Cantinho do Portal

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,451
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles

brazuca

Tribuna Presidencial
5 Maio 2013
8,740
8,156
Conquistas
4
Brasil
  • Vítor Hugo
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
  • Madjer
Mas o Roberto leal foi para o Brasil. Cresceu no Brasil. E incorporou o sentimento da comunidade portuguesa e não só, num país que é um continente. Mais que a Amália . O Roberto leal teve uma dimensão imensurável.
Como aconteceu com as mamonas assassinas que o maior sucesso foi a cantar um vira e pôs o domingão e o Brasil todo a dançar o vira.
Agora um artista português se exportar para o Brasil é muito mais difícil tirando nos circuitos mais fechados e de elite.
Em Espanha já não se sucede isso um chayanne entra em qualquer país latino americano seja na Colômbia, Uruguai, América central.
A espanholidade é uma linguagem universal entre eles. O maior banco na América latina é o Santander. O el país é lido desde do México até a Argentina.
O Brasil com Portugal é diferente.
Aliás acho o Brasil até é mais parecido em muitas coisas com os EUA que com os paises hispânicos.
O Brasil com Portugal e diferente ,porque a maioria dos brasileiros são nabos e cultuam um amor platónico pelos EUA quando a maioria deles nem sabem dizer bom dia em inglês.
Agora concordo quando dizes que os países da America espanhola veneram a Espanha e olha que a colonização espanhola não foi capaz de manter a unidade territorial ,ja aqui Portugal abafou movimentos separatistas mantendo o território brasileiro.
Mas sabes o brasileiro não e muito fa dos portugueses, talvez isso seja em parte culpa do ensino que martela nas aulas de historia que a colonização portuguesa foi exploratória e escravocrata.Muito nos veem como saqueadores de ouro.
Muitas vezes quando criança ouvi:Vai embora aqui não e teu pais.

R

Rm95

Guest
O Brasil com Portugal e diferente ,porque a maioria dos brasileiros são nabos e cultuam um amor platónico pelos EUA quando a maioria deles nem sabem dizer bom dia em inglês.
Agora concordo quando dizes que os países da America espanhola veneram a Espanha e olha que a colonização espanhola não foi capaz de manter a unidade territorial ,ja aqui Portugal abafou movimentos separatistas mantendo o território brasileiro.
Mas sabes o brasileiro não e muito fa dos portugueses, talvez isso seja em parte culpa do ensino que martela nas aulas de historia que a colonização portuguesa foi exploratória e escravocrata.Muito nos veem como saqueadores de ouro.
Se isso acontecesse em Portugal seria um escândalo, xenofobia e nao sei que mais.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Sim @brazuca sei que existe algum preconceito com os portugueses no Brasil.
Mas Portugal e Brasil estarão sempre ligados. Eu poderia ser brasileiro O meu bisavô era embarcado num navio do ultramar e disse várias vezes se um dia o navio fosse ao Brasil ficaria no Brasil isto nos anos 50,60.
Quando comparo o Brasil aos EUA têm haver com a dimensão do território. E também pelas próprias questões religiosas e políticas.
E também a ligação dos EUA com Inglaterra em muitos aspectos são similares com Portugal e Brasil. Ou seja Inglaterra será sempre uma sombra dos EUA como Portugal é um pouco com o Brasil.
Sem não conhecer tirando Cuba, parece que América hispânica é muito mais una. E que Espanha tem uma enorme influência nesses países. E parece me que são sociedades mais conservadoras.
Portugal nunca conseguirá ter essa capacidade é um país muito pequeno e que conseguiu criar um Brasil.
Aliás é um paradoxo os brasileiros não serem muito fãs de Portugal. Porque o que seria o Brasil? Uns 20 Uruguais. Falariam espanhol e não seria o país único que é.
Vejo é que muitos brasileiros têm uma cisma com Itália 😆 quando Itália é um país do sul da Europa muito idêntico com Portugal em muitos aspectos.
Mas reforço Portugal e o Brasil são como uma família serão sempre ligados.
Acho que os portugueses no Brasil sofreram um pouco o preconceito que os irlandeses sofreram nos EUA. Sermos um país pequeno, pobre e que era pouco moderno e evoluído.

Última edição: