Mas a elite política tb não é a nação. O problema está no processo de esvaziamento q tudo isto causou e causa.Achas que o panorama geral se radica nesta única atitude? A pátria com origem no Portus Calle já não existe há muito.
Isto é uma “pátria” concertada na capital com uns parolos à volta. Não é o Costa, Marcelo , passos ou outro gajo qualquer. É todo um paradigma que existe há dezenas de anos.
Este país mete-me nojo e Portugal enquanto nação e metáfora de união coletiva e pátria, diz-me tanto como os problemas da recolha de lixo em Budapeste.
Na parte que me toca digo-o convictamente. Eu tenho jogo deste país e a puta da pátria não me diz merda nenhuma.
Eu gostava que emergisse um movimento de afirmação regional com inspiração catalã .
Isso sim, era um movimento “engraçado”
A nação é um conceito q vive de memória colectiva, continuidade, símbolos, misturado com renovação e adaptação...nada tem sido feito para preservar ou fomentar isto.
O problema é maior, as sociedades modernas não teem cola! Nada cola o povo. O q une um povo é serem utentes do mesmo balcão e as multinacionais q populam os seus dias.
Sem cola não há nada...
No entanto concordo q uma ameaça de separatismo pelo menos poderia assustar.