Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,530
96
39
Oliveira de Azeméis
MyDooM disse:
Da ultima vez que vi, cada vitória valia 3 pontos, há 10 ou 20 anos já cada vitória valia 3 pontos.

Os craques do Jesualdo não foram "inventados" por ele. Certamente que já ouviste dizer que sem ovos não se fazem omeletes. Comparar o potencial em bruto de um Hulk ou de um Falcao com Marega e Soares é de rir.

MENTIRA, o NES nunca apanhou o benfica dos quartos de final da Champions contra o bayern... Apanharam o Dortmund e senão me engano levaram 4 cavacas.

Estás no bom caminho, continua a espalhar a cartilha, vais longe.....
Esse ódio ao SC tolda-te o juízo...
LOL

- Exactamente! Como a vitória agora e antes valem 3 pontos, temos tido como equipas melhores que o Porto campeão europeu: 3 Benficas de JJ, 2 Benficas de Rui Vitória; 1 Benfica do Lage; 1 Sporting do JJ; 1 Porto do VP; 1 Porto do Lopetegui; 2 Portos do Conceição.
Afinal de contas estamos cheios de equipas capazes de ganhar a Champions e nem damos conta! Muito injustos somos!

- De facto afinal é para comparar um slb que faz 0 pontos na fase de grupos com um que chega aos oitavos de final. Muda muito em relação a 1 que chegou aos quartos, de facto!

- Bela teoria! Como os jogadores do Jesualdo melhoraram muito com ele é porque eram bons ovos; como os jogadores com o Conceição não evoluem... não são bons ovos. É uma teoria infalível! Não dá para haver contraditório!

Pegando em exemplos simples que me vêm à cabeça:
- Fernando (internacional brasileiro sub20 vindo do poderoso VN Goiás). Deu no que deu. Podemos ir buscar o exemplo mais parecido actual - João Pedro (internacional brasileiro sub20 vindo do Bahia). Alguém sabe onde ele anda?
Podemos falar do lateral esquerdo convocado agora para a selecção, se preferir

- Rolando/Bruno Alves com Osório/Mbemba/Diogos

- Meireles (Boavista) /Guarin (St Ettiene) vs Oliver (Atletico)/Bazoer (Ajax)/Otávio (Guimaraes) etc...

And so on...
Basicamente o SC tem azar que não apanha um único ovo decente para cozinhar!

 
 

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,637
2,608
Conquistas
6
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Vieira_Amares disse:
Perdiam com o Beira-mar e com o Leiria porque lá tinham jogadores de nível elevado...

Petrolona, Tanque Silva, Alcaraz, Snircek, o Ricardo Silva que jogou no Porto... O Leiria com o Helton, João Paulo, Edson, Douala, Caico, Sougou, e outros que embora não sendo craques, tinham um nível bastante elevado em comparação aos de hoje.
Sim e o Paços nos últimos anos teve Seri, S. Oliveira, R. Micael, Diogo Jota, Melgarejo, etc. O Estoril teve jogadores como Diego Carlos, Anderson Esiti, Sebá, Bonatini, Bruno César, Kléber, João Pedro Galvão, etc.

Não é por aí.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,607
14,318
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Tiagotg999 disse:
Amigo, a palavra "benfica" e "pontuar na UEFA com regularidade" não casam lá muito bem.

Só para ter uma ideia, nos últimos 10 anos, o benfica tem uma média de 1.1 pontos por fase de grupos.
O Pote 2 deles deve-se á regra absurda da Uefa, na minha opinião, de os pontos obtidos na Liga Europa contarem para a Liga dos Campeões também. E quem diz o boifica diz o Sevilla, o At. Madrid á uns anos atrás, etc.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,530
96
39
Oliveira de Azeméis
sirmister disse:
Inicio da penultima epoca do Jesualdo no FCP...


A grande diferença entre o Falcao e o Soares, e do Hulk e Nakajima não é que o treinador que apanharam. 

