Colega,
Também eu lamento.
Lamento que todas as ingerências e golpes de estado que derrubaram governos, patrocinadas pela CIA, as invasões ao Iraque assentes na mentira e Afeganistão, que apenas contribuiram para desestabilizar ainda mais região, levando a desestabilização da Síria, os constantes bombardeamentos e assassinatos promovidos por Israel na região, ou um bloqueio criminoso de mais 50 anos a Cuba, condenando um povo à miséria, tudo isto é legítimo!?
Ok, está no seu direito à sua opinião.
Dê-me a mesma prerrogativa, sff.
Não posso estar em cima do muro?
Claro que posso!
Aliás, em cima do muro, tenho melhor visão panorâmica do delírio reinante!
Mas espera... O bloqueio a Cuba? De quê necessariamente?
Portanto é o bloqueio que leva os Cubanos à miséria? Ou é o comunismo?
Também foi o " bloqueio de Berlim " que levou a União Soviética à miséria?
Quanto ao resto, nenhum país com a dimensão dos EUA está tomado pelo odor de santidade, eles próprios hoje em dia vivem em convulsão interna. Se fossem uma ditadura comunista secalhar não eram assim. Essas tropelias da CIA só se sabem porque existe uma imprensa agressiva e escrutinadora. Lá está um país democrático mesmo tendo os seus defeitos.
A invasão do Afeganistão foi plenamente justificada. Aliás o Conselho de Segurança da ONU aprovou a intervenção.
A primeira do Iraque foi plenamente justificada mais uma vez. Falhou apenas em não remover o pária do poder.
A segunda foi um escarro na reputação dos EUA já afectada pela invasão do Vietname. Mas atenção, nunca ouvi falar em valas comuns de iraquianos, violações e assassinatos em massa e antes pelo contrário vi os mesmos a tentar dotar o Iraque de infraestruturas sociais, a tentarem a realização de eleições livres e a treinarem uma força policial que faça cumprir a constituição na altura alterada do Iraque.
Houveram alguns abusos das tropas? Claro que houveram. Mas a diferença é que eles, nomeadamente os da famosa foto na prisão em que urinam para cima de desgraçados, foram expulsos das instituições militares e o seu regresso à vida civil foi bastante complicado.
Antes de pandemia vi uma reportagem no 60 minutos sobre um dos soldados que diz que desde que isso veio a lume nunca mais conseguiu ter um emprego fixo e que as empresas descartam imediatamente o seu currículo quando investigam o seu nome.
Algo que numa ditadura, neste caso a Russa, não seria punido como pelo contrário e pelo que temos visto seria ainda alvo de louros como os orcs que chacinaram Butcha.
Delírio? Nós é que deliramos?
Eu bem sei do que vocês precisavam. Eu sei.
Mas, como alguém dizia, largos dias tem 100 anos.