rússia mostrar a careca. E cheira-me que vamos andar assim ate perto da ultima bala Russa. A questão temporal será "qual a capacidade Russa de manter ataques de alto nível para efetivamente obter algumas vantagens com esses ataques?"

O problema dos Russos é não serem muito inteligentes, atacar em força sem ideias. A única ideia que eles conhecem é a conquista por destruição massiva. E depois acabam por neutralizar as próprias conquistas, que de tão degradadas que ficam, não servem para quase nada.

Basta olhar ao ataque de ontem, e até podem dizer que os objetivos eram alvos logísticos e tácticos, mas a frieza dos números mostra-nos que quase 90 misseis fizeram apenas( e quero que percebam o que quero dizer com apenas) 14 baixas ( 1 já era demais, mas apenas para se perceber a dimensão).

Um pouco semelhante a Leningrado, não sendo um cerco, o lado de cá vai desgastando a ofensiva.

Última edição:

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Howww espera.... Sei que estamos a viver mais uma "new war" na Europa mais um problema que já ninguém estava a espera mesmo nos dias actuais mas temos que saber viver com o que se passa.... Mas!?? Tu estás mesmo a dizer que isto é pior que o Nazismo!???... Espera nada faz sentido tu sabes a verdadeira história... A Europa na 2 guerra Mundial não estava Unida em nada.... Portugal um país de plantar batatas só tinha uma ditadura ( Salazar friend do Hitler) na Espanha outra situação igual (Franco friend do Hitler) mas aqui pelo meio nem queriam saber da 2 guerra mundial até porque os espanhpis tinham a sua própria guerra interna (guerra civil) a União Sovietica era grande mas de pura pobreza... (2 soldados 1 espingarda e 1 carregador) a Itália idem.. E ainda temos aqui 8m promenor que poda ter dado para o torto qunado os Ingleses fizeram um ultimato aos Franceses e os franceses não aceitaram e eles a rebentaram com a frota de Navios no Mediterrâneo.ppdia ter sido complicado... Os Estados Unidos não queriam saber como que se passava na Europa mandavam algum armamento mas nada de mais... Foi preciso os Japoneses fazerem aquela merda em Pearl Harbor para acordarem o "Gigante adormecido" e mesmo antes distp o exército dos Estados Unidos não era nadas e mais...E para acabar na Europa era campos concentração por todo o Lado em que Judeus.. Ciganos.. E outras raças andavam por lá... Eu não digo que estamos numa situação fácil claro que não... Mas nao digas que estamos perante uma situação mais difícil do que o Nazismo em que mais de metade da população mundial era analfabetica e sem informações...

No sentido de a Rússia e o invasor ter armamento nuclear. Nesse ponto. Enrradicar totalmente a Rússia o regime de Putin. E a influência Russa na Ucrânia até porque vivem milhões de russos na Ucrânia será muito mais complicado que enrradicar o nazismo da Europa. É nesse sentido.
E também porque na minha opinião estamos assistir a um conflito não declarado entre autocracias Irão/China e Rússia e democracias ocidentais. Imagina basta a China decidir anexar Taiwan que os EUA e a NATO terão de actuar em duas frentes.
Acabar com o nazismo e com o Japão imperial. Com o fascismo em Itália. E manter Franco e Salazar como regimes decadentes foi algo que após a vitória da guerra se fez.
Terminar com o regime de Putin e que venha um regime que faça a Rússia respeitar a soberania da Ucrânia e a deixe ser um país da UE, da NATO.
Controlar a China. Mudar o regime do Irão. Para não falar em todas as outras influências seja em África, América latina é um desafio do ocidente bem mas bem maior e prolongado.

Última edição:

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Talvez seja demasiado wishful thinking mas penso que a guerra pode acabar assim:
1. A Ucrânia recupera militarmente as cidades de Donetsk e Luhansk
2. A contestação interna na Rússia aumenta
3. Putin anuncia uma mobilização geral. Mas ele chama os melhores soldados de volta para proteger Moscovo e manda os conscritos para a Ucrânia
4. A Rússia continua a sofrer muitas casualidades e a derrota parece cada vez mais inevitável
5. Os soldados sentem-se humilhados por tanta incompetência, saiam da Ucrânia e marchem em direção de Moscovo para fazer um golpe de estado

