O contraponto perfeito da fanfarronice dos benfiquistas que já acham que ganham a Champions encontra-se aqui nos portistas que - podia o Benfica apresentar o Mbappé e o De Bruyne - nunca seria rival para a "raça" e "vontade" e "mística" dos jogadores do Porto...
E depois o Vertonghen é um lesionado crónico (só falhou uns 5 jogos por lesão no ano passado, não jogou mais porque não renovou contrato), o Cavani vem para a reforma (mas o Falcao no ano passado - que até estava mais longe do seu auge - era icing on the cake), o Cebolinha estava a ficar esquecido no Brasil (onde era um dos 3 melhores jogadores),...
Primeiro: nem o SC é o treinador do grito, nem o Porto é O clube da raça - não é só redutor como desmerece a qualidade dos jogadores.
Segundo: não vem ao caso se eles estão a desbaratar dinheiro, se é má abordagem do mercado, se isto só tem como intento reeleger o Vieira para o livrar de ver o sol nascer quadrado,... Estão, de facto, a construir um equipa com uma dose extra de talento individual. O Benfica do Lage esteve mais de meia época isolado na frente sem esta dose extra. Vão provavelmente ter o melhor plantel deles pelo menos desde o Benfica 13/14 ou 09/10. Em princípio, para o ano não há a cratera Ferro nem o "Félix dos 300" Chiquinho nem estou a ver os Tavares a passearem em modo Seixal-summit. Não sei se vão jogar o triplo (não diz muita coisa) ou não, mas é claro que vão melhorar. Estou a imaginá-los a descarrilarem como sempre na Champions (sobretudo se a aposta for Pizzi para 8), mas no tugão o prognóstico mais razoável é passearem na maioria dos jogos.
É normal a nossa reação nauseada perante a apoteose e circlejerking nos media lisboetas; mas não é útil o negacionismo.
Se quisermos disputar o próximo campeonato, tudo indica precisarmos de um plantel a render mais que aquele que nos acabou de dar uma dobradinha.
Já vencemos no passado Benfica's cheios de bazófia (o Villas Boas demoliu um), mas com planteis de qualidade superior (mesmo os desequilibrados, como os do VP).
Se a equipa técnica e o scouting conseguirem isso com as constrições financeiras atuais e este ponto de partida, têm a minha admiração e agradecimento.