A
Ao que parece antes.
Aqui parece que já tinha atingido mais de uma pessoa (há fotos gráficas que podem ser facilmente encontradas, mas podes ver por ti mesmo).
Respondendo à tua pergunta, um jovem de 17 anos, sair à rua com uma arma do género responde por si mesmo. Fosse ele de outra cor ou religião e seria terrorismo, fanatismo ou outra coisa qualquer. Mas falamos de um país em que legalmente só podem comprar álcool com 21 anos, mas podem comprar armas com idades bem inferiores. Além disso, podem matar e ferir e não acusados
De salientar que este jovem mata 2 pessoas em protestos que existiram após um afro-americano ter sido baleado pela polícia com 7 tiros pelas costas. (O polícia também não foi acusado de nada).
Federal prosecutors say they won't file charges against a white police officer who shot Jacob Blake in Wisconsin last year.
apnews.com
Voltas ao mesmo, que é completamente fora da discussão que tentei fazer e aquilo que pretendo discutir.
Exponho o meu caso e aquilo que me fez comentar.
Vivi sozinho cerca de 1 ano numa zona rural, distrito Castelo Branco, que sofreu durante esse ano uma vaga de assaltos durante o Verão. A casa, já bem velha, estava afastada uns 600 metros da estrada por um caminho de terra batida e era bordada com terrenos com vacas, ovelhas e uns arbustos e árvores de média dimensão - aquilo que se chama um ermo autêntico, mas que não me conferia uma visão clara do caminho. Uma noite, creio que em Agosto e já sabendo dos assaltos, os meus dois cães desataram a ladrar pelas duas / três / hora em que não devia de haver grandes razões para começarem a ladrar. Ouvi um som repentino, um dos cães ganiu e calaram-se os dois animais.
Podes imaginar como saí da cama... tinha uma pressão de ar e era a única "arma" que tinha mas que, convenhamos, nada fará contra uma pessoa mal intencionada a não ser que uses como um bastão. Tremia que nem varas verdes. Quando saí de casa, a gritar caralhadas, lembro-me perfeitamente do cenário, conseguia ver até alguma distância e estavam os dois cães a olhar para mim a dar ao rabo (EDIT:e ninguém à vista). Olho para o poço, que estava coberto com uma chapa, e vejo um bocado de uma telha em cima. Deduzi que um bicho qualquer bateu nesse pedaço de telha, ela caiu em cima da chapa, fez o barulho que eu ouvi, o cão acagaçou-se e ganiu. Fora brincadeira, lembro-me como se fosse hoje, está muito vivo na minha memória.
Logo no dia a seguir, arranjei um contacto na aldeia e tive durante o resto do ano uma arma que nunca tive que usar, graças a Deus. Sempre fez muita confusão com a minha companheira, até que no final do ano nos mudamos para Castelo Branco e me desfiz da arma.
Desde esse episódio, fiquei um bocado paranoico neste tema.
Depois disto tudo, perguntas o que terá isto a haver com o que tenho perguntado. Evidentemente, não matei nem faço intenção de matar ninguém e que deus me livre de ter que chegar a um ponto desses. A minha curiosidade foi "picada" porque se arranjei uma arma, foi precisamente por estar cagado de medo e por querer ter os meios necessários para me defender.
Não teço comentários neste julgamento e neste caso. Não o acompanhei (com excepção da tirada que falei acima creio que relativa ao jogo Call of Duty), reduzo-me ao silêncio, daí não estar com interesse em ver as fotos. Infelizmente, em Angola, já vejo mortos que chegue e tenho noção do baixo custo da vida humana que por cá se pratica.
Desculpa o testamento.