Covid-19

fcp79

Tribuna Presidencial
18 Março 2012
7,041
2,269
O Natal 24/25 foi há 14 e 15 respectivamente. Por muito que tenha contribuido para o agravamento dos números, a passagem de ano mesmo com restrições algumas completamente random é que já se está a fazer sentir.

Mesmo que um assintomatico seja apanhado nos testes e não se saiba ao certo quando o virus ficou activo, a malta que tem sintomas e faz um teste dia 5,6,7 não foi no Natal que apanhou.

Mas claro que os infectados do Natal mais tarde infectam outros e por ai fora e contribui sempre nem que seja indirectamente para estes números.

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
3,841
3,566
Se se pode criticar o afrouxamento das medidas de combate à propagação da doença durante a época festiva, será igualmente importante não limitar a responsabilidade pelo aumento de infecções ao poder político. Se se defende alguma normalização do quotidiano, espera-se maior responsabilidade da parte da população. Mas mesmo com férrea consciência de que vivemos um período excpecional, e acompanhando esta atitude com comportamentos correspondentes, ao aceitar-se medidas menos restritivas, assume-se implicitamente a ocorrência de mais mortes e infecções. Não há grande volta a dar. E isto é defensável. Sobretudo sem perspectivas de melhorias. No entanto, considerando a existência de vacinas, havendo uma solução para o problema no horizonte, sabendo-se o custo elevadíssimo de uma eventual terceira vaga, conhecendo as implicações indirectas do excesso ingerível de internamentos... enfim, o sofrimento emocional e social de um natal e uma passagem de ano mais tristes e sós talvez fosse suportável. Bem podemos agradecer à ciência pelos sucessos recentes, ou caminharíamos para um situação ainda mais dramática.
Não é "talvez fosse". Muitos de nós, nos quais eu e a minha família se incluem, passámos o Natal e o reveillón separados.

Custou? Muito. Os meus pais não são novos, estão algo isolados e não puderam ver os netos. Mas é suportável. Ainda mais numa altura em que já se começa um processo de vacinação, que, apesar de longo, traz um pedaço de esperança.

Agora, é o seguinte. Apetece-me entrar aqui de pés juntos e dizer como é habitual por altura de grandes abstenções em eleições. Quem não falou na altura do alívio de restrições e aproveitou para ter um Natal normal, que não se queixe muito. A multidão de indignados agora é incomensurável.

• Like
Reações: Conceição Santos

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,147
15,059
Quem não viu as marginais cheias de povo de manhã e vazias a partir das 13h00?
Ou fechavam tudo ou restringiam de outras maneiras, essa de fechar as 13h uma autentica palhaçada, o virus só ataca depois das 13!

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,471
5,600
O problema é que, para mim, aquelas medidas antes do Natal e algumas que já se começam a falar parecem-me pouco eficazes.

Não vejo o que é que ganhamos com o fecho dos estabelecimentos ao fim-de-semana até às 13h, por exemplo. E basta ir a uma sexta à noite a um Centro Comercial para compreender o que digo. Não tenho dados, nem sei se os há, mas se calhar convinha tentar perceber se as medidas estão ou não a ser eficazes. Tenho impressão que é uma medida ineficaz e que acaba por prejudicar também o comércio.

Agora fala-se em fechar a restauração, mas manter as escolas abertas. Novamente sem dados, mas diria que as escolas devem estar no topo da escala, no que à transmissão do vírus diz respeito. Conheço N casos em que os pais apanharam o vírus ou tiveram de ficar em isolamento, porque o filho estava infectado. E é fácil perceber a transmissão nas escolas, há miúdos sem noção das coisas, outros que gostam de ser do contra e/ou ser rebeldes.

Não era preciso ser-se génio para perceber que depois do Natal e, principalmente, do Ano Novo os casos iam aumentar. Mas se calhar o que falhou foi a preparação. Desinfectar as mãos e/ou não levar as mãos a zonas do corpo onde o vírus possa entrar + o uso de máscara são meio caminho andado para andar seguro. Acho que bastava não facilitar nestas coisas e os números desciam bastante.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,108
47,095
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O problema é que, para mim, aquelas medidas antes do Natal e algumas que já se começam a falar parecem-me pouco eficazes.

Não vejo o que é que ganhamos com o fecho dos estabelecimentos ao fim-de-semana até às 13h, por exemplo. E basta ir a uma sexta à noite a um Centro Comercial para compreender o que digo. Não tenho dados, nem sei se os há, mas se calhar convinha tentar perceber se as medidas estão ou não a ser eficazes. Tenho impressão que é uma medida ineficaz e que acaba por prejudicar também o comércio.

