Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
D

Dragon_92

Guest
Aqui nao se trata de opinião, é só ver como jogavam as equipas do VP e jogam as equipas do Sérgio no Porto, é um pouco rebuscado dizer que eram defensivas, não eram de todo.

As equipas do VP gostavam de elaborar mais o ataque e correr menos risco, as equipas do Sérgio são mais objetivas mas correm mais riscos.
Mas eu disse que eram defensivas?

"Nem o VP, nem o SC para mim são ofensivos atualmente, apesar de também não os considerar defensivos."
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,063
4,321
Olimpo
Mas eu disse que eram defensivas?

"Nem o VP, nem o SC para mim são ofensivos atualmente, apesar de também não os considerar defensivos."
Eu estava a falar das equipas propriamente ditas mas tudo bem.

Mas se tanto um como o outro nao são treinadores nem ofensivo nem defensivo então são o quê? Só há duas formas de jogar o jogo, ou és tu que decides ter iniciativa ou preferes dar iniciativa ao adversário. Agora é ver onde se encaixam o Sérgio e o VP.
 
D

Dragon_92

Guest
Eu estava a falar das equipas propriamente ditas mas tudo bem.

Mas se tanto um como o outro nao são treinadores nem ofensivo nem defensivo então são o quê? Só há duas formas de jogar o jogo, ou és tu que decides ter iniciativa ou preferes dar iniciativa ao adversário. Agora é ver onde se encaixam o Sérgio e o VP.
Não é preto nem branco, como dizes.

O Sérgio considero que tem uma abordagem ofensiva quando não está em vantagem, mas quando a obtém opta por estacionar em cima dela e dar a iniciativa ao adversário, em vez de procurar mais golos, como faz um treinador verdadeiramente ofensivo.

O VP quando obtinha a vantagem também não ia propriamente em busca de mais golos. A equipa geria o jogo com bola e controlava-o, mas também não consigo chamar a isso uma abordagem ofensiva.

Se o critério para se ser treinador defensivo ou ofensivo é assumir o jogo e ter iniciativa, então todos os treinadores que passam no FCP são ofensivos.
 
  • Like
Reações: Rhaegar

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,024
27,351
Conquistas
6
Vilnius
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
"VP recheado de bons jogadores"

Banco FC Porto 2012/13:

Fabiano, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin, Liedson, Sebá

Banco FC Porto 2020/21:

Diogo Costa, Diogo Leite, Grujic, Fábio Vieira, Felipe Anderson, Evanilson, Toni Martinez


A vossa sorte é que eu hoje bebi água pelo almoço senão ainda acreditava
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,785
194,792
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
"VP recheado de bons jogadores"

Banco FC Porto 2012/13:

Fabiano, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin, Liedson, Sebá

Banco FC Porto 2020/21:

Diogo Costa, Diogo Leite, Grujic, Fábio Vieira, Felipe Anderson, Evanilson, Toni Martinez


A vossa sorte é que eu hoje bebi água pelo almoço senão ainda acreditava
Ainda tenho pesadelos com o Abdoulaye
 
  • Like
Reações: Dragon_92

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,787
4,964
"VP recheado de bons jogadores"

Banco FC Porto 2012/13:

Fabiano, Abdoulaye, Castro, Defour, Kelvin, Liedson, Sebá

Banco FC Porto 2020/21:

Diogo Costa, Diogo Leite, Grujic, Fábio Vieira, Felipe Anderson, Evanilson, Toni Martinez


A vossa sorte é que eu hoje bebi água pelo almoço senão ainda acreditava
Mas em compensação tinha um 11 fortíssimo.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,308
7,093
Temos a 7º defesa mais batida a Liga.. Para quem ainda não teve o desprazer de ver um jogo do B sad esta época, isso sim, vai ser o vislumbre de um treinador defensivo, ultra defensivo..

O Sérgio tem-se construído ao longo das épocas como é natural, deixar de depender de bolas lançadas no Marega é positivo, se isso pode ser visto como defensivo, porque constrói de forma diferente em vez de sair desenfreado no ataque? Pode, mas se a equipa fosse defensiva não teria sofrido 17 golos até agora em que maior parte ocorreu por ter a defesa descompensada..

Acho que é daquelas coisas que se usam para picar os treinadores, nós temos 9 vitórias nos últimos 10 jogos de Liga e não sofremos golos nas últimas 3 partidas.. Seria momento de exultar este facto que só pode ser encarado como uma melhoria, mas como tudo vai calmo no reino do Dragão, é preciso ir buscar um jerrycan e regar a antevisão do jogo contra o treinador mais anti-jogo do campeonato..

