Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.07

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.07 Performance da Época

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,849
12,466
Penso que o próprio SC não concorda contigo. Ontem ele aflorou essa questão dos extremos. Na flash, salvo erro.

Além disso, duplo pivot não obriga a que joguem necessariamente na mesma linha. Podes ter um 6 e um 8, o primeiro um pouco mais atrás, o segundo mais à frente, mesmo jogando "lado a lado". Não deixa de ser diferente do 433 onde o 6 joga ao centro e declaradamente atrás dos outros médios, como âncora.
É a propria natureza dos jogadores. Chico e Galeno são verticais, são flanqueadores. O que se está a discutir é entre esse tipo de jogador e um "ala" como Pepê ou Otávio ou eventualmente Jaime. Estes 3 jogarão sempre como interiores e irão dobrar o meio campo centro. Galeno, Chico, Veron, Borges, são extremos mais puros. Ontem o Chico até apareceu muito como segundo avançado.

De acordo com o teu segundo paragrafo. A questão é a designação de "duplo pivot". Mesmo no "442", o Estaquio não joga ao lado do Varela.
 

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
30,123
55,182
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
Infelizmente acho que estao a dar demasiada importância ao jogo de ontem e as “nuances” taticas

Para mim o jogo de ontem resultou mais do contexto e de varios fatores, incluindo algumas questoes taticas

Sem nenhuma ordem de importância

1- Havia claramente uma vontade extra da equipa de nao perder pela 3a vez com o Estoril

2- Foi o primeiro jogo que jogamos assim? Não. Ja fizemos varios na Champions, foi sim o melhor contra equipas nacionais, mas também ja tinhamos visto contra Vizela e Famalicao

3- O jogo de ontem nao foi o nosso tipico jogo. O Estoril nao jogou com autocarro. Era um jogo a eliminar e nenhuma equipa queria o prolongamento.
Algo unico em jogos com equipas nacionais.

4- O Pepê ja esta epoca jogou varias vezes naquela zona, oscilando entre 2 avançado e 3 medio. Ontem a equipa variou entre varios momentos de se colocar em 4-2-4 ( sobretudo quando o Estoril saia a jogar o Pepê colocava se ao lado do Eva ) e um 4-2-3-1, com o Pepê a baixar mais ao lado do Nico. Ontem resultou muito bem, mas porque havia espaço.
Esta epoca quantas vezes ja vimos o Pepê a tentar romper pela zona central e a perder a bola? No Dragão entao… Vamos ver contra o próximo autocarro em casa, como corre.

5- Para mim o mais positivo foi mesmo a incorporação do Chico. Este sim um elemento que desestabiliza as defesas contrarias. Ontem esteve desastrado na finalização, mas sofreu um penalty, e apareceu em excelentes posições de remate. Este jogador precisa de uma sequencia segura de jogos.

6- Tambem se notou como os arbitros condicionam o nosso jogo. Ontem deixaram jogar e jogou se. Tambem tem a sua importância


Espero logicamente que ontem tenha sido o click definitivo, mas nao estou muito seguro disso
 
Última edição:

helderroger

Tribuna Presidencial
6 Novembro 2012
5,312
1,874
O problema do Eustáquio é a forma como não se.posiciona.
Quando perdemos a bola ele nunca está onde deveria estar.
Ontem com o Nico fomos muito mais eficazes na reação a perda da bola que com o Eustaquio
Para o Nico é mais fácil
Não aparece na área a finalizar não faz movimentos de rutura
Limita se a estar no centro do campo
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,655
16,032
Vila Nova de Gaia, 1975
433 e 4231 é a mesma coisa. É a apenas o desenho que se faz no papel. Se jogas com 3 medios, 2 extremos (alas) e um avançado centro é um 433.
Não é.

O 433 utiliza um 6 no centro e dois médios mais a frente (dois 8s ou um 8 e um 10), um de cada lado.

O 4231 utiliza um duplo pivot (com os dois em linha ou assimétricos) e um 10 no centro à frente destes.

Na prática, o 4231 é uma variante do 433 "original".
 

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,864
3,547
Duas questões:

1- Jogamos em 433 ou em 4231?...

Visualizar anexo 22170

2- Os extremos jogaram muito abertos? Não me parece..

Não concordo com o Jaime a 8. Para mim, neste esquema, deve jogar a 10, passando o Pepê para uma das alas (preferencialmente a esquerda) ou nas alas (também preferencialmente na esquerda) trocando frequentemente de posição com o Pepê que jogaria a 10.
Acho que está claro que eram um 4-2-3-1.

Eu percebo e defendo (para já) a manutenção do Galeno neste sistema. Dá-nos profundidade que perdemos ao ter 2 PL e acaba por ser importante nesse sentido.
O Pepê seria mais útil (à equipa) na esquerda mas ficamos sem profundidade. O Chico é rápido com bola mas não é Galeno rápido para esticar o jogo.
Se jogar o Galeno, compreendo. Se jogar o Pepê, compreendo também.

