Guerra Rússia - Ucrânia

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,034
7,636
As ditaduras têm um fim simples: protegerem-se a si mesmas.

Não existe corrente ideológica que resista a este princípio-chave.
Ora nem mais. Tudo o que seja uma voz contra, é para sofrer as consequências. É basicamente impor uma ideologia, sem deixar que os outros a possam sequer questionar.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Opá, entendo porque cresci na Suíça. Claro que os salários e o alojamento são mais altos em Genebra que em Fribourg, mais se fores à Coop, à Migros, ao MacDonald's, em qualquer lado os preços são iguais. Na Ucrânia é igual.

Eu pagava mais ou menos 400$/mês em compras para 2 pessoas.

O significado do salário mínimo na Ucrânia é diferente.
A gente tinha habito de ser paga por baixo da mesa e esse salário mínimo está na lei mais para obrigar a pagar os impostos e as contribuições sociais, do que para garantir um nível de vida mínimo.
É comum na Ucrânia ganhar um salário de base baixo + "bonus" das quais não são deduzidas contribuições sociais e que representa a maior parte do salário limpo.

Não existem estudos fiáveis sobre os salários na Ucrânia, mas sinceramente não acho que seja mais baixo que na Bulgaria ou outros países daquela zona.

Também acho que é um país com um potencial agrícola, industrial e tecnológico absolutamente enorme e que após algumas reformas traria bastante à União Europeia.

Infelizmente... Com os Russos a ocupar o país...
Até em certas zonas de Portugal tens muitas pessoas que têm que ter um bocado de terra para não gastar o dinheiro todo no Continente,Leclerc e companhia. Alguns ( em Tras-os-montes por exemplo) até na propria agua evitam de gastar dinheiro. Para desenvolver esses paises é preciso que os contribuintes tenham a capacidade de o fazer. Tens estados membros como é o caso da França cada vez mais endividados, com a pobreza a aumentar e com um tecido industrial cada vez menos importante. Ir buscar mais um pais com um salario minimo cinco vezes inferior, e a nivel de proteção social nem se fala porque a França é recordista, seria uma enorme asneira. Sobretudo quando tens tratados que te impedem de lutar contra as deslocalizaçoes/movimentos de capitais. Mas claro que para certas pessoas é uma excelente oportunidade, alguns nem sequer o conseguem esconder.

Última edição:

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Segundo o Nuno Rogério entraram 80 mil ex militares e voluntários com treino militar em Kiev para combater os Russos nas últimas 48 horas.

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Até em certas zonas de Portugal tens muitas pessoas que têm que ter um bocado de terra para não gastar o dinheiro todo no Continente,Leclerc e companhia. Alguns ( em Tras-os-montes por exemplo) até na propria agua evitam de gastar dinheiro. Para desenvolver esses paises é preciso que os contribuintes tenham a capacidade de o fazer. Tens estados membros como é o caso da França cada vez mais endividados, com a pobreza a aumentar e com um tecido industrial cada vez menos importante. Ir buscar mais um pais com um salario minimo cinco vezes inferior, e a nivel de proteção social nem se fala porque a França é recordista, seria uma enorme asneira. Sobretudo quando tens tratados que te impedem de lutar contra as deslocalizaçoes/movimentos de capitais. Mas claro que para certas pessoas é uma excelente oportunidade, alguns nem sequer o conseguem esconder.
Há 10 anos atrás falavam mal da Polónia da mesma maneira, que eram pobres e tal.
Hoje em dia já estão muito à frente de Portugal, Grécia, etc.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Há 10 anos atrás falavam mal da Polónia da mesma maneira, que eram pobres e tal.
Recebemos tanta malta da Romenia com história do caraças e para o ano a economia romena ultrapassa a nossa….

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
A Polonia não é um contribuinte liquido ao orçamento europeu. Nem tem o euro( neste caso forte) o que permite ao contrario de Portugal,França e Grécia por exemplo , de desvalorizar a moeda para aumentar a sua competitividade. E têm tambêm outras vantagens que não tem Portugal ( o que não quer dizer como é obvio que Portugal tenha tido dirigentes competentes). Ir buscar mais um beneficiario aos fundos europeus depois da Covid com contribuintes que têm dividas que explodiram, serviços publicos em pior estado e empresas que vão ter que reembolsar os emprêstimos não seria uma decisão muito inteligente.

Última edição:
  • Like
Reações: Czarli9

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,181
73,035
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Recebemos tanta malta da Romenia com história do caraças e para o ano a economia romena ultrapassa a nossa….
Isso também são falácias liberais.
Esses dados não significa que se vive melhor na Polónia ou na Roménia porque não se vive. Ponto.
Não vejo imigração portuguesa para a Roménia, nem para Polónia.

Se não estou em erro a Estónia também nos ultrapassou e no entanto eu tenho um amigo que agora foi para lá treinar o Tammeka, e ele diz-me que o nível de vida é muito mais baixo que em Portugal. Nem comparação tem.

Por isso eu esses dados vale o que vale.

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,675
131,666
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Esses dados não significa que se vive melhor na Polónia ou na Roménia porque não se vive. Ponto.

Se não estou em erro a Estónia também nos ultrapassou e no entanto eu tenho um amigo que agora foi para lá treinar o Tammeka, e ele diz-me que o nível de vida é muito mais baixo que em Portugal. Nem comparação tem.

Miguel Santos!

A questão de crescimento económicos, de facto esses países cresceram imensamente, assim como Portugal cresceu no período após a entrada.
Na questão de nível de vida, esses países (repúblicas do Báltico e Polónia) ainda estão um pouco atrás, quanto à referida Roménia muito atrás ainda, acho que o pessoal não tem consciência para achar que na Roménia se vive perto sequer do que se vive em PT.

Uma vez cruzei-me num hotel daqui da zona (eu estava em conferências) com uma equipa de andebol feminino da Estónia, escusado será dizer que fiquei com vontade de as acompanhar para Tallin, o @Dragão Tirsense fica triste pois ainda não pode lá ir.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142

Eu tenho amigos que vão regressar à Romenia porque vão ganhar lá mais q cá…

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,099
24,740
Gaia
Está a tentar alistar-se no Grupo(Brigada )Wagner, para ir matar os nazis ucranianos. Não sei se o deixam entrar, exigem 2 flexões nas provas físicas .
------------------
Senão entrar na brigada vai para junto dos Tchechenos para ver como eles são meiguinhos lá nas traseiras do Don Baas.