Acho que estamos a ser redutores a avaliar o uso das mascaras na rua única e exclusivamente pela transmissão do vírus em cenários idílicos de espaços abertos...
Por exemplo: elevadores comuns em predios, entradas de serviços onde as pessoas se amontoam, cafés com balcão cá fora como ja muitas vezes vi, etc etc etc. esses espaços deixavam mta gente com uma falsa noção de serem espaços de baixo risco de contágio por serem "cá fora", quando isso não se verifica de todo.
A mascara obrigatória na rua vai contribuir muito para que as pessoas não se aproveitem de todos os asteriscos da lei para não a usar nesses espaços que se tornam "áreas cinzentas". Claro que se eu for a pé sozinho as 3h da manha para a marginal de Leça passear, a máscara tem um efeito irrisório; mas a um Domingo a tarde com os amontoados de gente que se vê? Claro que se tiver numa esplanada com a minha namorada, ca fora, com 2m ou mais de distancia para toda a gente, a mascara acaba por ter um efeito irrisório; mas se for a frente da adega ou nos leões onde se juntam às centenas de pessoas na porta dos bares com um copo na mao, sem lugares sentados a assegurar distanciamentos, como é?
assim com isto sempre se aperta mais o controlo e limita-se muito essas situações (que só existem, again, por falta de bom senso).