Em relação ao VP, pode dizer o que entender, assim como tem de aceitar a resposta..
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,627
9,485
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Foi o pior central que me lembro de ver jogar aqui.

Aquela Taça da Liga perdida para o Braga foi por uma autêntica estupidez dele.
As finais perdidas com o Braga tem sido pródigas para os nossos centrais mais desprovidos de qualidade nos últimos anos (hola Marcano, que tal tio?).
 
  • Like
Reações: Dragon_92

socrates

Tribuna
11 Setembro 2017
2,545
1,437
Há duas taças perdidas que me fizeram odiar 2 seres humanos:

Essa do Abdoulaye e o Kieszek no ano de AVB
Lembro-me bem dessa final foi uma grande hipotese de ter ganho a final. No final o vP explicou o pq da entrada do Abdoulaye tinha a ver com quotas de idades e formação que tinha que se ter na altura . Foi uma opção correu mal mas ganhou os campeonatos qoe é o mais importante
 
  • Like
Reações: Dragão Tirsense

joao

Tribuna
9 Março 2012
2,948
7,104
Conquistas
8
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Supertaça 19/20
Desculpem lá mas o SC tem é que ter juízo!
O SC é aquele tipo de pessoa que tem um problema enorme em lidar com a critica (que neste caso nem o foi), ou com qualquer tipo de opinião/análise que vá contra o que ele pensa. Essa é que é a realidade....
Cada vez que alguém comenta o que quer que seja sobre o Porto e o futebol do Porto lá vem o SC muito ofendido atacar. Fez isso com o Villas Boas, fez isso agora com o Vitor Pereira e já o fez inúmeras vezes com comentadores e adeptos portistas que vai "insultando" de forma mais ou menos directa nas conferências de imprensa.

O SC é treinador do Porto e, como qualquer treinador do Porto (ou de qualquer outra equipa de topo como a nossa), tem mais é que saber lidar com as criticas e as análises que são feitas sobre o futebol da sua equipa, seja nos jornais, na rádio, na TV ou nas redes sociais (outra coisa que lhe faz comichão)! Esta vertente do gajo que quer calar todos os que não falam como ele é só absurda e perigosa, mas enfim...

Curiosamente, uma coisa que noto e que me chateia ainda mais é a tendência que o SC tem para ficar ainda mais ofendido e revoltado quando são ex-treinadores do clube a falar da sua equipa, mesmo que não o ataquem ou o critiquem em momento algum (como foi o caso do Vitor Pereira e já tinha sido o do Villas-Boas). Não vejo o SC muito preocupado e revoltado com gente que constantemente ataca o seu clube nas TVs e jornais. Aliás, com alguns deles, até o vemos aos abraços e sorrisos em pleno Olival!

O que o Vitor Pereira disse sobre o SC e a equipa do Porto no Trio de Ataque foi isto:
"Conhece bem o clube por dentro e o espírito. Costumo dizer que só conseguimos entusiasmar se estivermos entusiasmados. Essa exigência que se cria, além do discurso emocional e agressivo, é característico do ADN do clube. O Sérgio tem ali características que são o ADN do FC Porto. Valoriza muito os aspectos defensivos e não há dúvida nenhuma de que, para se conseguir títulos, é preciso defender bem"

Estamos claramente perante uma enorme ofensa ao SC e ao futebol do Porto! Por amor da santa...
Não vi a entrevista do Vítor Pereira, mas se foi só isto que ele disse não percebo as declarações do Sérgio...

O Sérgio "valoriza muito os aspetos defensivos e não há dúvida nenhuma de que, para se conseguir títulos, é preciso defender bem." Onde é que o Vítor disse que o Sérgio é um treinador defensivo!? Mais, o Sérgio valorizar muito os aspetos defensivos é alguma mentira? Não só valoriza, como fez questão de deixar isso bem claro, hoje na CI, dizendo: "A importância de não sofrer golos é grande numa equipa, eu acho que é a base. A base para se ganharem jogos é ser-se sólido em termos defensivos."

