O meu voto e como decidi na última semana (creio que 5ª Feira) mudar.
Não sou obrigado a revelar as minhas intenções de voto mas apetece-me partilhar aqui o que se passou comigo acerca de qual Partido levaria o meu voto desta vez.
Antes de explicar essa intenção vou revelar desde 1975 em quais Partidos votei, a memória pode atraiçoar-me, são quase 47 anos, mas não devo errar por muito.
Fruto da evolução que tive na adolescência em 1975, já vinha de trás essa tendência concretamente de 1971, votei FEC-ML duas vezes - eram os tempos do utopismo maoísta que começou por volta de 1966 com a tendência social fascista da ex.URSS. Em 1980 tive uma viragem de 180 graus e votei AD fruto de admiração que tive por Sá Carneiro. Com a morte dele deixei de votar nessa força política e a pouco e pouco aproximei-me da esquerda novamente. Não recordo em quem votei na década de 80 após Sá Carneiro exceto em Soares contra Freitas do Amaral mas devo ter votado na UDP que teve várias vezes um deputado na AR. A partir de 2000 votei, creio, sempre no BE. Há uma exceção durante os mandatos de Rui Moreira porque votei sempre nele.
Apesar de ter votado várias vezes no BE não significava que as suas ideias coincidissem com as minhas em diversas matérias tais como Europa, Nato e certas políticas económicas. São bastante divergências mas não me sentia inclinado a votar PS e tendo que votar escolhia digamos para mim o mal menor (BE). CDU estava fora de questão fruto do meu passado e de nunca se ter retratado do apoio que deu à ex.URSS e ter relações amizade com a Venezuela ,Coreia do Norte e PC Chinês, dizem que não concordam com tudo mas são "abstratos".
Agora finalmente a minha decisão de votar PS desta vez.
Creio que 5ª Feira passada estava aqui no PC a fumar e a cabeça começou a fervilhar; "estive contra o chumbo do OE e vou votar BE? Não posso fazer isso e decidi após um largo tempo de reflexão votar PS".
Outros ex.votantes do BE e CDU podem ter tido a mesma ideia ou talvez outra.
A outra talvez fosse verem as sondagens taco a taco Costa e Rio e darem força a Costa para vencer Rio.
Após conhecidos os resultados mesmo que não houvesse deslocação de votos BE e CDU para o PS, Costa ganharia na mesma mas sem maioria absoluta - os dados que estão no meu post anterior comprovam isso.
Mas é melhor ter um PS maioritário que uma AR sem maioria, a geringonça estava morta e a renascer um dia será com outra gente, outras situações diferentes das atuais.
Rui Rio se ganhasse, e sabe-se agora que se o conseguisse teria que esvaziar a IL e o Chega - teve menos 750.000 votos que o PS e nunca teria maioria nem de perto nem de longe.
A única hipótese que teria, e era isso que ele queria, era entender-se com o PS. Foi para isso que ele lutou.
Outro derrotado e não falado é Marcelo Rebelo de Sousa, só com um entendimento PS e PSD se tornaria relevante - agora tornou-se irrelevante de todo.