não, não defendo que os governos tenham esse poder.Eu não descrevo esse cenário. Não há milagres, ninguém vai acabar com as teorias da conspiração, com o discurso de ódio, com o racismo, com a corrupção, etc.
Tu partes do pressuposto que não confias nas pessoas, mas apesar de tudo, é uma minoria da população mundial que se deixa levar por estas teorias da conspiração. Partindo desse pressuposto e da censura, o que tu estarias a fazer é tirar poder às pessoas e dá-lo às instituições que seriam responsáveis por censurar as fake news e as teorias da conspiração, normalmente, seria sempre o governo. Estarias a dar poder aos Governos e é aqui que reside todo o perigo. Os governos mudam, com uns partilhamos mais ideais, com outros menos. Para um governo o Criacionismo seria uma ideia idiota e deveria ser censurada, mas não estamos livres de aparecer um governo e achar que afinal a Teoria da Evolução é que é uma ideia idiota e merece ser alvo de censura.
Eu confio muito mais mais nas pessoas, em cada indivíduo, do que nos governos.
nem pensar.
empresas privadas sim.
e já o têm
Facebook, Twitter, etc...fazem o que quiserem.
nem sequer defendo que os governos obriguem as redes sociais a fazer o que quer que seja...
mas especialmente o Facebook podia fazer um trabalho muito melhor de moderação e não deixar tanto lixo ser tão viral.
e repito: teorias de conspiração de loucos, noticias claramente falsas e propositadamente enganadoras, etc...
não é 'apagar o que eu não gosto, não concordo'.