Ah, e não me parece que o Vítor tenha feito uma crítica ao Sérgio. Aliás, também reconheceu a importância dos aspetos defensivos...
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,422
10,933
Desculpem lá mas o SC tem é que ter juízo!
O SC é aquele tipo de pessoa que tem um problema enorme em lidar com a critica (que neste caso nem o foi), ou com qualquer tipo de opinião/análise que vá contra o que ele pensa. Essa é que é a realidade....
Cada vez que alguém comenta o que quer que seja sobre o Porto e o futebol do Porto lá vem o SC muito ofendido atacar. Fez isso com o Villas Boas, fez isso agora com o Vitor Pereira e já o fez inúmeras vezes com comentadores e adeptos portistas que vai "insultando" de forma mais ou menos directa nas conferências de imprensa.

O SC é treinador do Porto e, como qualquer treinador do Porto (ou de qualquer outra equipa de topo como a nossa), tem mais é que saber lidar com as criticas e as análises que são feitas sobre o futebol da sua equipa, seja nos jornais, na rádio, na TV ou nas redes sociais (outra coisa que lhe faz comichão)! Esta vertente do gajo que quer calar todos os que não falam como ele é só absurda e perigosa, mas enfim...

Curiosamente, uma coisa que noto e que me chateia ainda mais é a tendência que o SC tem para ficar ainda mais ofendido e revoltado quando são ex-treinadores do clube a falar da sua equipa, mesmo que não o ataquem ou o critiquem em momento algum (como foi o caso do Vitor Pereira e já tinha sido o do Villas-Boas). Não vejo o SC muito preocupado e revoltado com gente que constantemente ataca o seu clube nas TVs e jornais. Aliás, com alguns deles, até o vemos aos abraços e sorrisos em pleno Olival!

O que o Vitor Pereira disse sobre o SC e a equipa do Porto no Trio de Ataque foi isto:
"Conhece bem o clube por dentro e o espírito. Costumo dizer que só conseguimos entusiasmar se estivermos entusiasmados. Essa exigência que se cria, além do discurso emocional e agressivo, é característico do ADN do clube. O Sérgio tem ali características que são o ADN do FC Porto. Valoriza muito os aspectos defensivos e não há dúvida nenhuma de que, para se conseguir títulos, é preciso defender bem"

Estamos claramente perante uma enorme ofensa ao SC e ao futebol do Porto! Por amor da santa...

Uma florzinha de estufa este nosso treinador relativamente às criticas.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,401
44,649
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O F.C.Porto orientado por Vítor Pereira em termos defensivos era uma muralha mais consistente e por vezes quase intransponível, dada a qualidade técnica que tinha, por isso é que sobretudo no Dragão raramente sofríamos golos, já a presente equipa orientada por Sérgio Conceição excetuando a primeira temporada sempre foi mais permeável, contudo nem um, nem outro são treinadores propriamente defensivos, basta recordar a forma como o F.C. Porto jogou diante do PSG ou Bayern de Munique na era Vítor Pereira, bem como jogamos diante do Mónaco sob o comando de Sérgio Conceição.
 
  • Like
Reações: Rhaegar

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
9,361
24,823
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
Não vi a entrevista do Vítor Pereira, mas se foi só isto que ele disse não percebo as declarações do Sérgio...

O Sérgio "valoriza muito os aspetos defensivos e não há dúvida nenhuma de que, para se conseguir títulos, é preciso defender bem." Onde é que o Vítor disse que o Sérgio é um treinador defensivo!? Mais, o Sérgio valorizar muito os aspetos defensivos é alguma mentira? Não só valoriza, como fez questão de deixar isso bem claro, hoje na CI, dizendo: "A importância de não sofrer golos é grande numa equipa, eu acho que é a base. A base para se ganharem jogos é ser-se sólido em termos defensivos."

Ah, e não me parece que o Vítor tenha feito uma crítica ao Sérgio. Aliás, também reconheceu a importância dos aspetos defensivos...

Essa hipersensibilidade só prejudica o SC.

Foi um tiro no pé..
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,401
5,316
Conquistas
1
  • Junho/18
Eu creio que SC leva sempre demasiado a peito todas as criticas, mesmo as que se percebe que tentam ser construtivas (se bem que por vezes erradas), no entanto eu também não percebo VP quando descreve o estilo de jogo de SC como defensivo, não consigo entender onde ele vislumbra isso. Nós somos uma equipa que nos anos anteriores embora sem ter os melhores finalizadores conseguiu sempre ter uma boa média de golos, creio que em 2 das 3 épocas em que SC está aqui fomos mesmo o melhor ataque e só por uma vez fomos 2ºs nesse particular. Acho que a equipa de VP era claramente mais defensiva que a de SC, aliás fazia da gestão e posse de bola que é uma forma de defender com bola a sua marca, talvez não fizesse tanta pressão alta como a de SC mas creio que VP sabe que não é só quando não se tem bola que uma equipa defende.
 
