Resumindo:O Soares marcou uns incríveis 8 golos no campeonato esta época. Tantos como o Mohammadi, Bruno Duarte. Menos um do que o Rodrigo Pinho. Menos dois do que o Toni Martinez, Tanque e Sandro Lima. Menos 3 do que Fábio Abreu, Ricardo Horta e Fábio Martins e menos 8 do que Taremi. Soares é o 19º melhor marcador do campeonato. Se achas assim tão difícil qualquer um destes fazer o mesmo que ele fez no Porto problema teu, os números estão aí e não enganam. Atenção que eu até simpatizo com o Tiquinho. Estou me a referir a ele como poderia estar a falar de qualquer outro avançado do Porto.
Relativamente a Benfica e Porto (o Sporting está mais para o Braga do que para nós) considero que temos no global melhor onze, mas pior plantel. Mas as duas equipas fazem jus ao velho ditado de "os ataques ganham jogos e as defesas campeonatos". Nós temos mais e melhores opções no sector defensivo. Pelo contrário eles têm muita mais variedade e qualidade do meio campo para a frente.
Eu não falei em pré ou pós pandemia. Pergunto-te apenas 3 equipas grandes europeias que jogaram bom futebol esta época?
Acho uma piada ao estruturou a equipa à sua imagem. Primeiro ele chegou cá e limitou-se a jogar com o que havia e apresentou resultados. Coisas que outros grandes treinadores europeus, inclusive com mais qualidade que ele não conseguiram. Depois o onze escolhido para o 1 jogo oficial de SC foi: Casilhas, Ricardo, Felipe, Marcano, Telles, Corona, Danilo, Óliver, Braihimi, Soares e Aboubakar. Realmente que onze fraco, só com jogadores altos, fortes e toscos.
Ora se ele apresentou esse onze e deixou jogadores como o Marega de fora, é porque a matriz de jogo preferencial dele não era essa. Nesse ano até jogávamos um futebol bastante agradável, agora se a qualidade da equipa vem piorando em termos de qualidade, não podes estar à espera que o nível de jogo melhore. Dentro dessas limitações ele achou uma fórmula de ir ganhando e está a espremer até não dar mais. Acho sinceramente que o SC tem optado por certos jogadores não porque os considera os melhores mas porque acha que lhe dão mais garantias de conseguir os 3 pontos.
Quanto ás contratações que fizemos esta época, na grande maioria têm uma qualidade técnica média/alta para o futebol Português. Quanto a essas escolhas há uma diferença muito grande. Uma coisa é tu poderes escolher entre De Bruyne, Kroos e Uribe e escolheres Uribe. Outra é darem-te a escolher entre Poha, Eustáquio e Uribe e tu escolheres Uribe. Para alguns parece sempre que SC tem a primeira opção.
Para finalizar, espero que comecemos a remodelar a equipa, dotando-a de outros valores para começar a jogar outro tipo de futebol. E acho que SC tem capacidade para isso.
- já não se troca o Soares pelo Tanque de Paços;
- já temos melhor 11 que os nossos adversarios
- SC faz escolhas de jogadores porque SC pensa que lhe dão garantia dos 3 pontos.
Concordamos com estes 3 pontos. O melhor 11 ganhou o campeonato.
Quanto ao resto, trazer como exemplo o primeiro 11 de SC e esquecer os muitos jogos que a equipa se arrastou com Marega e Soares a jogar Zero ou dos muitos jogos da tática do chutao para a frente, vale muito pouco. Porque são essas os jogos que são o exemplos.
Infelizmente, os bons jogos, como contra os vermelhos na Luz, o melhor deste ano, foram as excepções. Dei-te um exemplo, de um jogo que ganhamos mas que as escolhas contra um colosso Paços passaram por um meio campo constituído por Danilo e Loum!!
Primeiro, considero Soares um jogador razoável, que face a uma boa proposta devia ser vendido, mas podes explicar porquê motivo este ano Soares passa a vida fora da área?
Soares é um jogador de área mas passa a vida fora desse habitat e porquê? Porque SC assim lhe pede.
Quanto aos que os outros jogam, não percebo para que isso sequer interessa-com os mal dos outros podemos bem-- mas as principais equipas tiveram altos e baixos de qualidade exibicional e as piores, tipo Barça vai numa revolução de treinadores.
Como já escrevi, a SAD tem todos os elementos para saber o que fazer quanto ao treinador da próxima época. Muitas das nossas discussões por aqui, como esta, não se coloca a nível interno entre a SAD e SC. A SAD sabe que futebol SC pretende implementar no próximo ano. A SAD sabe que tipo de reforços quer SC. Por isso, a SAD sabe tudo, cabe a eles decidirem.
E eu concordo com a permanência de SC, Sérgio obviamente merece essa permanência face aos resultados apresentados, mas que não seja para continuar com este futebol medíocre.
Porque ganhamos mas existe muita coisa errada no nosso futebol, e SAD e SC são os responsáveis e a quem cabe resolver esta situação.