Surreal.
------------------Surreal.
Mas qual comunismo? o sistema chinês que foi construído de há 20 anos para cá é a cara chapada de uma ditadura fascista....------------------
Baralham, partem e dão as cartas e a catequização, evangelização, esclavagismo do camarada Mao tsé continua a libertar as criancinhas.
Afinal o comunismo não come as crianças mas liberta-as!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
----------------------Mas qual comunismo? o sistema chinês que foi construído de há 20 anos para cá é a cara chapada de uma ditadura fascista....
Quanto ao twit em questão, e sanções a sério para estes? Há coragem?
Ao menos ja assumem as claras os campos de concentracao...Surreal.
CORRIGIDO PELO BOT PHILIPPIANO DA VERDADEIRA DEMOCRACIAAo menos ja assumem as claras os campos de emancipação..
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Oxala seja verdade mesmo. Ta na hora de quebrar estes monopólios que tão a destruir a nossa convivência como ser humanos.‘This is going to come back and bite ’em’: Capitol breach inflames Democrats’ ire at Silicon Valley
Congress will "come back with a vengeance" at social media companies for helping foment the riots, top Senate Intelligence Committee Democrat Mark Warner said.www.politico.com
O comunismo é por definição antagónico ao capitalismo, e essa é a sua característica fundamental e principal dogma. Logo, ou estamos perante um paradoxo... ou então aquilo não é comunismo nenhum.----------------------
Casam muito bem o capitalismo selvagem com o comunismo. Tudo mama as multinacionais e o comité central do PC Chines.
Juntaram o melhor de dois mundos, trabalhadores sem direitos e a ganancia do PCC e das multinacionais. Os extremos tocam-se.O comunismo é por definição antagónico ao capitalismo, e essa é a sua característica fundamental e principal dogma. Logo, ou estamos perante um paradoxo... ou então aquilo não é comunismo nenhum.
Trabalhadores sem direitos, ganancia e mutinacionais é o melhor só de um mundo. Só te sobra um nome, um rótulo, porque o conteúdo de comunista não tem nada.Juntaram o melhor de dois mundos, trabalhadores sem direitos e a ganancia do PCC e das multinacionais. Os extremos tocam-se.
O comunismo é pintado dessa forma, mas na realidade ninguém tem direitos, a não ser a classe política que se encontra no poder, e só alguns. A ganância é algo inerente ao ser humano, não ao sistema político ou económico vigente.Trabalhadores sem direitos, ganancia e mutinacionais é o melhor só de um mundo. Só te sobra um nome, um rótulo, porque o conteúdo de comunista não tem nada.
Isto é muito simples, se um país comunista se torna um país capitalista, deixa imediatamente de ser comunista. O comunismo como ideia pode ter muitos defeitos abomináveis, mas trabalhadres sem direitos e ganância não são um deles.
Não é pintado. Como ideia é mesmo isso. É sobretudo a ideia de um sistema que defende os direitos de quem trabalha, e que tentou precisamente defender cientificamente que a ganância (se quiseres utilizar um conceito simplista) não é um designio do homem. E nada na ideia indica qualquer tipo de privilégio da casse política, aliás como ideia concebe um futuro sem ela. Como ideia não falhou, como sistema político foi um desastre, a meu ver adulterado desde a nascença (o primeiro sinal desse falhanço foi logo o local de origem).O comunismo é pintado dessa forma, mas na realidade ninguém tem direitos, a não ser a classe política que se encontra no poder, e só alguns. A ganância é algo inerente ao ser humano, não ao sistema político ou económico vigente.
Foi um falhanço como ideia e como sistema político.Não é pintado. Como ideia é mesmo isso. É sobretudo a ideia de um sistema que defende os direitos de quem trabalha, e que tentou precisamente defender cientificamente que a ganância (se quiseres utilizar um conceito simplista) não é um designio do homem. E nada na ideia indica qualquer tipo de privilégio da casse política, aliás como ideia concebe um futuro sem ela. Como ideia não falhou, como sistema político foi um desastre, a meu ver adulterado desde a nascença (o primeiro sinal desse falhanço foi logo o local de origem).
