Há aqui duas vertentes que, embora indissociáveis, deverão ser revistas separadamente.
A primeira passa pela gestão da SAD. Redefinição de estratégias, política de investimento, financiamento, etc etc etc. Algo que também me parece fundamental passa pela contratação de gente competente para áreas como Recursos Humanos, Marketing, Comercial, etc. Não menos importante, é depois dotar estas pessoas de ferramentas e autonomia para tomar decisões.
O FCP é hoje um clube mundial, cujo alcance nas redes sociais chega a milhões de pessoas nos 4 cantos do mundo. Apesar disso, em muitos momentos, continuamos a parecer o clube dos anos 80, pré world wide web. Zero potencialização da marca.
Segundo, a gestão desportiva. E aqui, sendo curto e grosso, não precisamos de uma inversão de política ou modelo - Apenas de intervenientes e interesses. Largar as amarras dos empresários amigos, dos catálogos e apostar efectivamente no nosso scouting etc etc etc. Em adição a isto, acrescentaria a cada vez maior necessidade da nossa formação desempenhar um papel activo no futebol sénior. Em minutos e em milhões de euros.
Naturalmente, não acredito que isto possa acontecer com a actual direcção mas torço para que, em 2024, se defina um novo rumo, e que esse seja o mais acertado.