A justificação para o isolamento nunca devia ser o numero de mortes, eu acho que isso e uma justificação que alguns portugueses querem ouvir mas nunca devia ser essa justificação. A justificação devia ser a de estamos a isolarmo-nos como forma que de prevenir o contagio ate que aja uma verdadeira cura. Eu percebo quando se olha para 10 mortes por dia parecer pouco comparado com guerras, fomes, cancros, etc... mas uma coisa e mais facilmente neste momento controlável. Mas eu nunca neste momento defenderia o confinamento, Portugal nunca aguentaria economicamente de outro confinamento, teríamos que ser vendidos a china se assim o fosse.Mas se o critério principal que é mencionado quando se fala da covid, e que é a única justificação para se manter tudo fechado e isolado, é o n.º de mortes, e se isso indigna uma parte significativa da sociedade, não deveria essa mesma parte ficar indignada em saber que existem milhões de pessoas com uma causa de morte que ao contrário de uma doença não necessita de uma vacina para ser mitigada? Basta uma decisão política de transferência de verbas em offshores para comida nos países da África subsariana, por exemplo. Eu por vezes tento entender esta lógica desta nova sociedade mas não consigo sinceramente.
Em relação ao milhoes e milhoes que se podia arranjar para controlar a fome, nao e assim tão facil com parece, mas isso ia dar uma discução de horas que eu agora nao tenho tempo