Actualidade Internacional

Pixel

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,407
5,540
Não digo isto com 100% certeza, mas penso que numa fase inicial o stalin felicitou o hitler pelo sucesso da invasão e ocupação da França.

Acho que ouvi isto num documentário sobre a WW2.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Sim, nunca vimos o verdadeiro comunismo

A ideologia perfeita na proliferação da miséria coletiva
Se fosses negro e vivesses os EUA nao dizias isso. A não ser que fosses um grandes jogador de basquetebol.

Enviado do meu SM-T865 através do Tapatalk

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,655
5,655
Eu que livre de amarras ideológicas me confesso mas um apaixonado pela história (que um dia ainda conto aqui porque não fui para Humanidades e me dediquei à gestão, aos números e coisas de capitalista) confesso um grande arrepio quando mistura fascismo e nazismo como se fossem o mesmo.
É uma coisa muito século XXI esse hábito. Históricamente é aberrante.

A maioria nem sabe que Mussolini não é o progenitor do fascismo. Mas sim alguém que ele admirava mas não queria como adversário político, Gabriele D'Annunzio, poeta, herói de guerra, jornalista. As bases do fascismo nascem na Carta de Carnaro, quando D'Annunzio ocupa com ajuda dos arditi a cidade de Rijeka (Fiume) que continha um grande número de italianos e que havia ficado entregue aos jugoslavos após a 1a Guerra. Declara um estado independente com princípios corporativistas.
Toda a panóplia de estado fascista se Mussolini nasce de D'Annunzio, os seus discursos para multidões a sua capacidade oratória, as marchas militares (por ser herói de guerra D'Annunzio tinha grande influência junto dos militares), até os infames camisas negras nascem daí.
Mussolini foi hábil, conseguiu afastar D'Annunzio da vida pública (teve uma "queda" da janela que o confinou a uma vida domestica) e tomou a bem dizer o seu lugar usando todas as estratégias dele.
Mas quem incendiou (literalmente) a paixão pelo fascismo aos italianos foi o Francesco Giunta.

• Like
Reações: Edgar Siska

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,543
75,259
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Tal como a Francesa...
Não tenho vergonha nenhuma, digo tudo aquilo em que acredito, não sou comunista.

E sim às vezes mando umas postas, não te chateies pá, somos todos amigos 🤣
Não digo isto com 100% certeza, mas penso que numa fase inicial o stalin felicitou o hitler pelo sucesso da invasão e ocupação da França.

Acho que ouvi isto num documentário sobre a WW2.
Disso nunca li qualquer registo.
Mas não acredito que ficasse muito satisfeito, porque quanto mais terreno os nazis conquistassem, mais matéria prima e humana recolhiam para o esforço de guerra.

Stalin não era burro nenhum, e com estes acordos tentava ganhar tempo para preparar o exército para o inevitável combate que iria acontecer. Mesmo que conquistasse os bifes, sem o leste, não estaria completo o objetivo do Adolfo.

Ter acesso às riquezas mineirais dos soviéticos, o petróleo do Cáucaso e a quantidade de trabalhadores que iria recolher para a máquina industrial boche, faria dos nazis o que hoje é os EUA.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,543
75,259
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Mas quem incendiou (literalmente) a paixão pelo fascismo aos italianos foi o Francesco Giunta.
O problema é este:

Nós falamos daqui, num conforto brutal, no maior nível de vida que a civilização humana já viveu...

Viver na década de 20/30, depois de um conflito que chacinou 80 % da juventude da era, que incapacitou outros tantos, com um desemprego galopante em todos os países europeus, com todos em convulsões sociais, com fome, insegurança, sem perspetiva de futuro, é normal que as pessoas aderissem a coisas menos positivas.

É mais fácil comeres um bolo com cianeto, ainda que cheire um pouquito, quando estás esfomeado, do que depois de comeres um pica no chão.

Contexto é tudo.

