Guerra Rússia - Ucrânia

Cheue

12 Maio 2016
24,049
38,216
Conquistas
7
108
mais uma maluquinha a usar uma guerra como propaganda politica...portuguesa.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
38,134
18,299
Agora no ténis: Rússia excluída da Taça Davis e Billie Jean King.
Vão ficar a jogar ao berlinde.

• Like
Reações: nuno40

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,083
9,645
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Mas por algum acaso a Rússia é um país comunista para se estar a empurrar pseudo culpas morais para um partido a definhar e praticamente em vias de extinção?
Nem o comunismo é o fim da invasão à Ucrânia. O planeta é completamente dominado pelo mesmíssimo modelo económico, não há comunismos em lado nenhum, pois todos os mercados são abertos e receptivos à iniciativa privada. A Coreia do Norte será talvez o modelo mais aproximado, em que o estado se encarrega de todo o processo económico. Os problemas que as nossas sociedades enfrentam hoje são problemas do nosso sistema, do sistema que existe, não de um sistema que não existe. As assimetrias gigantescas, o mal-estar que delas emana, os movimentos sociais e políticos de descontentamento, a tensão em que vivemos... são produtos deste sistema, não são da responsabilidade da Venezuela ou do PCP. A dependência ocidental em relação aos recursos energéticos russos e aos bens industriais/tecnológicos chineses não acontece por lógicas comunistas mas sim por um entendimento irrestrito, sem qualquer consideração ética, moral, social... da economia neoliberal. Acontece pela desregulação total dos mercados, que possibilita enviar a produção para locais onde não temos de nos preocupar com questões laborais, sequer com direitos humanos; antes com o menor custo e o maior lucro possíveis. Pode ser muito envolvente, muito apelativo... debater o comunismo, que é hoje uma relíquia histórica, mas o problema não está aí. O problema está noutro lado.

Última edição:
  • Like
Reações: aaveloso e Vlk

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,568
27,186
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
João Ferreira na CNN a defender as posições do PCP.
Até o antigo capacho do Sócrates o mete no lugar dele

• Wow
Reações: MartinsDragão

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,034
7,636
O PCP acabou por se autoflagelar publicamente. Tem sido constrangedor, muito sinceramente. Esta guerra, politicamente, poderia representar um balão de oxigénio caso quisessem distanciar-se dos homicidas russos e demais regimes ditatoriais. Reformar até alguns valores. Deixar de adorar pessoas como Maduro. O João Ferreira, nos debates das presidenciais, bem tentou, de forma muito suave, manter algum distanciamento... Mas a pré-formatação é forte.

Estudei jornalismo e os meus colegas eram comunistas na sua maioria. Hoje em dia, além dos jovens sentirem maior apelo de partidos como a IL, porque todos um dia sonhámos mudar o mundo, e eles sabem fomentar essa ilusão, já nem os meus ex-colegas comungam das ideias desse partido caduco.

Não tenho partido - e nunca tive, porque, como diria Raul Seixas, "só quero ser uma metamorfose ambulante"-, mas sempre tive uma queda maior para a esquerda. Contudo, regozijo-me pelo afundamento do PCP. Que a viagem não disponha de bilhete de volta.
O Milhazes ontem numa das entrevistas deu me a entender que para o PCP ter esta atitude só poderia haver 2 opções, serem atrasados ou haver dinheiro... sera que coiso?

Cheue

12 Maio 2016
24,049
38,216
Conquistas
7
108
João Ferreira na CNN a defender as posições do PCP.
Até o antigo capacho do Sócrates o mete no lugar dele
agora já estão a exagerar.
estão a convidar pessoal do PCP apenas e só porque sabem que dá audiências - hate-watcing.

um país a ser bombardeado mas bora lá convidar um gajo dp PCP pelo 5º dia seguido só para as pessoas ficarem muito indignadas quando o ouvem, isso é que é importante...
eles são alucinados, já se percebeu, já chega...

• Like
Reações: nuno40

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
28,121
20,783
Mas por algum acaso a Rússia é um país comunista para se estar a empurrar pseudo culpas morais para um partido a definhar e praticamente em vias de extinção?
A questão não é essa, a questão é como é que o PCP pode ignorar a invasão russa à Ucrânia não condenando a agressão e invasão de Putin a um país destruindo-o e matando civis e, ainda, a crise humanitária que desencadeou por consequência de um louco!