Acho que ainda ninguém percebeu o que o Putin realmente quer e pensa que consegue, se garantias para que a Ucrânia não entre na NATO, se as regiões que neste momento se declaram independentes, se o leste da Ucrânia, ou se todo o país. No entanto e com os números avançados pelos media que foram mobilizados em redor da Ucrânia, parece-me que só 2 desses objectivos são realisticamente possíveis, algum entendimento em relação à NATO ou anexar estas «republicas» separatistas, qualquer objectivo para além desses requer uma mobilização geral do exercito russo.
E não me parece que o objectivo de controlo total da Ucrânia seja exequível, porque mesmo que o exercito russo derrotasse o ucraniano e ocupasse todo o seu território seria no longo prazo uma situação impossível de gerir para os russos, a maior parte da Ucrânia não quer fazer parte da Rússia, só mesmo no leste há quem o queira, e talvez seja isso o pior que pode acontecer e o país se dividir em dois ficando por saber exactamente qual seria a nova fronteira, mas para isso só mesmo com o exercito todo mobilizado, e como tal teria que existir aqui ainda um escalar para que esse fosse o plano do Putin.
O mais provável será mesmo o ocidente eventualmente ceder e a Ucrânia seguir o modelo da Finlândia, ficando por saber se também aceitam a anexação da Crimeia e eventualmente destas «republicas» separatistas, a realidade é que neste momento da história os povos ocidentais já não estão dispostos a deixar os seus filhos irem morrer para outro lado do mundo contra um adversário que mesmo que a vitória seja quase certa garantirá imensas baixas, para além de que provavelmente levaria a um crash na economia pelo receio que escalasse algo a nível nuclear, sem existir sequer o pretexto de defesa de um aliado da NATO acabam por ter a desculpa perfeita, e vamos ver o mesmo filme daqui a algum tempo a se repetir com Taiwan e os chineses.
Quanto às sanções, só seriam verdadeiramente eficazes se a China também se juntasse às mesmas, vão criar estrago e desgaste interno da imagem do Putin, mas mesmo que acelerem a sua saída do poder, será sempre para ir para o poleiro alguém que lhe seja próximo porque os media russos são controlados por um grupo de oligarcas aliados ao Putin, ou seja, será mais teatral que outra coisa.