Dragão Tirsense

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,024
27,351
Conquistas
6
Vilnius
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
A meu ver existem grandes diferenças entre o SC e o VP

Primeiramente o FC Porto do primeiro ano de SC já não existe, há muito que não existe... Jogadores como Marega por exemplo, corriam os 90 minutos a comer o juízo daqueles defesas, aliás Marega nesse ano tem 3/4 golos que são interceções de passes entre os defesas, agora isso já não acontece... Se por vontade própria, se por arrogância do jogador... Não se sabe

Nesse ano sim, dava gosto ver o Porto, eram 90 minutos de pôr brilho nos olhos, agora até quando ganhamos 2-0, acaba o jogo e estamos zangados, a equipa pode fazer muito mais, existe a sensação que um dia há de correr mal, ou se calhar, esse dia já chegou, contra o Sporting na Taça da carica. É verdade que foram 2 chouriços mas é o exemplo do que todos antecedemos do que poderia acontecer.
Outra questão tática, as equipas de Conceição são muito mais dispersas, por vezes, não se sabe quem é o trinco, quem é a extremo esquerdo/direito e isto como tudo na vida, tens coisas boas e más.
Conceição tem uma filosofia de aproveitar o erro dos adversários, isto era mais evidente em 2017/2018, nos dias que correm isto é evidente em jogos contra o Benfica por exemplo onde claramente Taarabt é um rebuçado para o NGT, são inúmeras as bolas que Uribe e SO ganham a Taarabt e posteriormente são criadas jogadas de perigo.
O Porto de Conceição é um Porto que neste momento é de serviços mínimos, coincidência ou não, desde aquela conferência onde se falou da preferência pelo 1-0 ao 4-3, o Porto parece que adotou essa filosofia e de lá nunca mais saiu. Mas esta filosofia sob o comando de Conceição é muito arriscada, porque uma coisa é controlar uma vantagem de 1 golo outra coisa é aguentar uma vantagem e este Porto é mais a segunda opção. Nos últimos jogos a equipa treme por todos os lados quando os adversários vão à baliza...

Por outro lado, VP, um Porto mais bem definido, um Porto controlador, um Porto mais focado em dominar o jogo ao forçar os adversários a renderem-se ao nosso estilo de jogo, VP não tinha muito a filosofia base de aproveitar os erros dos adversários.
O 11 inicial por sua vez era esclarecedor onde cada jogador tinha de jogar, sabíamos que Fernando era o trinco, sabíamos que o Varela era só EE e por aí fora.
E para VP, segurar uma vantagem era provavelmente baixar um bocado o ritmo mas não permitindo que o adversário chegasse à baliza, não me lembra de haver uma longa série de jogos onde a equipa podia ter empatado como tem acontecido ultimamente, dou o exemplo do jogo contra o Gil Vicente ( aquela bola ao poste) , por acaso, nos últimos jogos temos conseguido fazer o segundo golo, mas existiram sempre uma ou duas oportunidades para o adversário empatar.

Dito isto, apesar de ter um 11 mais forte, VP conseguiu ser bicampeão invicto com um plantel mais fraco, as arbitragens serão ela por ela. Eu pessoalmente, prefiro VP, prefiro um Porto controlador, subindo no campo à medida que o tempo avança, sufocando o adversário. Outra das grandes razões para preferir VP a SC é que VP nunca teve um saco cheio de erros infantis como SC, o NGT teve nestes quatro anos, erros que não lembram o menino Jesus, seja em transferências, recursos humanos (falo do incidente Marega em Tondela onde é inadmissível não haver uma punição), gestão física de jogadores, falta de aposta em jogadores com enorme potencial ( Taremi no inicio deste ano e Evanilson ainda decorre neste momento ).
Vantagens de SC face a VP focam-se muito na parte do discurso, Conceição é capaz de ser enrabado em casa e no final do jogo estamos aqui todos a dizer que ele é o nosso treinador e é a melhor coisa que cá passou, muito provavelmente derivado ao portismo do mesmo. Isto é inédito uma vez que em outros tempos por empates ou até mesmo ganhando, eram partidas janelas dos carros dos treinadores entre outras coisas.