Guerra Rússia - Ucrânia

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,789
71,420
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Não precisas de arranjar motivos, os US já invadiram vários.

Cada vez que é preciso analisar algo, é muito trabalho, mas vai ter que ser analisado.

Isto não se resolve a por a mão nos tomates e fazer peito, é preciso muito mais.
Está um país destruído e pessoas numa tragédia e isto não acontece pq alguém acordou mal disposto, acontece pq os equilíbrios são frágeis e muitos poucos os tem em conta.
A começar pela Europa que é um coio de líderes panilas que não tem leverage militar para nada.
A Rússia é um estado ditatorial e não muda até os russos o entenderem e é com esta Rússia que se tem q lidar.

Geopolítica não é política e os políticos e ideólogos não sabem nadar na geopolítica.
A culpa é do ocidente né?
Desgraçados dos russos que foram obrigados a invadir o estado pária da Ucrânia.

Já estou vacinado para essas justificações.

Muitos usam o mesmo contra Israel.
Gostam pouco de países autônomos.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,181
37,640
Tenho vista para o Dragão.
Não.
O que se passou foi que um país invadiu outro sem qualquer motivo ou provocação.

Tudo o resto é conversa para boi dormir.
Isso é pormenor de segundo plano para muita gente, ao que parece. O crucial aqui é perceber por que motivo os EUA/UE/NATO deixaram que isto chegasse a este ponto. A esses pede-se todas as justificações e mais algumas, mas aos russos.. bola. Coitados.. são apenas um escorpião a agir por instinto, não têm de justificar nada.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Não precisas de arranjar motivos, os US já invadiram vários.

Cada vez que é preciso analisar algo, é muito trabalho, mas vai ter que ser analisado.

Isto não se resolve a por a mão nos tomates e fazer peito, é preciso muito mais.
Está um país destruído e pessoas numa tragédia e isto não acontece pq alguém acordou mal disposto, acontece pq os equilíbrios são frágeis e muitos poucos os tem em conta.
A começar pela Europa que é um coio de líderes panilas que não tem leverage militar para nada.
A Rússia é um estado ditatorial e não muda até os russos o entenderem e é com esta Rússia que se tem q lidar.

Geopolítica não é política e os políticos e ideólogos não sabem nadar na geopolítica.
Esta Russia está a ser lidada. E Por culpa da propria Russia. Ou de quem manda nela.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
O mais triste disto tudo é as vidas humanas que se perdem todos os dias devido á audácia excessiva dos ocidentais.

Obviamente que a NATO e EUA sabiam que isto poderia acontecer, sabiam que isto acontecendo o povo ucraniano é que ia sofrer, mas para eles é tudo números.

E aceitar isto tudo, mesmo sabendo do poderio da Russia é um acto irresponsável histórico.

Há quem concorde com isto, mesmo sabendo que o escalar da guerra poderia significar centenas de milhões de vitimas.
A expansão e armamento da NATO é perigosa. O equilíbrio é necessário pq a Rússia não se desarma e a China está mais armada que todos mas a conversa da Ucrânia na NATO foi um erro crasso!
Kissinger deve dar voltas na campa, um erro horrível num equilíbrio que por si só já era preclitante.

A inclusão na UE até poderia ser avisada, a inclusão na NATO é impensável com os vizinhos e história da região.

Eu não confio nos US, nada mesmo, eles tratam de si e longe da sua terra mas ainda menos confio em Putin, um ditador mal camuflado com os tiques do pior que há na humanidade...o q Eu de facto gostava era duma Europa a investir na sua força militar e ser independente de US, Rússia, China...
mas não vai ser com estas lideranças q temos
 
  • Like
Reações: netkill e jorgebest

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,789
71,420
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Isso é pormenor de segundo plano para muita gente, ao que parece. O crucial aqui é perceber por que motivo os EUA/UE/NATO deixaram que isto chegasse a este ponto. A esses pede-se todas as justificações e mais algumas, mas aos russos.. bola. Coitados.. são apenas um escorpião a agir por instinto, não têm de justificar nada.
É como eu deixar a minha mulher numa poça de sangue quase morta e eu levar umas sapatadas bem dadas pelo irmão e os vizinhos dizerem:

Sim é lamentável, mas repara, é preciso saber quais as razões pelas quais ele lhe batia... Ela também era um bocado rameira a vestir-se.
Já agora Paz.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
A culpa é do ocidente né?
Desgraçados dos russos que foram obrigados a invadir o estado pária da Ucrânia.

