Interessante os anos 60 e princípio dos anos 70 já tinha dito em outro tópico a quantidade de épocas que o FCPorto ficou em segundo lugar a uma curta distância do primeiro . Seguramente colegas que viveram essas épocas poderão testemunhar se houve calabotes ou não. Não me parece que tenha sido só o receio de passar a ponte como se diz aqui em baixo.
Vou-te responder a esta parte;
O FCP teve uma boa década de 50 no século passado. Aí sim está documentado a existência do Calabote (embora nesse ano fossemos campeões - é só consultar o que se passou nesse último jogo da época). Nessa década Yustrich esteve 2 x no FCP, numa foi campeão e quando regressou saiu pouco depois, nunca me apeteceu muito saber as razões disso (Pinto da Costa devido à idade que tem sabe bem o que se passou, teria cerca de 20 e poucos anos nessa época) mas ouvi muitas histórias de gente que já não deve estar vivo e sintetizando diziam-me "deixei de ser sócio quando Yustrich foi embora". Sempre me intrigou isso e concluí que deve ter havido coisas muito graves nessa altura, não relativo a arbitragens mas a maus Presidentes que tivemos.
Portanto não escrevo nada de relevante da década de 50 porque foi a década que nasci e não tenho recordações de nada exceto do drama (que ainda persiste) da morte do meu pai quando eu tinha 5 anos.
Na década de 60 já já recordo muita coisa, adolescente, uma delas o 1º jogo que fui ver coincidiu com a despedida do Hernãni jogador fabuloso da década anterior juntamente com Pedroto, Jaburu, Carlos Duarte (o único vivo ainda e que conheço pessoalmente) e tantos outros. Tivemos Presidentes medíocres, um deles chamado Nascimento Cordeiro e recordo de estar nas Antas nos cativos (ou ao lado) naquela bancada em frente à futura arquibancada (onde na época era lugar de ninguém, se quiseres fotos eu mostro-te) e vi muita gente a atirar coisas para dentro do camarote Presidencial, o jogo acabou (não recordo qual nem o resultado mas deve ter sido negativo) e no fim à saída vi gente a correr, eu fui atrás indagando o que se passava e Cordeiro fugiu (lol) pela Avenida Fernão Magalhães abaixo com muita gente atrás dele (estou-me a rir ao recordar isto agora) - não recordo já se levou alguma palmada ou não.
Depois tivemos Afonso Pinto de Magalhães um banqueiro que nesses tempos o Presidente injetava do bolso dinheiro no clube (sem ser ressarcido depois) e muitos anos mais tarde já na década de 70 abandonou o Clube deixando-o na bancarrota. Foi então que apareceu o Américo de Sá e salvou o Clube entrando mais tarde no Clube como chefe do departamento de futebol Pinto da Costa (creio que a seguir ao que citei hoje aqui que trouxe Cubillas, Flávio e outros para o Clube) e conseguiu numa Assembleia Geral que os sócios revertessem a possibilidade do Pedroto voltar ao Clube (numa AG que não assisti foi proibido que Pedroto voltasse a treinar o Clube). O final da década de 70 é conhecido de toda a gente.
Numa Assembleia Geral que assisti no tempo de Afonso Pinto de Magalhães, essa recordo bem porque foi excitante, a dada altura o Presidente da Assembleia Geral Ponciano Serrano deu por concluídos os trabalhos dado que vasos de flores (e pesados) que estavam lá foram arremessados para cima da mesa dele.
Era "este" o FCP dessas épocas - desde 58-59 até 75-76 apenas ganhamos, no futebol, uma Taça de Portugal em 1966 curiosamente com Pedroto a treinador.
Havia vigarices na arbitragem? Havia como existe hoje mas não justifica a seca de títulos que tivemos.
Havia era gente muito incompetente a gerir o Clube, desde deixarem Bella Guttman ir para o Benfica quando no dia anterior o Presidente do Benfica tinha dado a palavra que não o vinha buscar, fomos comidos de cebolada. Tivemos Eusébio na mão antes de vir de Moçambique e fomos comidos também de cebolada, fizemos trocas com o Benfica que dávamos craques (Serafim e não só) e eles mandavam velhos para cá.
A saída da ponte era a expressão da incompetência isso sim.
Muito mais poderia dizer mas isto já vai longo.