Eu pessoalmente sou de esquerda, ainda que pessoalmente a direita me beneficiava mais.
Mas a meu ver, qualquer pais tem que ter controlo de varios pontos: comunicação, saude, pensões, energia.
Para mim é impossível ter confianca em sistemas mistos de SS. A meu ver, isso terá que ser iniciativa propria e não promovido pelo estado.
Saude, outro ponto ao qual não abdico. Um gajo hoje ta bem, mas não sei o dia do amanhã. Hoje tenho possibilidade de ir ao privado caso deseje porque não quero esperar etc. O que não quero é que algum dia, se vá para a privatização da saude. Isso é um caminho sem volta, porque reerguer um sns apos ser privatizado, para mim seria algo hercúleo!
A meo/pt, é algo que a meu ver teria que ser publico. Não temos uma alternativa publica. Vemos as operadoras a subir precos quase de braco dado.
A EDP, é outra coisa que para mim nunca devia ser privatizada.
Os CTT, o que acontece caso os ctt vá ao charco? Quanto tempo demoramos a montar uma empresa com uma cadeia de distribuição e infraestruturas para distribuir cartas?
Por acaso no caso dos correios, conheco profissionais ja me disseram que andam sempre sobrecarregados desde que aquilo privatizou. Um gajo bem vê, as vezes vem 2 carteiros diferentes cá a casa! Não sabem as moradas porque as vezes vem para determinada zona de paraquedas (isto antes da pandemia, porque com a pardemia, eu entendo que podem haver baixas).
Ja nem falo nos delirios da CDS, que acha que se alguem quiser por o filho no colegio dos riquinhos, que todos pagamos isso. Temos que melhorar as nossas escolas, o nosso metodo de ensino no publico, e não pagar ao publico para se deslocar para o privado!
Volto a dizer, a Direita a mim, pessoalmente serve-me melhor, ganhava mais com isso, mas acho que antes de mudar para a direita, quero que o pais e a população mais pobre possa estar num patamar que considere suficiente. Aceito que se melhore os incentivos ao investimento, mas não privatizações.