Já estou vacinado para essas justificações.

Muitos usam o mesmo contra Israel.
Gostam pouco de países autônomos.
A culpa? Epa...

Estás demasiado "apaixonado" pelo tema. Isto é guerra via geopolítica, as culpas têm longos descendentes.

Isto é "Chain of events" e ultrapassa a ideia de bons e maus. O estado russo é ditatorial? É. Um fascismo mal camuflado? Sim.
Mas isto muda a necessidade de inteligência na geopolítica? Não, pelo contrário.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,976
16,018
Ah e tal a NATO e os EU sabiam que isto ia acontecer… ya, andaram a avisar publicamente durante semanas e na altura era tudo bluff pq eram icendiarios e tal… afinal como ficamos?
 

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
A expansão e armamento da NATO é perigosa. O equilíbrio é necessário pq a Rússia não se desarma e a China está mais armada que todos mas a conversa da Ucrânia na NATO foi um erro crasso!
Kissinger deve dar voltas na campa, um erro horrível num equilíbrio que por si só já era preclitante.

A inclusão na UE até poderia ser avisada, a inclusão na NATO é impensável com os vizinhos e história da região.

Eu não confio nos US, nada mesmo, eles tratam de si e longe da sua terra mas ainda menos confio em Putin, um ditador mal camuflado com os tiques do pior que há na humanidade...o q Eu de facto gostava era duma Europa a investir na sua força militar e ser independente de US, Rússia, China...
mas não vai ser com estas lideranças q temos
Também partilho essa visão sobre os US, não confio mesmo nada neles.

E sim, isto é mais um ponto de tensão da longa guerra fria, USA vs Russia, e nós estamos no meio.

E tenho a certeza que os grandes cérebros do ocidente sabiam que a invasão da Ucrânia era algo altamente possível, mesmo assim avançaram com o plano.

Isto no final deviam ir todos para Haia, dos dois lados.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A expansão e armamento da NATO é perigosa. O equilíbrio é necessário pq a Rússia não se desarma e a China está mais armada que todos mas a conversa da Ucrânia na NATO foi um erro crasso!
Kissinger deve dar voltas na campa, um erro horrível num equilíbrio que por si só já era preclitante.

A inclusão na UE até poderia ser avisada, a inclusão na NATO é impensável com os vizinhos e história da região.

Eu não confio nos US, nada mesmo, eles tratam de si e longe da sua terra mas ainda menos confio em Putin, um ditador mal camuflado com os tiques do pior que há na humanidade...o q Eu de facto gostava era duma Europa a investir na sua força militar e ser independente de US, Rússia, China...
mas não vai ser com estas lideranças q temos
Outra vez a mesma conversa?
Nunca esteve em causa a adesão da Ucrânia à NATO, a médio e longo prazo, o que esteve em causa era assim a adesão da Ucrânia à UE.

Além disso não está dito em nenhum lado que a NATO não se pode expandir, porque os países podem sempre aderir à NATO se assim for a vontade deles. O que se trata aqui é sim questão de soberania e auto-determinação. Quem não cumpriu tratados foi a Rússia, que não cumpriu o tratado de Budapeste de 1994.

Culpar o invadido e não o invasor, é o mesmo que dizer que uma mulher violada é culpada por se ter defendido do violador/agressor e de usar mini-saia. Não há nada que justifica meter em causa a integridade, a independência, a auto-determinação e a soberania de um país e de um povo.
 
Última edição:

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,442
6,487
Bragança
A expansão e armamento da NATO é perigosa. O equilíbrio é necessário pq a Rússia não se desarma e a China está mais armada que todos mas a conversa da Ucrânia na NATO foi um erro crasso!
Kissinger deve dar voltas na campa, um erro horrível num equilíbrio que por si só já era preclitante.

