E mesmo assim n
Então diz em quê o Tomás é inferior?
Na minha opinião o Tomás Esteves é um lateral que tem caracteristicas muito próprias e para falar delas, temos de começar pelo processo ofensivo, já que é aquele que eu e todos aqui vimos em 90% dos jogos dele, visto que a formação em Portugal é uma desgraça e praticamente passamos 4/5 anos da formação a jogar em cima da área de 90% dos adversários.
O Tomás para mim é um lateral que tem um jogo interior bastante interessante, quer com a bola em progressão quer nos apoios sem bola. A capacidade dele manter a posse de bola, de passe curto principalmente, são também um dos seus pontos fortes, raramente falha um.
Com isto não quero dizer que seja daqueles laterais que não dá largura e que só sabe andar ali a explorar o jogo interior, nada disso, mas é notório que nesse aspeto teve algumas dificuldades no futebol senior, algo importante para se destacar de vez e tornar o seu jogo mais versátil.
Físicamente embora seja um jogador robusto, não é ainda propriamente um jogador físicamente seguro quer nos duelos físicos de cabeça quer no um para um. Acho que este é um aspeto mais fácil de trabalhar no seu jogo.
A largura e a profundidade que ele dá ao jogo da equipa, neste momento é a pedra que ele tem de partir na minha opinião. Isso vai tornar o seu jogo mais versátil, não será tão previsivel no nível profissional, e será um jogador muito mais seguro do que o Tomás que vemos. Embora não seja um jogador rapidissimo, eu acho que isso não será um handicap para ele, ele é um falso lento, embora tenha de melhorar também na aceleração e no seu posicionamento defensivo quer no 1vs1, onde apresenta alguns problemas devido ao seu centro de gravidade alto, e também melhorar a sua cobertura da profundidade entre ele e o central direito.
Com o trabalho do Tomás a ser feito, não vejo porque motivo o Manafá não deva ser aposta, ainda por cima quando o miudo ainda apresenta estas lacunas que viriam fazer chover criticas dos do costume e em nada o iriam ajudar. O Manafá é um rapaz que a camisola pesa demasiado, mas é um jogador que consegue ser cumpridor e que dá muita propensão ofensiva á equipa. Claro que tem virtudes e falhas(podemos falar disso no tópico dele), mas tem a sorte de as compensar com a sua velocidade fora do normal.
Se estivessemos a falar de um Benitez ou de um Sonkaya, eu metia o Tomás de caras, mas com o Manafá acho que não temos necessidade nenhuma disso, porque o Manafá neste momento tem caracteristicas que interessam mais á equipa e que o Tomás ainda não tem, e porque o Tomás acho que está a ser bem gerido e que o contexto competitivo onde está inserido é o melhor para ele neste momento.
Ps: E eu adoro ver o Tomás a jogar.