Estou nos meus trintas, e tenho um estilo de vida saudável, não bebo álcool, não fumo, nem tenho qualquer tipo de patologia ou doença hereditária na minha família, seja do lado materno ou paterno.
Se estás informado então sabes que há alguns casos em que isso que referes, ou seja, teres um estilo de vida saudável, não beberes álcool, não fumares, nem teres qualquer tipo de patologia ou doença hereditária, não é impeditivo de ires parar a uma cama do hospital. São casos raros mas acontecem.
Dou-te um exemplo de alguém próximo: relativamente jovem, tal como tu sem doenças, tal como tu não bebe nem fuma e pratica desporto regularmente até de forma intensiva, tomou as duas vacinas e mesmo assim ficou mal quando apanhou o bicho. E só não foi ao hospital porque, lá está, tinha a ferramenta de proteção chamada vacina lá dentro, mas mesmo assim ficou um mês completamente debilitada. Um mês. Caso não as tivesse tomado, provavelmente, a coisa teria sido ainda mais grave. Claro que podia ter tido mais sorte e não lhe ter acontecido nada, como a ti e aos teus.
do que usar um tratamento que está autorizado provisoriamente pela EMA e o qual inibe os seus produtores de serem processados ou responsabilizados por quaisquer efeitos colaterais, sejam adversos ou não.
Tomas aspirinas e medicamentos do género? Se tomares algum medicamento dos que estão aprovadíssimos e morreres achas que a farmacêutica vai indemnizar a família? Já leste as bulas dos medicamentos, por certo. Sabes que TODOS os medicamentos, alguns deles aprovados temporariamente - depois passam a definitivos - têm efeitos secundários e, em casos raros, matam pessoas? Todas as pessoas reagem de maneira diferente aos medicamentos mas se a ciência diz que é seguro usá-los porque a grande maioria das pessoas não sofre efeitos secundários e o bem que faz ultrapassa em muito os riscos, o medicamento entra no mercado. Só quando muitos casos graves começam a acontecer é que o mesmo é retirado do mercado. E no caso das vacinas isso não aconteceu.
Eu não vou contra a opção das pessoas não se quererem proteger contra este vírus. Cada um sabe de si. Se me disseres: não tomo porque acho que não preciso dessa proteção. Ok, tudo bem. Sabes que tens à disposição uma proteção mas não a queres usar porque queres viver a vida dentro do risco e sentes ou achas que estás protegido o suficiente.
Mas vou contra pessoas que nunca estudaram ciência na vida acharem, de forma arrogante, que quem o fez durante uma vida inteira não faz ideia do que anda a fazer. Pessoas que não são entendidos nem estudam a ciência que está por trás das vacinas nem fazem puto ideia de como uma vacina é feita, testada e aprovada para a população com margens de segurança altíssimas, virem dizer que as mesmas são provisórias e tal, dando a entender que os milhares de cientistas, certamente muito mais inteligentes do que tu e eu, lançaram uma coisa mal amanhada e mal feita para a população querendo com isso só fazer milhões e milhões sem olhar à segurança das pessoas. Isso é filme sci-fi que, na realidade, não existe.
Antigamente uma vacina demorava mais tempo a ser produzida porque os meios e a tecnologia eram inferiores às que existem hoje, pleno século XXI. Daqui a 50 anos, para um qualquer vírus que apareça, haverá uma vacina, segura, em menos de 2, 3 meses, porque a tecnologia e a inteligência que as produzem vão ser muito superiores àquilo que existe hoje. É isto o progresso. O que me incomoda são pessoas que ainda acham que estamos no século XII e qualquer medicamento que aparecesse era obra do diabo ou das bruxas de Salem.
Pessoas essas que, por exemplo, hoje em dia usam telemóveis que têm tecnologia que parece magia, que transmitem em frequências invisíveis pelo ar, que encostam o telemóvel topo de gama ao cérebro e nem sequer pensam "eh pá, se calhar esta nova tecnologia feita há menos de 6 meses, nem foi testada, nem se sabe se estas novas frequências do 5G vão fazer mal e vão trazer cancros e coisas e tal". Ou seja, dão por garantido que uma ciência é segura mas outra não? O lobby das operadoras não terá lançado o 4G e o Wi-fi para nos controlar a todos e meter no cérebro mensagens subliminares para sermos obedientes e o camandro? É muito fácil ser criativo e encarreirar pelo absurdo, acredito que por quase todos termos vidas banais e a necessitar de algo que as estimule para além do normal casa-trabalho-casa e outras questões mais complexas.
Provavelmente estás vivo hoje porque os teus pais te vacinaram quando eras pequeno e, nessa altura, muito menos se sabia dos efeitos das vacinas. Mas mesmo assim a ciência lançou-as para o mercado e salvou milhões de vidas.
P.S. está para sair um novo medicamento oral da Pfizer - já foi aprovado pela FDA nos EUA - que vai tratar dos efeitos da covid reduzindo muito as suas maleitas, muito como o Antigripine faz com a gripe. Vais tomá-lo se voltares a contrair o vírus e ficares com sintomas mais graves ou vais aguentar como um touro rijo? Quando tens gripe ou te dói a cabeça não tomas nada porque tens medo dos efeitos dos medicamentos? Se um dia tiveres um tumor vais deixar tudo nas mãos do teu portentoso sistema imunitário ou vais querer uma ferramenta que o ajude a combater e a erradicar?