Há uma grande falta de memoria do que era a critica ao Jesualdo, também vai ser mais fácil falar do trabalho do SC daqui a 10 anos.
Sim eu lembro bem dessa fase. Foi a pior do Jesualdo no clube. Foi nessa altura que se falou pela 1ª vez no JJ vir. Tivemos sorte no jogo a seguir em Kiev, com golo no último minuto a dar início à recuperação.

não vejo é o interesse desse quadro. Foi a pior fase do treinador em 4 anos... e no entanto a equipa desse ano acabou por ser a mais forte que vi dele. Ou seja, estatisticamente deve ter piores nºs que noutros anos e no entanto a equipa ficou mais forte
Preferia 1/2 meses de tempestade no início da época mas que servissem para a equipa evoluir e jogar melhor, do que estar 3 anos a um nível consistente (em termos de pontos), raramente perder + de 1 jogo seguido... e no entanto ver sempre o vinho de tasca e uma completa falta de evolução da equipa ao longo do tempo (pelo contrário)...
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,530
96
39
Oliveira de Azeméis
Manageiro de futból disse:
O facto do benfica começar a pontuar na UEFA com regularidade é a chave. Actualmente é mais díficil ser campeão do que há 10 anos porque há 10 anos o benfica nem cheirava e agora está ao nosso nível.

As equipas mais fracas nem contam para esta equação.

- há dois anos és campeão porque ganhas na porqueira.
- no ano passado ficas em segundo porque perdes duas vezes contra eles.
Há 10 anos esta questão nem se punha. Eles perdiam com o Beira Mar e o Leiria desta vida e nós passeavamos a gerir 10 pontos de vantagem, no máximo tinhamos que nos chatear com os lagartos.
Conta porque o que estava em discussão era a qualidade global do campeonato... e se umas 16 equipas estarão mais fracas do que há 10/15 anos... parece-me complicado que a liga esteja mais forte lol - independentemente dos rankings da UEFA

Sim agora é mais difícil ser campeão porque o rival está mais forte do que antes. Mas por exemplo o outro grande (scp) era bem mais competitivo na altura.
E para avaliar bem e de forma coerente o trabalho de um treinador actual vs um de há 10 anos... o nº de pontos conquistados na Liga não será certamente a melhor forma...

 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,856
8,010
Esmoriz
Ric_Sousa disse:
Sim eu lembro bem dessa fase. Foi a pior do Jesualdo no clube. Foi nessa altura que se falou pela 1ª vez no JJ vir. Tivemos sorte no jogo a seguir em Kiev, com golo no último minuto a dar início à recuperação.

não vejo é o interesse desse quadro. Foi a pior fase do treinador em 4 anos... e no entanto a equipa desse ano acabou por ser a mais forte que vi dele. Ou seja, estatisticamente deve ter piores nºs que noutros anos e no entanto a equipa ficou mais forte
Preferia 1/2 meses de tempestade no início da época mas que servissem para a equipa evoluir e jogar melhor, do que estar 3 anos a um nível consistente (em termos de pontos), raramente perder + de 1 jogo seguido... e no entanto ver sempre o vinho de tasca e uma completa falta de evolução da equipa ao longo do tempo (pelo contrário)...
O último ano do Jesualdo foi péssimo. Muito pior do que esse.

E o castigo do Hulk não explica tudo.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,856
8,010
Esmoriz
Ric_Sousa disse:
Conta porque o que estava em discussão era a qualidade global do campeonato... e se umas 16 equipas estarão mais fracas do que há 10/15 anos... parece-me complicado que a liga esteja mais forte lol - independentemente dos rankings da UEFA

Sim agora é mais difícil ser campeão porque o rival está mais forte do que antes. Mas por exemplo o outro grande (scp) era bem mais competitivo na altura.
E para avaliar bem e de forma coerente o trabalho de um treinador actual vs um de há 10 anos... o nº de pontos conquistados na Liga não será certamente a melhor forma...
Eu não percebo como se pode sustentar que o campeonato está mais fraco do que há 10 anos.
É algo que pode ser sustentado com factos ou é uma visão subjectiva?
Sinceramente, desde que eu me lembro de ver bola, sempre achei o campeonato português uma merda. Ocasionalmente lá aparece uma boa equipa (como tem aparecido nos últimos anos, o Paços de Ferreira do PF ou o Rio Ave do NES e do Pedro Martins) mas o nível geral é uma merda há décadas.
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Manageiro de futból disse:
Já agora, é curioso que o Porto marque aos 98 minutos mas a Sport Tv não mostre uma única imagem do marcador do golo a festejar com os adeptos mas que tenha durante 30 segundos filmado o SC a dar uma bronca depois do jogo terminar.
És fã da física quântica?