A inclusão na UE até poderia ser avisada, a inclusão na NATO é impensável com os vizinhos e história da região.

Eu não confio nos US, nada mesmo, eles tratam de si e longe da sua terra mas ainda menos confio em Putin, um ditador mal camuflado com os tiques do pior que há na humanidade...o q Eu de facto gostava era duma Europa a investir na sua força militar e ser independente de US, Rússia, China...
mas não vai ser com estas lideranças q temos
Não vejo qual o problema da Ucrânia entrar na NATO. Não é um País independente ? Não é um País soberano ? Não pode fazer as escolhas que quiser ? Aceitavas que algum País estrangeiro nos impusesse que tínhamos de sair da UE ou seriamos invadidos ? Aliás esta invasão a mim explica-me bem o porque da Ucrânia querer entrar na NATO, na UE, de se aproximar da Europa Ocidental....é que eles sabem quem têm ao lado, sabem o perigo que ali está e nunca deixou de existir. A Georgia e a Moldavia que preparem o rabo, porque vão ser os próximos. A Finlândia, Suécia que tenham muito cuidado também
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Isso é pormenor de segundo plano para muita gente, ao que parece. O crucial aqui é perceber por que motivo os EUA/UE/NATO deixaram que isto chegasse a este ponto. A esses pede-se todas as justificações e mais algumas, mas aos russos.. bola. Coitados.. são apenas um escorpião a agir por instinto, não têm de justificar nada.
Vocês não estão bons...sabes porque razão esta merda não rebentou nos 60s? Porque a diplomacia geopolítica funcionou. Sabes porque não se evitou a destruição do Iraque, Afeganistão, Síria ou Líbano ou Ucrânia? Porque a diplomacia geopolítica não funcionou.

Este bicho está aí sempre, enquanto a diplomacia e a inteligência secreta funciona não damos conta mas é sempre vigilante.
Neste caso falhou muita coisa a esse nível.

Eu disse ao início, é um crime? É. O Putin é a cara dum regime fascista? É. Mas não convém perceber mais que isso? Claro que sim!
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,789
71,420
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
A culpa? Epa...

Estás demasiado "apaixonado" pelo tema. Isto é guerra via geopolítica, as culpas têm longos descendentes.

Isto é "Chain of events" e ultrapassa a ideia de bons e maus. O estado russo é ditatorial? É. Um fascismo mal camuflado? Sim.
Mas isto muda a necessidade de inteligência na geopolítica? Não, pelo contrário.
Temos que estar todos. uma pessoa decente tem que estar apaixonada. Isto não é futebol.
Frieza é de quem bombardeia maternidades e mata civis a sangue frio sem qualquer punição.

Isto é um momento de definição de que lado as pessoas estão. Lamento mas é assim. Não pode haver "mas". E as pessoas que ficarem do outro lado não vão ser esquecidas. Será das poucas coisas que não passa pelo túnel do tempo.

Felizmente, tirando o esperado PCP, uma ou outra estrela do tuiter e meia dúzia de generais bafientos, fiquei surpreendido por boa parte das pessoas em Portugal estarem do lado certo! Mesmo pessoas que criticavam a NATO.

Afinal ainda existe uma réstia de bom senso e pragmatismo.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Esta Russia está a ser lidada. E Por culpa da propria Russia. Ou de quem manda nela.
Está. Dentro do possível está. Nada ficará igual. No entanto duvido muito que isto não termine com a garantia da não inclusão da Ucrânia na NATO e controlo do sudeste.

E temo muito pelo futuro seguinte. O futuro de todos.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Temos que estar todos. uma pessoa decente tem que estar apaixonada. Isto não é futebol.
Frieza é de quem bombardeia maternidades e mata civis a sangue frio sem qualquer punição.

Isto é um momento de definição de que lado as pessoas estão. Lamento mas é assim. Não pode haver "mas". E as pessoas que ficarem do outro lado não vão ser esquecidas. Será das poucas coisas que não passa pelo túnel do tempo.

