Guerra Rússia - Ucrânia

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,763
31,772
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Nunca na vida o Putin consegue controlar a Ucrânia.
Pode ganhar a guerra, pode lá meter um fantoche, nunca os ucranianos aceitarão e nunca mais se vão esquecer disto.
Estas gerações mais novas daqui a 50 anos ainda vão odiar os russos e vão passar esse sentimento de geração em geração.
Podem perder a guerra mas certamente continuará o conflito com uma guerra civil.
Será esse o pior resultado possível mas o mais previsível... Tirando um cenário de 3 guerra mundial que esperemos que não chegue..

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,940
A contra-informação russa já está a trabalhar bem no terreno. Já encontrou pelo menos dois neo-nazis, a invasão já está mais que justificada. heil putin.

Uma coisa tem-me deixado intrigado:

Então a Rússia não tinha dado cabo da força aérea ucraniana nos primeiros ataques da invasão? Como é que a Rússia não controla o espaço aéreo ucraniano?
Ainda existem aviões operacionais ucranianos? A operar a partir de onde? A mesma coisa para os drones turcos...
Como é que a Polónia " oferece" os seus Mig's à Ucrânia e estes vão parar a uma base Nato na Alemanha?

As minhas convicções:

Em relação à primeira pergunta, acredito que a resposta seja dada pela existência de multiplas baterias anti-aéreas e mísseis terra-ar espalhados estrategicamente pelo território ucraniano (os tais enviados pela NATO), suficientes para desincentivar as aeronaves russas de sobrevoarem o território (ucranianos dizem que já abateram 40 aeronaves?).

Em relação à segunda, não acredito que hajam aviões ucranianos operacionais. O que me faz crer que esta "oferta" da Polónia seja apenas uma jogada política, para "forçar" a NATO a proteger o território polaco contra os naturais receios de uma possível agressão russa. Na prática, esses tais Mig's nunca vão entrar em ação.

Gostei de ler aquela entrevista ao sujeito do Bellingcat que publicaram aí atrás. Não tinha a noção das dificuldades que estariam a passar as tropas russas (-10º durante a noite, falta de combustíveis e mantimentos, a juntar à falta de motivação e fortes baixas), nem da falta de preparação para algo que vinha a ser planeado há pelo menos 8 anos. Porque não esperaram pela primavera para atacar?

Última edição:
LuisFreitas

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,963
3,598
Vila Nova de Gaia, 1981
A mensagem está passada e repassada. Os ucranianos são uns neonazis de primeira e sonham dominar o Mundo. Há que acabar com eles o mais rápido possível... Enfim. Tentar justificar esta guerra com a "luta contra o nazismo" é atirar merda á cara do Mundo inteiro.

Primeiro, convém não misturar nazismo com Nacionalismo e ou Patriotismo. Pode parecer a mesma coisa mas não é.

Depois convinha primeiro olhar para dentro do próprio território Russo e sendo assim acabar com os mais de 100 grupos (numero por baixo) com ligações Nacionalistas e/ou nazis. Podíamos começar pelo Wagner Group para começar. ( https://www.esquerda.net/artigo/extrema-direita-que-vibra-por-putin-e-nova-ordem-internacional/79692) fui propositadamente a um site de esquerda nacional para não virem dizer que é propaganda.

Em terceiro, não vou desmentir as ligações politicas dos símbolos, mas o problema foi o apropriamento dos Alemães dos mesmos. A maior parte dos símbolos que vemos "mudaram" de sentido. O exercito americano usava a cruz suástica ate certa altura da Historia.

Quase nenhum dos símbolos usados pelos Alemães são/eram símbolos que "significam nazismo". Uns significam Nacionalismo, outros Religião , outros pedem Sorte e Fortuna etc. etc. É obvio que é impossível dissociar a IIGuerra e estes símbolos. Mas dai a dizer que todos que usam uma cruz celta, por ex. sao neonazis vai uma diferença.

Há neonazis na Ucrânia? Há. Mas também os há na Rússia, Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Inglaterra, EUA, Canada, e por ai fora. Sendo assim Putin só pode parar no Cabo da Roca.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,763
31,772
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Exatamente o meu ponto. É inadmissível para todos certo ? Ou voltamos ao não poder ser o vírus chinês, mas poder ser a variante britânica.
Não me recordo de teres ficado insultado (não foste só tu, tenho que te dar esse crédito), quando por exemplo, um certo presidente americano disse que os mexicanos eram todos criminosos e precisavam de um muro à volta.. Se a memória não me engana, julgo que foste um dos que defendeu esse tipo de abordagem..
Essa analogia dos tempos do hitler também se aplicavam a esse caso ou não? Mudaste de opinião entretanto? Se sim fico feliz.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,706
7,977
Bragança
Não me recordo de teres ficado insultado (não foste só tu, tenho que te dar esse crédito), quando por exemplo, um certo presidente americano disse que os mexicanos eram todos criminosos e precisavam de um muro à volta.. Se a memória não me engana, julgo que foste um dos que defendeu esse tipo de abordagem..
Essa analogia dos tempos do hitler também se aplicavam a esse caso ou não? Mudaste de opinião entretanto? Se sim fico feliz.
Nunca me pronunciei sobre isso. Mas defendo a ideia que qualquer País que seja, qualquer um, tenha direito de defender fronteiras de migração económica e repara no que vou dizer: SEM CONTROL nenhum....isso é insustentável para qualquer nação a médio/longo prazo. Sei que consegues encontrar as razões para tal.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,144
9,201
Nunca me pronunciei sobre isso. Mas defendo a ideia que qualquer País que seja, qualquer um, tenha direito de defender fronteiras de migração económica e repara no que vou dizer: SEM CONTROL nenhum....isso é insustentável para qualquer nação a médio/longo prazo. Sei que consegues encontrar as razões para tal.
Também acho. Sem CONTROL ficamos desprotegidos.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
6,319
6,940
Isto já são muitos spin-offs! O que é factual é que a Rússia invadiu um estado soberano sob falsos pretextos, ponto!

Se eu fosse o Zelensky, ia ceder territórios porquê? Só porque sim? Também não é fácil abrir assim mão de parte do território e dos seus cidadãos. Se a Espanha invadisse Portugal e exigisse o mesmo, dequal parte abdicavamos primeiro?Do Algarve e Alentejo? Ou Trás-os-Montes e a Beira interior?

F#ck war! F#ck Putin!

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Isto já são muitos spin-offs! O que é factual é que a Rússia invadiu um estado soberano sob falsos pretextos, ponto!

Se eu fosse o Zelensky, ia ceder territórios porquê? Só porque sim? Também não é fácil abrir assim mão de parte do território e dos seus cidadãos. Se a Espanha invadisse Portugal e exigisse o mesmo, dequal parte abdicavamos primeiro?Do Algarve e Alentejo? Ou Trás-os-Montes e a Beira interior?

F#ck war! F#ck Putin!
Eu entregava lx na boa.

• Haha
Reações: aaveloso e mesenga

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,763
31,772
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mas gostava que te pronunciasses sobre isso. Seria engraçado entender, se agora, e com esta distância histórica, essa generalização de um povo é afinal uma estupidez e algo perigoso e digno de um passado histórico??. Afinal a generalização é algo de errado e perigoso ou não?
Em portugal, por exemplo, a generalização de um ataque a uma comunidade ou minorias em específico se é um caminho perigoso que pode levar ao surgimento de mais autocratas. Seria um exercício interessante de colocar..

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,111
16,062
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia

F#ck war! F#ck Putin!
Lisboa, depois de uma devida triagem.