Eu tenho de confessar, estou muito longe de ser um expert na matéria. Mas no meu parco conhecimento, algo que sei é que a esse nível das microparticulas, do interior de um próprio átomo (já de si impossível de visualizar), há coisas que só acontecem quando as observas. Quando não estás a observar, não acontecem. É fascinante sim.

Extrapolando esse exemplo para o macroscópico faz-me reconhecer vários paralelismos com o que escreveste. O Sérgio Conceição não se comportou como uma besta. Nós (e a SporTV aparentemente) é que estávamos a observar aquela fatídica zona do terreno onde o Sérgio se comportou como uma besta. E foi por isso que aquilo aconteceu. Se desviássemos os olhos --- ou os tapássemos com uma pala --- aquilo não tinha acontecido, e não haviam aqui tantas pessoas a falar de coisas incómodas.

A única parte que quebra a teoria, é que a física quântica só funciona mesmo em partículas. No resto... as leis da física continuam a aplicar-se. E as leis da física são imutáveis. Como diria o Prof. Manuel Machado, um vintém é um vintém... e o resto é conhecido. Desculpa, é o mundo real, não podemos fugir das coisas.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,856
8,010
Esmoriz
Ignis Draco disse:
És fã da física quântica?

Eu tenho de confessar, estou muito longe de ser um expert na matéria. Mas no meu parco conhecimento, algo que sei é que a esse nível das microparticulas, do interior de um próprio átomo (já de si impossível de visualizar), há coisas que só acontecem quando as observas. Quando não estás a observar, não acontecem. É fascinante sim.

Extrapolando esse exemplo para o macroscópico faz-me reconhecer vários paralelismos com o que escreveste. O Sérgio Conceição não se comportou como uma besta. Nós (e a SporTV aparentemente) é que estávamos a observar aquela fatídica zona do terreno onde o Sérgio se comportou como uma besta. E foi por isso que aquilo aconteceu. Se desviássemos os olhos --- ou os tapássemos com uma pala --- aquilo não tinha acontecido, e não haviam aqui tantas pessoas a falar de coisas incómodas.

A única parte que quebra a teoria, é que a física quântica só funciona mesmo em partículas. No resto... as leis da física continuam a aplicar-se. E as leis da física são imutáveis. Como diria o Prof. Manuel Machado, um vintém é um vintém... e o resto é conhecido. Desculpa, é o mundo real, não podemos fugir das coisas.

Acho que é mais ou menos consensual que o SC se comportou como uma besta. A dúvida começa quando se passa do "comportou-se como uma besta" para o "é uma besta e tem que ser despedido".


 

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,637
2,608
Conquistas
6
  • José Maria Pedroto
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Vieira_Amares disse:
Com um jogo que toda a gente sabe como foi. Sem o Bosingwa e o Assunção lá e com o Neuer em modo Deus cá.

Neuer, Rafinha, Bordon, Rakitic, lovenkrands, Jones, Kurany, ze roberto...
E a Roma não tinha só o Dzeko, tinha Manolas, N'Zonzi, De Rossi, Zaniolo, Perotti, Florenzi, Kolarov, El Shaarawy, etc.

Aliás, uma Roma que "só" perdeu o Alisson e o Naingollan comparativamente com a campanha que os levou às meias da Champions eliminando o Barça na época anterior.

Fraquinhos, aliás, tudo o que o Conceição ganhou foi caído do céu e com uma equipa de luxo, às vezes parece. Isso e que ninguém tenha evoluído, o Herrera não evoluiu nada, nem o Corona, eram dois jogadores super consistentes antes do Conceição chegar, e o Marega, goste-se ou não, atingiu patamares que ninguém esperava.

