Se me é permitida a minha visão dos factos presentes e futuros, aqui vai:
- PdC vai querer manter a "máquina" a funcionar e vocês sabem o que eu quero dizer por "máquina". Para tal, nada melhor que o Baía como seu sucessor (qual Rui Costa príncipe herdeiro), um boneco que controlará a seu bel prazer pois já não vai para novo, a saúde não é de ferro e não vai querer continuar como presidente no ativo sem estar no pleno das suas capacidades. Controlará a coisa por trás da cortina.
Dilema: André Villas Boas
Ídolo das gerações mais jovens, as quais reconhecem menos popularidade a PdC pois já nasceram Campões Europeus e, apesar de conhecerem o passado do clube, não o viveram.
PdC sabe perfeitamente que não se recandidatando, AVB esmagaria VB nas urnas. Ou seja, a recandidatura é uma garantia e posteriormente abdicará do cargo em favor do seu sucessor durante o próximo mandato, mantendo AVB afastado do clube pelo menos até 2028.
As minhas dúvidas:
1. AVB terá tomates para se candidatar contra PdC em 2024?
2. PdC ganharia a AVB numas eleições?
Já aqui demonstrei da minha parte o meu apoio á priori na candidatura de AVB, desde que apresenta uma equipa capaz de regenerar o Nosso Clube sim porque o Nosso Clube precisa de ser Regenerado, actualmente tem um modelo de gestão obsoleto esgotado, já deu para perceber que por este caminho a tendência será para agudizarem-se os problemas de ordem financeira que propriamente existir uma inversão.
Mas apoiar ou idealizar um FCP com um líder jovem moderno, rodeado de gente competente capaz de atrair, angariar investimento, renegociação de passivos com Instituições bancárias com novas ideias, melhoria da da nossa Marca e sobretudo exploração da nossa Marca,etc,etc Não é sinonimo de me colocar de uma trincheira de ataque cego ao actual Presidente JNPC e não é só por uma questão de gratidão ou admiração pessoal que tenho ao Presidente JNPC mas sim por interesse, porque acho que uma parte do FCP alinhar no ataque cego e irracional ao Pinto da Costa ficará igual aos seus Inimigos da Paroquia que chamamos Portugal e será difícil reconhecer um discurso anti-Pinto da Costa do Rui Santos ou do Frederico Varandas que de um Portista da chamada oposição. E porque isso irá ser muito prejudicial para o Clube porque gostemos ou não, temos um Presidente que se confunde com o Clube . E penso que AVB não alinhará numa estratégia de querer colocar Pinto da Costa na Lama.
Agora temos de cair na real, analisando os dados financeiros do clube existe realmente um problema de solvência. A questão é porque o Passivo aumentou de forma brutal em curto espaço tempo. Não será seguramente por pagar ordenados a funcionários do clube, sejam de 10,20,30 mil euros ou do Porto Canal e também não será por qualquer situação de gestão claramente danosa, caso contrário quem a praticou estaria bilionário e já não estaria em Portugal e teria uma fortuna de centenas de milhões de euros. O motivo para esse aumento galopante do clube e de capitais proprios deficitários deverá haver com algo conjuntural e estrutural mas como não sou economista não vou dar bitaites.
Portanto esses discursos populistas que agora tudo no Porto é mau e só querer sangue, e querem a cabeça de toda a gente será muito mas muito mau esse caminho, género o discurso do Partido Politico Chega relativo ao rendimento mínimo da etnia cigana(que só tem como finalidade acabar literalmente com os apoios sociais) .
Tem de haver ruptura é o que eu penso, desde que saiu Fernando Gomes e depois Antero Henriques que o clube se deteriorou e está em decadência, passamos do clube com o menor passivo dos 3 grandes para a situação que temos agora .
Pinto da Costa a sair terá de sair quando chegar essa hora em 2024 terá de sair em condições e com dignidade.