Se este onze se mantiver, dá para fazer dois onzes do meio campo para a frente.

Titular:
Eva
Galeno-Pepê-Chico
Nico-Varela

Suplente:
Toni
Borges-Jaime/Loader-Baró/Franco
Eustáquio-Grujic
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,655
16,032
Vila Nova de Gaia, 1975
É a propria natureza dos jogadores. Chico e Galeno são verticais, são flanqueadores. O que se está a discutir é entre esse tipo de jogador e um "ala" como Pepê ou Otávio ou eventualmente Jaime. Estes 3 jogarão sempre como interiores e irão dobrar o meio campo centro. Galeno, Chico, Veron, Borges, são extremos mais puros. Ontem o Chico até apareceu muito como segundo avançado.

De acordo com o teu segundo paragrafo. A questão é a designação de "duplo pivot". Mesmo no "442", o Estaquio não joga ao lado do Varela.
Mas ambos jogam de pé trocado e vêm muito para dentro, até para rematar. E ontem o próprio SC disse que colocou os alas muito por dentro (vai ver o fim da flash).

O Pepê vai saber desempenhar esse papel na esquerda. O próprio Ivan Jaime também o vai saber fazer, como fazia no Famalicão. Vê o golo que marcou contra nós, por exemplo.

Quanto ao último parágrafo, lembro-me de numa entrevista de final de época, há uns anos atrás, o SC falar sobre o duplo pivot e as diferentes formas de o constituir. Na altura ele dizia que a sua preferência ia para a utilização de dois médios idênticos, na mesma linha (dois 8s, penso), embora não o fizesse muito por causa do Danilo.
 

pmpc75

Arquibancada
4 Setembro 2016
247
297
Tanta esperança e contra o Braga vamos levar com eustaquio e varela em duplo pivot. 100% garantido.

Enviado do meu SM-G996B através do Tapatalk
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,655
16,032
Vila Nova de Gaia, 1975
Acho que está claro que eram um 4-2-3-1.

Eu percebo e defendo (para já) a manutenção do Galeno neste sistema. Dá-nos profundidade que perdemos ao ter 2 PL e acaba por ser importante nesse sentido.
O Pepê seria mais útil (à equipa) na esquerda mas ficamos sem profundidade. O Chico é rápido com bola mas não é Galeno rápido para esticar o jogo.
Se jogar o Galeno, compreendo. Se jogar o Pepê, compreendo também.

Se este onze se mantiver, dá para fazer dois onzes do meio campo para a frente.

Titular:
Eva
Galeno-Pepê-Chico
Nico-Varela

Suplente:
Toni
Borges-Jaime/Loader-Baró/Franco
Eustáquio-Grujic
Eu preferia Pepê - Jaime - Chico, principalmente em jogos mais fechados.

Galeno para lançar com o adversário mais cansado.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,849
12,466
Mas ambos jogam de pé trocado e vêm muito para dentro, até para rematar. E ontem o próprio SC disse que colocou os alas muito por dentro (vai ver o fim da flash).

O Pepê vai saber desempenhar esse papel na esquerda. O próprio Ivan Jaime também o vai saber fazer, como fazia no Famalicão. Vê o golo que marcou contra nós, por exemplo.

Quanto ao último parágrafo, lembro-me de numa entrevista de final de época, há uns anos atrás, o SC falar sobre o duplo pivot e as diferentes formas de o constituir. Na altura ele dizia que a sua preferência ia para a utilização de dois médios idênticos, na mesma linha (dois 8s, penso), embora não o fizesse muito por causa do Danilo.
O proprio Uribe foi ficando cada vez mais 6. Uribe e Vitinha, o melhor meio campo da era SC, tb nunca jogou em duplo pivot.

Em relação a ontem, no inicio do jogo o Pepê quase me parecia segundo avançado. Até pela maneira como pressionamos sempre muito nos primeiros 15 minutos. Depois ficou mais como 10. E muitas vezes, mais na parte final, pareceu 8...

No centro Pepê fica com mais visão. A partir da ala, tenta transportar mais a bola.
 
  • Like
Reações: Moreira e Regod

Maicon4

Bancada central
8 Março 2012
2,466
3,713
Não precisa de fazer movimentos de rutura. A bola faz por ele. E a bola é que tem de entrar na baliza, não é o Nico.
Acho que ja sao tantos anos deste modelo que a malta ja se esqueceu que os medios nao tem que ser todos cavalos a fazer piscinas e que é importantissimo ter jogadores como o Moutinho, Joao Neves, Nico que raramente perdem a bola, jogam simples, jogam em progressao.