Mas não, tudo mal feito. Foi o único capaz de ganhar contra o polvo destes últimos anos e ao mesmo tempo fazer campanhas internacionais dignas para a realidade do futebol actual.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,795
2,529
Porto
Como alguma gente que é tida como portista, falou em agressao ao jogador, hoje estive bem atento a cs, mesmo aquela que nao gosta nada do FCP e está sempre pronta a complicar a vida ao FCP.

E nao referem qualquer agressao mas falam sim em Bronca ou Reprimenda .

Fui ver as imagens e o que vejo é uma forte reprimenda (justa ou injusta depende de cada um) feita na hora e cara a cara.

Interrogo me : Como se pode ter visto uma agressao ???!!!

Entretanto lembrei me da recente cena entre Guardiola e Aguero, recordei JJ, Scolari e Mourinho e Rui Jorge e a cena da camisola....

 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,564
2,735
MyDooM disse:
Mais qualidade global. A maioria dos jogadores hoje em dia consegue dar 3 toques seguidos na bola...

Sabes escolher bem jogadores..

Há os Fernandos Andrades mas também há os Danilos Pereiras, Ricardo Pereira, Fernando, etc...
Há dez ou quinze anos ainda havia alguma formação fora dos três grandes. Hoje, se aparece um puto de quinze anos com talento no varzim, por exemplo, é logo apanhado por um dos grandes. É por isso que hoje olhas para os plantéis da liga fora dos 3 grandes, e dificilmente vês um jogador que pudesse ser útil no FCP. É ver o caso do Loum, do Paulinho, do Osório, etc. Hoje os três grandes secam tudo, e é por isso que os melhores jogadores jovens que aparecem na nossa liga vêm, quase invariavelmente, da formação dos três grandes. Ou seja, já não há potenciais craques nos estoris ou belenenses desta vida.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,972
66,822
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
BM disse:
Sim e o Paços nos últimos anos teve Seri, S. Oliveira, R. Micael, Diogo Jota, Melgarejo, etc. O Estoril teve jogadores como Diego Carlos, Anderson Esiti, Sebá, Bonatini, Bruno César, Kléber, João Pedro Galvão, etc.

Não é por aí.
É, é...

Tinhas o marítimo com um timaço marcos, van der gaag, tonel, chainho, silas, leo lima, manduca, alan, pena...  O Braga do JF com Abel, nunes, Jorge Luiz, madrid, vandinho, wender, j Alves, j tomas, cesinha.. A rotunda com Nelson, cadu, Tiago, João Pinto, tonito, guga, cafu, fary,... O nacional do hilario, patacas, avalos, wendel, fabio santos, adriano, goulart, andre pinto,... O Vitória com o Palatsi, cleber, Alex, marco ferreira, luis mario, r matias, siiva, benachour, saganowski, etc. O setubal do Moretto, Hugo Alcântara, Sandro, jorginho, meyong. O Belem do Marco Aurélio, rolando, Wilson, Pele, amaral, antchouet, Lourenço, paulo Sérgio, etc. A académica do Zé Castro, Tixier, Marcel, Dário, Ricardo Fernandes, Zé António, luciano, etc

Isto tudo sem ir ao zerozero, só de cabeça...

Sem dúvida que essas equipas são boas, mas o problema é que só uma ou duas é que tem jogadores desse nível. Antes no campeonato haviam 14 ou 15 equipas com bastante talento, e jogadores de bastante qualidade.
 

MyDooM

Bancada lateral
9 Dezembro 2013
540
25
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Ric_Sousa disse:
LOL

- Exactamente! Como a vitória agora e antes valem 3 pontos, temos tido como equipas melhores que o Porto campeão europeu: 3 Benficas de JJ, 2 Benficas de Rui Vitória; 1 Benfica do Lage; 1 Sporting do JJ; 1 Porto do VP; 1 Porto do Lopetegui; 2 Portos do Conceição.
Afinal de contas estamos cheios de equipas capazes de ganhar a Champions e nem damos conta! Muito injustos somos!

- De facto afinal é para comparar um slb que faz 0 pontos na fase de grupos com um que chega aos oitavos de final. Muda muito em relação a 1 que chegou aos quartos, de facto!

- Bela teoria! Como os jogadores do Jesualdo melhoraram muito com ele é porque eram bons ovos; como os jogadores com o Conceição não evoluem... não são bons ovos. É uma teoria infalível! Não dá para haver contraditório!

