Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,374
4,035
Isso de esquerda e direita para o Putin é uma anedota, é um autoritário que simboliza a captura do aparelho de estado pelas antigas forças securitárias da URSS e estaria tão bem à frente de um partido fascista como de um comunista, assim como de outra qualquer ideologia desde que seja ele a mandar, e depois a ideologia em si torna-se completamente secundária e apenas serve fins propagandísticos.

Calhou que no contexto que ele chega ao poder, o espaço politico que o primeiro apoiava era uma espécie de centro direita politico russo, porque esse era depois da dissolução da URSS o espaço politico mais popular da europa de leste na década de 90 e ele transita directamente do governo do Yeltsin para o poder, mas desde aí já evoluiu para uma espécie de partido sem ideologia que representa o estado russo e tanto a extrema direita ou a extrema esquerda russa dão-se bem com ele, até o partido do Navalny que é o único que ainda faz alguma oposição vota em muitas das mesmas coisas que nós aqui criticamos no Putin.
Putin é um líder nacionalista de tendência autocrática. E é sabido que o nacionalismo tanto se pode enquadrar à esquerda como à direita, é irrelevante. O que é relevante para um líder nacionalista é ter sobre controlo o poder económico e financeiro, assim como os partidos políticos e os meios de comunicação financiados por esse mesmo poder.
Na Europa ocidental, onde todos os líderes políticos (de Merkel a Costa) são cooptados desde o liceu pelo poder financeiro globalista (Young global leaders" do Fórum Econ. Mundial, etc.), esta mentalidade nacionalista e autocrática é difícil de compreender e de aceitar. Daí que no Ocidente os apoiantes de Putin se encontrem nas franjas da extrema-esquerda ou da extrema-direita, que partilham a mesma desconfiança pelo parlamentarismo e pela democracia representativa.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,374
4,035
Fizeram o mesmo na Crimeia, depois de escurraçarem toda a gente de lá,
Fonte?

Demografia da Crimeia em 2001
Russos: 60%
Ucranianos: 24%
Outros: 16%

According to the 2001 census, 77% of Crimean inhabitants named Russian as their native language, 11.4% – Crimean Tatar, and 10.1% – Ukrainian. Of the Ukrainians in Crimea, 40% gave Ukrainian as their native language, with 60% identifying as ethnic Ukrainians while giving Russian as their primary language.

• Like
Reações: Hulk27

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,174
6,920
Bragança
Eu não. Para quê dar a tua vida por quem não quer saber de ti?
Eu dava a minha vida pela minha família, não pelo meu país.
Não entendo como consegues separar ambas. Uma situação hipotética, imagina que forças do ISIS invadiam Portugal, não lutavas para manter o nosso modo de vida ou deixavas a barbárie, tomar conta da coisa ? Uma coisa são guerras tipo a colonial, outra é lutares pela tua casa ...

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Entre falar alemão e morrer pela pátria (melhor dizendo, pelos donos da pátria), deixa-me que cá ver o que é que eu preferia....hum. Como já falo um bocadinho de alemão, se calhar...
Podemos sempre pensar num cenário entre "não morrer pela Pátria" e morrer num campo de concentração....são escolhas, cada um fica com elas!!

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,374
4,035
Não entendo como consegues separar ambas. Uma situação hipotética, imagina que forças do ISIS invadiam Portugal, não lutavas para manter o nosso modo de vida ou deixavas a barbárie, tomar conta da coisa ? Uma coisa são guerras tipo a colonial, outra é lutares pela tua casa ...
Na minha opinião, defender a nossa casa enquadra-se em defender a nossa família. A questão é onde acaba a nossa casa? Na fronteira com Espanha? Na fronteira da UE? Da NATO? Ou na fronteira da região onde vivo? Mas e se eu viver no estrangeiro?

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,374
4,035
Podemos sempre pensar num cenário entre "não morrer pela Pátria" e morrer num campo de concentração....são escolhas, cada um fica com elas!!
Ou ser simplesmente executado como refractário (aconteceu na 1ª guerra mundial). Ou fugir para um país neutro. Há sempre mais do que duas opções.

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Ou ser simplesmente executado como refractário (aconteceu na 1ª guerra mundial). Ou fugir para um país neutro. Há sempre mais do que duas opções.
Depende, nem todos têm ou tiveram hipotes de escolha...depende de muitas variáveis (tempo, localização, meios, etc).
Mas de uma coisa tenho a certeza, na 2.ª Guerra Mundial se todos tivessem optado por essas hipóteses em vez de combater (quer nas linhas da frente, quer na Resistência), o mundo hoje seria bem pior!!!

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,374
4,035
Depende, nem todos têm ou tiveram hipotes de escolha...depende de muitas variáveis (tempo, localização, meios, etc).
Mas de uma coisa tenho a certeza, na 2.ª Guerra Mundial se todos tivessem optado por essas hipóteses em vez de combater (quer nas linhas da frente, quer na Resistência), o mundo hoje seria bem pior!!!
Que o mundo estaria bem pior se o adolfo tivesse ganho, não tenho nenhuma dúvida. Mas isso não serviu de grande consolo aos jovens ingleses, franceses, russos, etc. que perderam a vida para o derrotar, quando nem sequer podiam ter a certeza de que a vitória era certa.

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,980
19,223
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Se fosses alemão na II Guerra Mundial ou fugias a tempo ou as SS "tomavam conta de ti" e morrias não a combater mas por não querer combater.
Claro, eu sei disso. Mas voluntariamente nunca. As guerras nunca são para beneficiar o povo nem os seus interesses.

Última edição:
  • Like
Reações: Dagerman

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,980
19,223
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
A Rússia não é o ISIS

• Like
Reações: Dagerman

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Que o mundo estaria bem pior se o adolfo tivesse ganho, não tenho nenhuma dúvida. Mas isso não serviu de grande consolo aos jovens ingleses, franceses, russos, etc. que perderam a vida para o derrotar, quando nem sequer podiam ter a certeza de que a vitória era certa.
Com todo o respeito....se achas que havia outra solução que não combater nesse cenário, tudo bem, eu pessoal e infelizmente, não vislumbro que tivesse havido outra hipótese.

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana