Meu
Caro nao sei se conhece a expressa a ignorância é atrevida... Mas deixe-me elucida-lo do meu próprio processo mental...
Este
@MiguelDeco para escrever isto só pode saber o que está a falar, mas espera todo o texto dele está enviesado, até parece os comentários do Rola aos lances do carnide, vou confirmar...
E escrevi assim no Google (não terá sido esta expressão mas cheguei lá à mesma)
Óbitos de residentes em Portugal por algumas causas de morte e voila...
Depois de confirmar qual a definição de morte (
cessação irreversível das funções do tronco cerebral) qual a fonte
INE (instituto nacional de estatística), decidi... De modo audicioso, é certo, confronta-lo com a sua
falsa, mentirosa, capciosa afirmação....
Neste momento escusa de agradecer, não precisa mais de achismos e opiniões não fundamentadas e atirar com informaçoes que ouviu no café como se fossem verdade, bem sei que estaria a ler a obra de Sam the Kid, para mim é mais Samuel o Cachopo, mas eu gosto mesmo é do keidje "super homem super-homem? Tu que andas aí a navegar á toa, desprevenido e desprotegido".
Ja tem aqui os dados
Quantas pessoas morrem por doença, como cancro, diabetes ou do aparelho circulatório, por acidente ou suicídio?
www.pordata.pt
Está a ver não é preciso coragem... Só seriedade...é claro uma certa dose de paciência para ter de lidar com pessoas que preferem espalhar ignorância do que autocultivar-se...
Primeiro ponto, e para que fique aqui a ressalva. Não fui eu que parti para o insulto gratuito.
Segundo ponto, volto a questionar onde é que aquilo que eu afirmei constitui uma mentira. E onde é que a informação que foi prestada desmente aquilo que foi por mim mencionado. E das duas uma, ou demonstra onde é que eu menti ou então terei que reportar a quem de direito os insultos que me foram dirigidos.
Pensei, quando solicitei os dados, que me fosse fornecer um estudo intensivo sobre a diabetes na década de 70. Não o fez, aliás eu já sabia que não o faria, porque ele pura e simplesmente não existe. Apontou no entanto, e presumo que numa base de desespero, para o site do Ine. INE este que tem por exemplo outros dados totalmente fidedignos como por exemplo a taxa de desemprego, onde permite que existam coisas como estas:
A garantia é do economista Eugénio Rosa que afirma que desemprego já atingia mais de 630 mil pessoas em junho. Recuperação rápida é uma “ilusão”, diz.
ionline.sapo.pt
Apontou para uma tabela de dados onde por exemplo ficamos a saber que na década de 60 ninguém morreu em Portugal de diabetes. Recordava-lhe igualmente que na década de 70, e até 25 abril 1974 vivemos num regime ditatorial onde é possível que os dados não fossem totalmente fidedignos. Relembro igualmente que o SNS que veio mitigar e criar as bases para que
1 - As pessoas do povo realmente tivessem acesso a cuidados médicos e não morressem em casa de "morte natural"
2 - Tivessem uma correta avaliação da sua doença e o devido tratamento
ocorre em 15 de setembro de 1979. Portanto desculpe-me se duvido deste tipo de dados que foram apresentados, mesmo que não contradigam o que eu disse anteriormente. Há imensas décadas que em Portugal morrem mais pessoas do que algumas vez morrerão de covid 19. Ignorou, por desonestidade intelectual, aliada a um desprezo de tudo o que não são mortes covid, que em Portugal, e acreditando que aqueles números representam toda a totalidade de pessoas que morreram de diabetes, que morreram em Portugal. Cerca de 50/60 mil pessoas. E este número é infinitamente curto por causa de um motivo que é explicado mais abaixo.
Mas isto não é o mais grave, o mais grave é ignorou coisas como estas:
"
Em 2013 a Diabetes matou 5,1 milhões de pessoas. Estima-se que em 2035 o número de pessoas com Diabetes no mundo atinja os 592 milhões, o que representa um aumento de 55% da população atingida pela doença. "
" Não obstante, em 2014 a Diabetes
representou cerca de oito anos e meio de vida perdida por cada óbito por Diabetes na população com idade inferior a 70 anos. . "
" A letalidade intra-hospitalar no SNS (49 334 óbitos) representa 47,6% do universo de óbitos ocorridos em Portugal Continental (103 614 óbitos) em 2015. A População com Diabetes representou, em 2015, 25,9% da letalidade intra-hospitalar no SNS (correspondendo a 12 799 indivíduos), ou seja, mais de ¼ das pessoas que morrem nos hospitais têm Diabetes. "
" Embora a evidência dessas lesões possa ser encontrada em diversos órgãos, é nos rins, olhos, nervos periféricos e sistema vascular, que se manifestam as mais importantes, e frequentemente fatais, complicações da Diabetes. Em praticamente todos os países desenvolvidos, a Diabetes é a principal causa de cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores.
A Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral. "
Pode ler aqui, para se instruir.
E foi usado o exemplo de diabetes porque infelizmente já me retirou o vida de alguns familiares meus. Mas podias utilizar muito bem outras doenças que infelizmente varrem Portugal e nunca tiveram a atenção que a covid agora tem.
E mesmo sendo imensamente mais graves, não dão direito a bloquear toda uma economia. Mesmo sendo infinitamente mais onerosas para o SNS também não importam para as contas da sustentabilidade do mesmo. Mas lá está, e sendo você até a personificação desse mesmo sentimento que se vive nesta sociedade que na minha opinião está doente, todas estas mortes são mortes de 2.ª categoria que não merecem a comoção geral da população. Para estes caso o valor da vida individual perde-se na imensidão do n.º pessoas que vão morrendo, silenciosamente. E isto tem um nome. Hipocrisia.