Forram muitos jogos a jogar mal. Demasiados.
Ficaram a nu, as suas limitações em diversos momentos.
Mas também é verdade que foi campeão em 18 com uma equipa cheia de dispensados.
Em 19 viu a equipa enfraquecer.
Em 20 viu algumas referências sair e mesmo que tenha tido um numero significativo de jogadores novos, esses jogadores tiveram um normal período de adaptação. Foi campeão.
Sente o Porto como eu e 99% de vocês.
É exigente. Eu gosto. Disciplina dos anos 90, disseram-me aqui uma vez em tom critico. Eu gosto e os jogadores disciplinados e focados apenas e só no grupo, também gostam.
Por vezes pareceu ser injusto (hello Marega!). A verdade é que o grupo manteve-se sempre unido sem mostras de mágoa com qualquer injustiça.
Dizem que não tem capacidade para lançar jogadores jovens e que essa ideia é apenas um mito enganador.
De facto, não o reconheço como um "formador". Longe disso. Mas vários jovens tiveram a oportunidade de se mostrar e mostrar que têm valor em primeiro ano de sénior:
- Fabio Vieira, 20 anos - 152min
- Vitinha, 20 anos - 284min
- Fabio Silva, 17 anos - 529min
- Baró, 20 anos - 676min
- Diogo Costa, 20 anos - 1080min
- Tomás Esteves, 17 anos - 119min
Volto ao inicio. O futebol de SC foi muito mau em determinados momentos da época. Fez o que sabe com os ovos que tinha. Não foi brilhante.
Se pudéssemos deitar a mão a um treinador que conjugasse a qualidade de jogo aos bons resultados (LJ, AVB...), não hesitaria.
Mas não vejo ninguém disponível no mercado, que me faça ter vontade de mudar de treinador. LJ veria com bons olhos mas acredito que não tenha interesse em regressar a Portugal.
Perante este cenário, se o SC continuar e se 20/21 for um ano de afirmação e de aposta na formação, serei um portista feliz, pelo menos, à partida para a nova época.