Política Nacional

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,144
Feito!

Tenho um feeling que a taxa de abstenção não vai ser tão elevada quanto o expectável.

• Like
Reações: paul93

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,882
160
Não. a palavra-chave aqui é " desonestidade". "proibir escolas privadas de leccionarem remotamente,". O teu problema reside aqui, eu sei. A ideologia não te deixa ver além.

É curioso como se pode justificar a existência de exames nacionais, por exemplo, se os privados continuassem a ter aulas. Esses exames, de que a tua ideologia tanto gosta, pois "nivelam os alunos" e "estabelecem critérios de entrada para o ensino superior", nunca seriam tão injustos como este ano, a adotar a solução que propões, se é que propões alguma. Podia ser tão demagógico como tu e dizer: "é uma pena pararem a atividade letiva dos privados, pois agora não podem inflacionar classificações."

Por outro lado, bem sei que a direita que defendes repugna qualquer tipo de metáfora e tenta ler tudo linearmente, como uma folha excel, só mesmo aceitando a única e grande metáfora que é a mãe de todas: a "mão invisível do mercado", mas tentar não reduzir tudo literalmente, como "proibir educação". Sabes tão bem como eu que não é uma frase honesta intelectualmente. É brincar com as palavras para o que nos dá jeito.

BTW: as públicas também têm todos os recursos para isso, os alunos é que se calhar não. E aí está a diferença: estás-te a marimbar para os alunos que não podem. à partida, os alunos das privadas podem, não é?
Explicar-me lá uma coisa.

Tendo em conta que, caso os privados continuassem com aulas online, iriam ter que fazer pausa letiva de acordo com o calendário definido no início do ano e o público que se encontra agora em pausa letiva, onde está mesmo a desigualdade?

Se vieres com o argumento que as escolas estarão fechadas mais do que 15 dias concordo contigo.

Mas aí o problema continuam a não ser o ensino privado. É sim o estado social. De termos uma sociedade em que em pleno 2021 existe N população sem acesso a computadores ou internet. De termos um enorme declive geográfico onde quem está no litoral tem acesso facilitado a bens essenciais. De teres um interior maioritariamente iliterado tecnologicamente. De teres um enorme declive entre investimento público litoral/interior.

E de termos governos que não se preocupam a sério com os problemas deste país, preocupando-se em fazer promessas demagógicas a curto prazo que nem sequer conseguem cumprir.

Queres que continue com os problemas de fundo? Ou a culpa continua a ser dos privados que, apesar de tudo, teriam que cumprir com o calendário letivo tal como o público?

Enviado do meu SM-A315G através do Tapatalk

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
3,068
2,391
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Explicar-me lá uma coisa.

Tendo em conta que, caso os privados continuassem com aulas online, iriam ter que fazer pausa letiva de acordo com o calendário definido no início do ano e o público que se encontra agora em pausa letiva, onde está mesmo a desigualdade?

Se vieres com o argumento que as escolas estarão fechadas mais do que 15 dias concordo contigo.

Mas aí o problema continuam a não ser o ensino privado. É sim o estado social. De termos uma sociedade em que em pleno 2021 existe N população sem acesso a computadores ou internet. De termos um enorme declive geográfico onde quem está no litoral tem acesso facilitado a bens essenciais. De teres um interior maioritariamente iliterado tecnologicamente. De teres um enorme declive entre investimento público litoral/interior.

E de termos governos que não se preocupam a sério com os problemas deste país, preocupando-se em fazer promessas demagógicas a curto prazo que nem sequer conseguem cumprir.

Queres que continue com os problemas de fundo? Ou a culpa continua a ser dos privados que, apesar de tudo, teriam que cumprir com o calendário letivo tal como o público?

Enviado do meu SM-A315G através do Tapatalk
Não falei em culpa dos privados. Não me parece é que possam andar ao ritmo que querem e como querem. Agora se há programas a cumprir, os privados também o devem fazer.

Que o estado social tem lacunas, não poderia estar mais de acordo. Na questão da cobertura da net e do acesso de todos tivemos um grande aldrabão, o Sócrates. Tivemos também muita propaganda de uma cobertura nacional que nunca existiu. É claro que para um país tão centralizado isso não é problema. Os governos, de esquerda e direita, falharam muito em muitos aspetos.

Uma nota sobre os problemas sérios: não espero que sejam os privados a resolvê-los. E sobre a demagogia, também com concordo contigo: existe muita e tanto da esquerda como da direita.

Há alguns pilares que devem ser fortes: educação, saúde, segurança e justiça. E isso implica, quanto a mim, um investimento brutal nessas áreas. Investimento esse que é, infelizmente, muitas vezes desvalorizado. Menos alcatrão e mais saúde e educação.

PS: continuo a achar que o acesso à net e a portáteis não resolve nada. Dar aulas à distância não é uma mera transposição da aula presencial para uma sessão Zoom. Mas isso é outra história.

• Like
Reações: bertobrb

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
11,823
15,555
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Tenho a ideia que a possibilidade de sair de casa com para apanhar ar vai contribuir para uma abstenção menor do que se julgava.

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,418
7,308
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Marcelo a dar o exemplo.
Mais de 300 Kms para votar.
Porque é que não está recenseado onde mora?
Pior presidente de sempre.

• Like
Reações: slowboy