Agora fala-se em fechar a restauração, mas manter as escolas abertas. Novamente sem dados, mas diria que as escolas devem estar no topo da escala, no que à transmissão do vírus diz respeito. Conheço N casos em que os pais apanharam o vírus ou tiveram de ficar em isolamento, porque o filho estava infectado. E é fácil perceber a transmissão nas escolas, há miúdos sem noção das coisas, outros que gostam de ser do contra e/ou ser rebeldes.

Não era preciso ser-se génio para perceber que depois do Natal e, principalmente, do Ano Novo os casos iam aumentar. Mas se calhar o que falhou foi a preparação. Desinfectar as mãos e/ou não levar as mãos a zonas do corpo onde o vírus possa entrar + o uso de máscara são meio caminho andado para andar seguro. Acho que bastava não facilitar nestas coisas e os números desciam bastante.
O governo não preparou nada para o que aqui vinha, estamos a entrar no inverno, está mais frio os casos aumentam, precisávamos era de ter mais capacidade instalada para lidar com a situação e houve tempo disponível para preparar e investir nisso e não parece que se tenha feito algo.

O que o governo faz é dizer que se não venderem vinho nos supermercados a partir das 8, e se confinarmos ao fim de semana ás 13 os casos diminuem.. enquanto como disseste as escolas estão cheias, tal como os transportes publicos e os super mercados....

• Like
Reações: RXavier10

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,778
5,766
Vai ser é interessante ver se o confinamento é o de Abril ou o da primeira quinzena de Maio.
Já andam tão abananados que misturam tudo.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,583
20,225
34
Vila Das Aves
Disseram-me que foi em Fafe!

Visualizar anexo 3614
Isso cheira-me a peta, é alguém a querer ser alarmista/receber protagonismo.

Uma situação que eu testemunhei, numa loja onde só entra um cliente de cada vez (ironia das ironias, num estabelecimento de venda de EPI's), saiu um cliente e uma fulana cá fora fica no sítio, não sai do lugar, ao que a funcionária vem à porta e diz "oh senhora pode entrar".

Resposta da fulana, "não, não, atenda-me aqui fora porque testei ontem positivo...".

Chamada a GNR e a senhora imediatamente encaminhada para casa.

Se levou multa ou outra coisa qualquer, não faço ideia.

• Like
Reações: Sakamoto

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Isso cheira-me a peta, é alguém a querer ser alarmista/receber protagonismo.

Uma situação que eu testemunhei, numa loja onde só entra um cliente de cada vez (ironia das ironias, num estabelecimento de venda de EPI's), saiu um cliente e uma fulana cá fora fica no sítio, não sai do lugar, ao que a funcionária vem à porta e diz "oh senhora pode entrar".

Resposta da fulana, "não, não, atenda-me aqui fora porque testei ontem positivo...".

Chamada a GNR e a senhora imediatamente encaminhada para casa.

Se levou multa ou outra coisa qualquer, não faço ideia.
Nao validei o tweet, mandaram-me e disseram-me que tinha sido em Fafe. Mas sei que aqui em Braga aconteceu algo do género em que foi chamada a polícia a um supermercado para expulsar alguém, denúncia feita por uma chamada anónima.

M

MoussaM 11

Guest
Nao validei o tweet, mandaram-me e disseram-me que tinha sido em Fafe. Mas sei que aqui em Braga aconteceu algo do género em que foi chamada a polícia a um supermercado para expulsar alguém, denúncia feita por uma chamada anónima.
Estás a propagar fake notices, por mim vais varrido.

• Haha
Reações: paul93

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,990
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
O governo não preparou nada para o que aqui vinha, estamos a entrar no inverno, está mais frio os casos aumentam, precisávamos era de ter mais capacidade instalada para lidar com a situação e houve tempo disponível para preparar e investir nisso e não parece que se tenha feito algo.

O que o governo faz é dizer que se não venderem vinho nos supermercados a partir das 8, e se confinarmos ao fim de semana ás 13 os casos diminuem.. enquanto como disseste as escolas estão cheias, tal como os transportes publicos e os super mercados....
Já não preparou para o regresso ao trabalho, e não preparou agora também. O modus oprenandi é a reação. E não têm motivos para mudar porque depois vêm as sondagens do JN dizer que o governo está a fazer um excelente trabalho.