#Basquetebol Max Landis

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,190
2,275
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Revi o lance em que se lesionou e não existe mecânica de rotura de ACL nenhuma ali, isso seria quase fisicamente impossível.
Mas só mesmo quem o operou é que sabe o estado estrutural de ambos os joelhos (já que rompeu o ACL nos 2 joelhos no espaço de um ano), e como correu o processo de revascularização tecidular etc.
À primeira vista parece-me quase impossível ACL, mas com a genética dele, já me acredito em tudo, infelizmente.
Esperemos pelo melhor. Como disse, nunca na minha vida vi, ou li, sobre um caso de 3 roturas de ACL num espaço de dois anos (2019-2021), e quando se tratam de operações sob a chefia de cirurgiões hiper competentes, como é o caso, ainda mais insólito seria.
Não vi o lance em causa mas lembro-me de o Asenjo, guarda redes do Villarreal ter feito 3 roturas do cruzado anterior num espaço muito curto de tempo, talvez uns 3 anos.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
9,850
16,611
Conquistas
7
62
Porto
Não vi o lance em causa mas lembro-me de o Asenjo, guarda redes do Villarreal ter feito 3 roturas do cruzado anterior num espaço muito curto de tempo, talvez uns 3 anos.
Já rompeu 4 vezes, mas não rompeu 3 vezes em tão pouco espaço de tempo. Rompeu em 2010, 2011, 2015 e 2017.

Dizer ainda que as do Asenjo são diferentes da do Landis na medida em que as do Asenjo são muito provavelmente recidivas diretamente ligadas a processos de recuperação deficientes, ou acelerados. As primeiras 3 roturas foram no mesmo joelho. Nas primeiras duas roturas parou 6 meses até regressar à alta competição, o que genericamente falando, é muito pouco tempo.
As guidelines protocolares para ruturas do ACL eram de 6 meses há anos atrás (apesar de ainda se continuarem a ver este tipo de prazos aqui e acolá e muitas vezes corre mal - o Zaniolo que o diga), mas por alguma razão foram aumentando gradualmente quando com os anos se foi provando que completa revascularização e recuperação dos indíces elásticos tecidulares de 90 a 100% na grande maioria dos casos, só após o oitavo mês de recuperação.

Landis teve uma paragem de mais de 365 dias em competição entre a primeira lesão e o regresso competitivo e nove meses na segunda, e rompeu o ACL do outro joelho. Daí dizer que seria inédito, ou que pelo menos, nunca ouvi um caso de 3 roturas em 2 anos em mais que um joelho.

Última edição:

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,692
17,252
Estamos fodidos então para os objectivos europeus. É um jogador diferenciado no tiro exterior. Outros vão ter que se chegar à frente.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
122,776
55,633
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Vá lá que não serão meses e 'apenas' um mês.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

• Like
Reações: Flamma

fernandoneves9

Bancada central
3 Setembro 2013
1,051
2,114
Matosinhos
Pela forma como meteu a mão na coxa, acredito numa lesão no isquiotibial. São lesões chatas mas se for nível 2, sem rotura... Umas 3 semanas devem bastar. O problema desta lesão é a reincidência.

• Like
Reações: Paolitik

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,317
5,600
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Eu sei que podemos ver isto como azar, que o é, mas apenas na qualidade de ex-lesionado parece-me que há ali notórias fragilidades físicas. Um pouco como o Sheehey, só com a diferença de sendo ambos glassmen, o Landis não se encolhe.
É altura de fazer opções. Assim de cabeça, penso que se queremos ter aspirações lá fora precisamos de um sg que faça pontos do perímetro. Podemos dizer que um mês é adaptação, mas eu não acredito num mês de recuperação sem mazelas. São muitos sinais.
Mas como não há dólares, espero que Tinsley e Odomes se agigantem.

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
122,776
55,633
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
No nosso melhor momento do jogo muito se deveu aos seus lançamentos, mas mesmo antes da lesão já estava a ser melhor defendido.

Esperemos que não seja grave.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

• Like
Reações: Azul Escuro

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,345
3,626
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Compreendo que ninguém sofra mais com isto do que ele, mas efectivamente Landis e lesões andam de mão dadas constantemente, infelizmente para ele e para nós, portistas.

• Like
Reações: Emanujor