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Na minha opinião não dura mais do que 1 ano pelas razões seguintes:
- A Rússia já atingiu os seus limites da mão de obra. Eles não têm como treinar reservistas porque os melhores soldados estão na frente. Ao contrário dos ucranianos que podem ser treinados em Inglaterra, Espanha, etc.
- As sanções estão a afetar bastante a manutenção do equipamento russo. Aviões começam a cair “inexplicavelmente” por aqui e por ali.
- Eles têm dado a ilusão de saúde financeira, mas na realidade já esgotaram quase todas as reservas. Em 2023 vão entrar numa grave crise econômica e terão muita dificuldade em financiar essa guerra.
E com as sanções não conseguem produzir material militar...
Enquanto que a NATO continua a produzir fortemente armamento todos os dias.
No fundo isto é a russia quase contra o resto do mundo.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
No sentido de a Rússia e o invasor ter armamento nuclear. Nesse ponto. Enrradicar totalmente a Rússia o regime de Putin. E a influência Russa na Ucrânia até porque vivem milhões de russos na Ucrânia será muito mais complicado que enrradicar o nazismo da Europa. É nesse sentido.
E também porque na minha opinião estamos assistir a um conflito não declarado entre autocracias Irão/China e Rússia e democracias ocidentais. Imagina basta a China decidir anexar Taiwan que os EUA e a NATO terão de actuar em duas frentes.
Acabar com o nazismo e com o Japão imperial. Com o fascismo em Itália. E manter Franco e Salazar como regimes decadentes foi algo que após a vitória da guerra se fez.
Terminar com o regime de Putin e que venha um regime que faça a Rússia respeitar a soberania da Ucrânia e a deixe ser um país da UE, da NATO.
Controlar a China. Mudar o regime do Irão. Para não falar em todas as outras influências seja em África, América latina é um desafio do ocidente bem mas bem maior e prolongado.

Pega lá o super armamento russo...

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A guerra não vai acabar tão depressa como as pessoas julgam, porque a situação no leste da Ucrânia é mais complexa que se pensa, porque também vai ser necessário limpar ou afugentar a população russa que lá reside assim como na Criméia para Ucrânia conseguir garantir a sua integridade territorial. Os russos estão tentar fazer o mesmo em Kherson e Zaporizhzhia.

• Like
Reações: PortoEternoImortal

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
A guerra não vai acabar tão depressa como as pessoas julgam, porque a situação no lado de Donetsk é mais complexa que se pensa, porque também vai ser necessário limpar ou afugentar a população russa que lá reside assim como na Criméia para Ucrânia conseguir garantir a sua integridade territorial.
"limpar"?

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,198
3,969
As revoluções russas do sec XX começaram ou foram sempre espicaçadas por guerras.

Portanto o guião ta ja montado.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
ahahahahah

Disseste e está dito, portanto um genocidiozito é o caminho 😂 😂 😂 😂

A moral desta gente é qualquer coisa......
Se entendes desta forma, por mim estás à vontade.
Já agora o teu querido Vítor Baía também sugeriu uma "limpeza" à direção do NGC.

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Se entendes desta forma, por mim estás à vontade.
Já agora o teu querido Vítor Baía também sugeriu uma "limpeza" à direção do NGC.
Não vale a pena deturpar aquilo que próprio disseste.

Falaste em "afoguentar ou limpar" a população russa.....

Uma limpeza racial significa genocídio....

Mas ok, foi por isso que perguntei.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,577
28,754
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Este Hitler, bin Laden segundo o que ouvi no observador por um responsável da NATO tem milhares de ogivas nucleares operacionais ( não estão obsoletas) . Fora outro tipo de tecnologia e armamento ainda não usado.
Pior os mais radicais estão fora do regime. Por isso é importante considerar o que será a Rússia pós -putin.
Sabes o que acho sobre o nazismo? A fé do Hitler e dos nazis era que chegariam a arma nuclear antes dos aliados. Daí a confiança cega deles até ao final da guerra. Aliás goebbels , Hitler e Himmler prometeram essa arma ao povo alemão. Felizmente não tiveram tempo de chegar lá.
Tu queres comparar a organização alemão do nazismo com isto que se vê dos russos? Os nazis na fase inicial arrasaram país atrás de país.. A Rússia não conseguiu conquistar sequer a Ucrânia e já se fala em conquistar a europa e o mundo.
Vocês estão a consumir a informação no local errado.

A rússia em oposição ao regime nazi não tem:
1 - economia robusta
2 - poderio militar
3 - organização militar
4 - apoio popular
5 - ideologia concreta
6 - estrutura e organização administrativa

Pior que isso, irão enfrentar uma crise económica gigantesca que os irá afetar com um impacto enorme sendo que a longo prazo irão ficar (ainda mais) reféns dos chineses
Só têm neste momento duas vantagens. São uma ditadura, e como tal não têm que "aturar" a opinião pública e o armamento nuclear. E ver que isso condiciona o pensamento de algumas pessoas é de facto assustador. São pessoas que preferem viver numa cultura de medo e chantagem. Não é o meu caso.