Felizmente, tirando o esperado PCP, uma ou outra estrela do tuiter e meia dúzia de generais bafientos, fiquei surpreendido por boa parte das pessoas em Portugal estarem do lado certo! Mesmo pessoas que criticavam a NATO.

Afinal ainda existe uma réstia de bom senso e pragmatismo.
Não chega Vieira. Isso não chega.

Insisto no que já disse. A Europa precisa de líderes com tomates (que não tem), criar o seu poderio militar e ganhar independência de quem considera que pode ditar o ritmo do mundo, US, Rússia, China, Israel, Irão, Àrabes, etc.
Mais...acho mesmo vital para todos que a Europa o consiga mas mais uma vez não vai ser com estas lideranças...estas estão a discutir se a WC devia ser gender-free.
 
  • Like
Reações: Tails

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
71,441
122,696
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O problema reside é que a Rússia não é a Indonésia, não é o Iraque, não é a Líbia. O problema é este. Senão a NATO e os americanos já tinham entrado lá dentro e limpado aquilo como fizeram no Iraque . E o Putin apareceria morte como aconteceu com o Kadafi ou o Sadaham. Infelizmente não podem e também não conseguem fazer com que a Rússia imploda internamente. E acho que a malta que não percebeu ou não quer perceber isso.
O Saddam foi julgado pelo seu próprio povo e condenado à morte.
Obrigado e volte sempre.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Também partilho essa visão sobre os US, não confio mesmo nada neles.

E sim, isto é mais um ponto de tensão da longa guerra fria, USA vs Russia, e nós estamos no meio.

E tenho a certeza que os grandes cérebros do ocidente sabiam que a invasão da Ucrânia era algo altamente possível, mesmo assim avançaram com o plano.

Isto no final deviam ir todos para Haia, dos dois lados.
O desprezo pelo preço pago pelo sangue civil deixa-me doente.
O que se faz a estas pessoas na Ucrânia semeia ódios para gerações.
E Eu percebo...eu se fosse ucraniano, quero q a política se foda, "deem-me uma arma e só saio daqui livre ou morto".

Quando te chega a casa, já não é política, é pessoal.

É imperativo que isto não chegue à casa das pessoas...mas...alas!
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
20,547
21,579
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Outra vez a mesma conversa?
Nunca esteve em causa a adesão da Ucrânia à NATO, a médio e longo prazo, o que esteve em causa era assim a adesão da Ucrânia à UE.

Além disso não está dito em nenhum lado que a NATO não se pode expandir, porque os países podem sempre aderir à NATO se assim for a vontade deles. O que se trata aqui é sim questão de soberania e auto-determinação. Quem não cumpriu tratados foi a Rússia, que não cumpriu o tratado de Budapeste de 1994.

Culpar o invadido e não o invasor, é o mesmo que dizer que uma mulher violada é culpada por se ter defendido do violador/agressor e de usar mini-saia. Não há nada que justifica meter em causa a integridade, a independência, a auto-determinação e a soberania de um país e de um povo.
Estás a ser ingénuo, desculpa.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,932
7,289
A Rússia e a Ucrânia estão em guerra há séculos...o último q lhe deu verdadeira "autonomia" foi Lenine, coisa que Stalin veio a retirar. Até 2014 a língua oficial era o russo, desde 2014 há conflitos armados em particular nas zonas com mais separatistas.
Zelensky ter falado na NATO deu merda da grossa algo que os serviços secretos americanos sabiam e nada fizeram para evitar.
Isto não é uma novela pode parecer porque dá no mesmo canal que a novela mas não é...nem história ou geopolítica se explica com umas larachas e uns memes.

Andar a dizer ininterruptamente que a guerra é um crime é uma forma de estupidificaçao consentida, evidentemente que é um crime mas a seguir convinha alguém promover outro tipo de questões a começar por "porque é que esta merda rebentou"? "Que guerra surdas de expansão militar se passam à nossa porta sem que passe na TV"? "Que tipo de dependência militar e fragilidade tem a Europa e seus lídereszinhos promovido na Europa"?...