Eu nao desgosto do Eustaquio mas a quantidade de lances que ele fode na construção por estar sempre com o chip do passe facil para tras é surreal. Acho que ele pode jogar na posição do varela (medio mais recuado) ou entao ser um medio so de projeccao ofensiva e aparecer na area. Nao pode ser o medio de progressao, organizacao. A questao é quepara ele ser este medio e a equipa render, provavelmente tinham de compensar com Ivan Jaime e outros mais tecnicistas noutras posições.

O que nao podemos é jogar so com trambolhos (eustaquio, galeno, taremi, pepe a fazer de otavio) e esperar que a equipa jogue bem.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,655
16,032
Vila Nova de Gaia, 1975
O proprio Uribe foi ficando cada vez mais 6. Uribe e Vitinha, o melhor meio campo da era SC, tb nunca jogou em duplo pivot.

Em relação a ontem, no inicio do jogo o Pepê quase me parecia segundo avançado. Até pela maneira como pressionamos sempre muito nos primeiros 15 minutos. Depois ficou mais como 10. E muitas vezes, mais na parte final, pareceu 8...

No centro Pepê fica com mais visão. A partir da ala, tenta transportar mais a bola.
Uribe e Vitinha jogavam em duplo pivot.

Volto a dizer, o duplo pivot não obriga a que joguem na mesma linha.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,655
16,032
Vila Nova de Gaia, 1975
La está, +e a definição de duplo pivot... Se calhar essa definição não serve mesmo para nada.
Claro que serve. Duplo pivot. Um à esquerda e outro à direita. Não necessariamente na mesma linha.

Em contraponto com um atrás ao centro e outro(s) à frente deste.

Lembra-te do regime do JJ que mesmo jogando com dois médios no centro, tinha sempre um 6 declarado atrás e um 8 ao centro diretamente à frente do 6.
 

Rsmpt

Tribuna
1 Fevereiro 2022
2,554
4,155
Finalmente um jogo bom.
Mas não se pode facilitar e acreditar que está tudo bem.
O jogo ficou resolvido com um lance em que é uma assistência do Pepe para uma recepção e finalização brilhante do Evanilson e um penalti parvo e escusado do Mangala.
Não foram lances de equipa e a coisa podia se complicar muito se os espaços apertassem, na mesma.
Melhor o Pepê sem funções de imitar alguem, muito melhor.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,849
12,466
Claro que serve. Duplo pivot. Um à esquerda e outro à direita. Não necessariamente na mesma linha.

Em contraponto com um atrás ao centro e outro(s) à frente deste.

Lembra-te do regime do JJ que mesmo jogando com dois médios no centro, tinha sempre um 6 declarado atrás e um 8 ao centro diretamente à frente do 6.
Isso não faz sentido. Um num lado recuado e outro noutro lado mais avançado. Mas que lado? Se joga um a 6 e outro a 8, não há lados, são funções diferentes.

O 442 do JJ, super semelhante ao 442 do SC durante estes anos, tb não tinha nenhum duplo pivot na minha opinião. Os 2 medios centro sempre foram muito distintos. Como no Porto de SC.

Para mim a noção de duplo pivot é ter 2 jogadores de carateristicas identicas e com funções identicas no centro. São 2 por redundancia e coberturas diferentes a nivel lateral. Mas funções identicas.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
18,417
6,641
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O proprio Uribe foi ficando cada vez mais 6. Uribe e Vitinha, o melhor meio campo da era SC, tb nunca jogou em duplo pivot.

Em relação a ontem, no inicio do jogo o Pepê quase me parecia segundo avançado. Até pela maneira como pressionamos sempre muito nos primeiros 15 minutos. Depois ficou mais como 10. E muitas vezes, mais na parte final, pareceu 8...

No centro Pepê fica com mais visão. A partir da ala, tenta transportar mais a bola.
Exato, é repetir, com a diferença do vitinha ser melhor e ter mais potencial que o nico.

O meio campo precisa de alguém que meta a jogar que pense, que transporte. Nico pode fazer isso muito bem.

Um jogador nas costas a limpar, varela e nico a transportar e pensar o jogo.


Não é dificil não precisamos de inventar a roda..
 
  • Like
Reações: grandeFCP

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,849
12,466
Exato, é repetir, com a diferença do vitinha ser melhor e ter mais potencial que o nico.

O meio campo precisa de alguém que meta a jogar que pense, que transporte. Nico pode fazer isso muito bem.

Um jogador nas costas a limpar, varela e nico a transportar e pensar o jogo.


Não é dificil não precisamos de inventar a roda..
Ainda não vi muito isso do Nico mas espero que sim.

As diferenças entre o Vitinha e o Nico vão muito alem disso. Vitinha era mais técnico, mais maduro taticamente e procurava o espaço como ninguem. Para isso tinha que ser "elétrico", dar-se ao jogo e estar sempre em movimento, criando linhas de passe e descompensado o meio campo adversário. Não reconheço no Nico essa capacidade de movimentação.

PS: Vejo muito mais parecença no Ivan Jaime por exemplo.
 
  • Like
Reações: Moreira e Paredes5