Há quem conte e quem estude o crime, há relatórios anuais de criminalidade, ... caso contrário aplicar-se-iam políticas conforme o feeling das pessoas. Feeling esse que pode estar desfasado da realidade. O colega disse-me que pessoalmente nunca teve problemas, embora conheça casos. Pois eu também nunca os tive e igualmente os conheço. Será estranho se todos ou a esmagadora maioria afirmar o mesmo. É necessário conhecer o que não se conhece, apenas isso; não falaria de mentira, embora também haja motivações para tal, como poderá imaginar. Desconhecimento. Posso não saber o que se passa neste momento, mas o colega que afirmou que vivemos uma brutal onda de violência também não sabe.
... é natural que o relatório anual da criminalidade mostre um aumento da violência e de facto exista mais crime na noite de hoje. Desde logo porque há noite, coisa que não houve com os confinamentos e medidas restritivas. Até poderá haver uma situação nova, dados os previsíveis excessos do retorno. Em todo o caso, torna-se necessário saber se vivemos um período de criminalidade normal, crescente mas pouco, anormal, ou uma coisa completamente explosiva como a tal onda de que o colega anterior falava.