• Like
Reações: Edgar Siska

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Marx, Trotsky, Kaganovich, Sokolnikov, Litvinov...tudo gente proeminente do comunismo de origem judaica.

Mas a parte grunha e hooligan da esquerda é, como qualquer grunho, analfabeta.
Tens de chamar o Ventura para compôr a coisa.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,673
6,949
46
Lisboa
Marx, Trotsky, Kaganovich, Sokolnikov, Litvinov...tudo gente proeminente do comunismo de origem judaica.

Mas a parte grunha e hooligan da esquerda é, como qualquer grunho, analfabeta.
Eu acho engraçado é vocês reagirem ao mínimo disparate do Phillip de esquerda. Mas seguem feitos anjinhos os ardis, boçalidades e idiotices do Phillip de direita.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,509
135,487
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Se fosses negro e vivesses os EUA nao dizias isso. A não ser que fosses um grandes jogador de basquetebol.

Ia jurar que um americano negro tinha chegado a presidente.

Acusa o pessoal de racismo mas perpetua um preconceito de que os negros só servem para basquetebol.
Isto quando existiram grandes americanos negros, desde escritores e poetas a desportistas sim e também grandes políticos, cientistas como George Washington Carver (provavelmente a figura mais importante para agricultura moderna), pessoas líderes nas suas áreas, músicos, militares, astronautas, médicos, grandes exploradores, empresários, advogados, juízes...

Mas para o génios os "pretos" nos Estados Unidos só são bons é com a bola e o cesto, não têm mais sucesso possível.
Um suposto anti-racista faz a mais racista afirmação do fórum.
Tu nem te expressar sabes, nem para tentares afirmar que há racismo (e todos reconhecemos que há pessoas racistas infelizmente no mundo que perpetuam pensamentos execráveis), metes os pés pelas mãos de todo o jeito.
A lei americana e a Constituição dos Estados Unidos da América não consagram qualquer diferença baseada na etnia. Na sua letra ela é indistinta quanto a isso os cidadãos tem direitos e obrigações iguais quer sejam pretos, brancos, asiáticos, mestiços etc.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,749
Conquistas
1
  • José Mourinho
Ia jurar que um americano negro tinha chegado a presidente.

Acusa o pessoal de racismo mas perpetua um preconceito de que os negros só servem para basquetebol.
Isto quando existiram grandes americanos negros, desde escritores e poetas a desportistas sim e também grandes políticos, cientistas como George Washington Carver (provavelmente a figura mais importante para agricultura moderna), pessoas líderes nas suas áreas, músicos, militares, astronautas, médicos, grandes exploradores, empresários, advogados, juízes...

Mas para o génios os "pretos" nos Estados Unidos só são bons é com a bola e o cesto, não têm mais sucesso possível.
Um suposto anti-racista faz a mais racista afirmação do fórum.
Tu nem expressar te sabes, nem para tentares afirmar que há racismo (e todos reconhecemos que há pessoas racistas infelizmente no mundo que perpetuam pensamentos execráveis).
A lei americana e a Constituição dos Estados Unidos da América não consagram qualquer diferença baseada na etnia. Na sua letra ela é indistinta quanto a isso os cidadãos tem direitos e obrigações iguais quer sejam pretos, brancos, asiáticos, mestiços etc.
Tu sabes quem perpétua esse preconceito.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,509
135,487
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O Giunta trabalhou para o "pai" da coisa Gabriele D'Annunzio nas províncias ocupadas aos Croatas (Carnaro e Pola) onde se tornou o chefe de propaganda fascista e dos camisas negras na região.
Foi mais tarde já trabalhando para Mussolini em Trieste que incendiou o Narodni Dom que era um centro cultural para a minoria eslovena na cidade.
Era mais um admirador de D'Annunzio de tal forma que repetiu a façanha do seu primeiro mentor ao ocupar Rijeka então uma cidade-estado livre e anexar a mesma (Tratado de Roma) a Itália até ao final da 2ª Grande Guerra altura a que foram retornadas à então Jugoslávia.

• Like
Reações: Czarli9