O mapa de bases da NATO cerca de mísseis a Rússia há muito, até Fevereiro conviveu-se com isso, a Ucrânia falar em entrar na NATO deu nesta desgraça.
Isto é um choque de realidade e a realidade é na maioria das vezes horrível, as sociedades estão sustentadas sobre fragilidades consentidas e equilíbrios vulneráveis que ninguém explica.

Andar a aparvalhar o assunto para ser fast-food e toda a gente consiga dar uma dentada só vai perpetuar mais disto.

A Rússia vai conseguir o que quer, a Ucrânia fora da NATO e supremacia no Donbass e Crimeia onde tem muitos interesses estratégicos mas vai pagar um preço de vidas e económico.

Militarmente é impossível abrir fogo à Rússia nos termos actuais porque corre-se o perigo de aniquilação. Quem achar que a China é neutral não percebe nadinha do que se passa, a ÚLTIMA coisa que a China vai consentir é mudanças significativas na Rússia e no seu modelo.

Isto é uma bela merda e a inteligência europeia e americana falhou em larga escala no aconselhamento que devia ter dado à Ucrânia. É triste, muito triste, o sofrimento é terrível mas com geopolítica não se pode adormecer e tudo tem que ser tratado com pinças.
Houve graves erros geopolíticos e agora há dois modus vivendi a quererem mostrar que têm a pila maior que o outro enquanto pessoas morrem e vem as suas vidas destruídas.

Adultos são rapidamente necessários na sala.
Tens razão no que dizes, mas não te esqueças que a Rússia não é santa nenhuma nesses mesmos pontos em que criticas a NATO. Os mísseis russos estão também localizados esmagadoramente no lado da Europa, e fazem questão, tanto eles como a Coreia do Norte, de dar a conhecer os avanços que fazem no alcance dos mísseis, que são ameaças veladas aos EUA.

A Guerra Fria não terminou, apenas mudou de cenários e atores. Tens os EUA a defenderem os seus interesses económicos pelo Médio Oriente, lançando guerras, cujos argumentos são criticáveis, mas que do outro lado tem normalmente um ditador patrocinado pela Rússia (e também critico a posição dos EUA na Arábia Saudita). Tens grupos terroristas como o Hezbollah e outras intifadas em todo o Médio Oriente e norte de África com o alto patrocínio do Kremlin, com o objetivo de deixar toda a zona em redor da Europa num caos político com pouca produtividade, de forma a obrigar às importações de leste. Tens todo um conflito geopolítico a decorrer na América do Sul, onde a Rússia ativamente procura controlar os países (Chile, Nicarágua, Venezuela, Cuba, Argentina, Bolívia, só para lembrar alguns mais sangrentos) e onde os EUA trabalham mais dissimuladamente com sanções económicas e agências externas.

Basicamente, tens o mundo partido em dois há muito tempo, agora com uma terceira força emergente, que em termos de presença geopolítica tem apenas investimento e pouca presença militar, apesar do seu poderio. Discordo da tua visão da China: A China, acima de tudo, quer manter a presença nos países ex-URSS não aliados à Rússia. São vários os países naquela zona que têm procurado se manter à mesma distância dos blocos americanos/russos, e a China tem aproveitado isso para ganhar uma presença económica e obter recursos naturais. Ainda assim, como a própria Europa, a China também depende da Rússia para gás natural e energia. Mas não acredito que a China entrasse numa guerra para garantir uma posição económica, muito menos porque a soberania da Rússia não está nem nunca estará em causa, e portanto o modelo russo manter-se-á inalterado. Talvez com vantagem para a própria China, porque a Rússia irá precisar de encontrar "novos" mercados de exportação a preços mais competitivos para manter a economia a funcionar e terá na China um alvo preferencial.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,860
18,138
33
Vila Das Aves
Sergei Lavrov reiterou a ladainha de Moscovo, veiculada esta manhã, justificando a guerra com um alegado acordo entre EUA e Ucrânia para a produção de armas biológicas em território ucraniano. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, ainda, que o ataque à maternidade de Mariupol visou eliminar uma célula de radicais ucranianos.

"Médicos, enfermeiros, eram todos combatentes radicais. Há muito que não era uma maternidade", disse.


Uma pessoa fica sem palavras.