O poder corrompe e portanto nunca vais conseguir a implementação das ideias comunistas sem que haja alguém a aproveitar-se delas. Não que considere o comunismo uma alternativa credível ao capitalismo. Acho que o capitalismo atingiu um ponto de ruptura. Estamos a utilizar os recursos da terra mais rapidamente do que eles se conseguem regenerar e por isso estamos numa situação insustentável. E o Capitalismo não apresenta soluções para este problema. Principalmente quando o problema da sobre produção tem como destino o esbanjamento e não necessidades de uma hipotética sobre população.O comunismo é pintado dessa forma, mas na realidade ninguém tem direitos, a não ser a classe política que se encontra no poder, e só alguns. A ganância é algo inerente ao ser humano, não ao sistema político ou económico vigente.
Sim, tem a ver com a componente biológica que falei e que foi negligenciada por Karl Marx, de forma totalmente compreensível, como disse anteriormente, pelo conhecimento da altura.O poder corrompe e portanto nunca vais conseguir a implementação das ideias comunistas sem que haja alguém a aproveitar-se delas. Não que considere o comunismo uma alternativa credível ao capitalismo. Acho que o capitalismo atingiu um ponto de ruptura. Estamos a utilizar os recursos da terra mais rapidamente do que eles se conseguem regenerar e por isso estamos numa situação insustentável. E o Capitalismo não apresenta soluções para este problema. Principalmente quando o problema da sobre produção tem como destino o esbanjamento e não necessidades de uma hipotética sobre população.
Um exemplo. Por ano são produzidas muitas mais peças de vestuário do que há pessoas para as usar. Daí as marcas baixarem a qualidade dos produtos e querem que aquilo que vocês compram hoje seja deitado fora amanhã. E a questão da roupa pode parecer secundária até começarem a pensar nos recursos que foram precisos para produzir o algodão usado nos mesmos...
É urgente pensar uma alternativa a um modelo autodestrutivo
Isso dava uma ótima discussão, mas não a vamos conseguir aqui. Claro que a teoria do Marx está desatualizada, como está Platão, Kant, Hegel ou o próprio Darwin. Todas a ideias nas ciências não exatas estão condenadas a um dia estarem ultrapassadas. Mas isso não as torna erradas. Se a do Marx estivesse errada estávamos condenados a um dia voltarmos à escravatura e mais tarde ao feudalismo, isto é um conclusão evidente do materialismo dialético.Foi um falhanço como ideia e como sistema político.
Como ideia falha completamente na forma como Marx, de forma compreensível, tendo em conta o nível de conhecimento da altura, não compreendia tudo aquilo que era inerente ao processo de transmissão da variabilidade biológica de geração em geração, nem o próprio Darwin entendia, não havia nenhuma noção de gene, que só apareceu mais tarde através das experiências de Mendel. Marx achava que a "essência humana" era apenas resultado de todas as interacções sociais e da transmissão e aprendizagem cultural. Logo aqui, o Marxismo falhou.
Quando falo em ganância, não falo no seu sentido literal nem em algo que é desígnio do homem, falo em características genéticas que foram beneficiadas pela selecção natural e selecção sexual ao longo de milhões e milhões de anos de evolução e que explicam uma parte de muitos dos nossos comportamentos, não esquecendo, como é óbvio da importância da componente que as interacções sociais e a transmissão cultural desempenham na formação e desenvolvimento do ser humano. Dizer que Marx "tentou defender cientificamente que a ganância não é um desígnio do homem" não tem grande sentido, em primeiro lugar porque Marx não era um cientista e não utilizou o método científico em nenhum dos seus trabalhos, ao contrário, por exemplo de Darwin, que durante anos recolheu evidências científicas através de fósseis, animais vivos, registos geológicos, etc. para formular a sua teoria da evolução por seleccção natural. E também porque Marx não o poderia fazer porque como referi não havia qualquer tipo de noção de gene. O nosso comportamento, resulta de uma componente biológica e de uma componente social e ambas se influenciam mutuamente.
O Yuval Noah Harari escreve no seu livro uma frase muito boa sobre Marx, é algo do género, " se o Marx fosse vivo, iria pedir a todos os seus seguidores e admiradores que parassem de ler O Capital e passassem mais tempo a ler o que se passa nas redes socais e a ler sobre o genoma humano.