Pegando em exemplos simples que me vêm à cabeça:
- Fernando (internacional brasileiro sub20 vindo do poderoso VN Goiás). Deu no que deu. Podemos ir buscar o exemplo mais parecido actual - João Pedro (internacional brasileiro sub20 vindo do Bahia). Alguém sabe onde ele anda?
Podemos falar do lateral esquerdo convocado agora para a selecção, se preferir

- Rolando/Bruno Alves com Osório/Mbemba/Diogos

- Meireles (Boavista) /Guarin (St Ettiene) vs Oliver (Atletico)/Bazoer (Ajax)/Otávio (Guimaraes) etc...

And so on...
Basicamente o SC tem azar que não apanha um único ovo decente para cozinhar!
Tu é que trouxeste para aqui o Porto campeão europeu.
Naturalmente que nenhuma equipa PT é melhor que essa.
E já que gostas muito desse Porto, eu também, vou explicar direitinho porque é que se perderam tantos pontos no campeonato nesse ano.
Apostámos imenso na champions, antes dos jogos da champions ou após os jogos da champions foi onde perdemos a maioria dos pontos, uma porque poupamos jogadores a outro por claro cansaço.

Timeline:
-> 24/08/2003 Estrela vs Porto: 1 - 1 (antes da supertaça europeia vs AC Milan [29.08.2003])

-> 09.11.2003 Moreirense vs Porto: 1 - 1 (depois da champions vs Marselha [04.11.2003])

-> 05.12.2003 Maritimo vs Porto: 1 - 1 (antes da champions vs Real Madrid [09.12.2003])

-> 03.04.2004 Gil Vicente vs Porto: 2 - 0 (antes da champions vs Olympique Lyon [06.04.2004])

-> 18.04.2004 Beira-mar vs Porto: 0 - 0 (antes da champions vs Deportivo [21.04.2004])

-> 30.04.2004 Rio-ave vs Porto: 1 - 0 (antes da champions vs Deportivo [04.05.2004])

Estes jogos enquadram-se no pré e pós champions, fora isto o Porto perdeu apenas pontos em mais 3 jogos.
Sporting vs Porto: 1 - 1
Benfica vs Porto: 1 - 1
Nacional vs Porto: 0 - 0

Destes 3, ambos sabemos que era fácil perder pontos em dois dos jogos.

Se o mindset não estivesse completamente virado para a champions, assumido pelo próprio Mourinho e pelo NGP, provavelmente em termos de rácio de pontos estava aqui um dos melhores Portos da história.

Continuas a insistir, diz-me um jogador, um, que tenha sido dado ou impingido ao SC que tenha mais potencial bruto que o Hulk ou o Falcao.

Não quero falar mais do slm, é factual, têm melhor equipa que nós, têm melhores soluções no banco que nós, e já assim o é de à uns tempos para cá.

Deves querer voltar ao tempo do Yes man e venha de lá mais um contentor de jogadores dos amigaços do costume.

 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,690
Tenho vista para o Dragão.
COTADRAGÃO disse:
Como alguma gente que é tida como portista, falou em agressao ao jogador, hoje estive bem atento a cs, mesmo aquela que nao gosta nada do FCP e está sempre pronta a complicar a vida ao FCP.

E nao referem qualquer agressao mas falam sim em Bronca ou Reprimenda .

Fui ver as imagens e o que vejo é uma forte reprimenda (justa ou injusta depende de cada um) feita na hora e cara a cara.

Interrogo me : Como se pode ter visto uma agressao ???!!!

Entretanto lembrei me da recente cena entre Guardiola e Aguero, recordei JJ, Scolari e Mourinho e Rui Jorge e a cena da camisola....
Bullying sim, agressão não.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,972
66,822
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Manageiro de futból disse:
O último ano do Jesualdo foi péssimo. Muito pior do que esse.

E o castigo do Hulk não explica tudo.
Péssimo e passou aos oitavos, ganhou uma Supertaça e uma taça de Portugal, deu 3 no campeão nacional, 5 no vice e outros 5 nos lagartos, deu 3 em madrid e teve 11 vitórias seguidas na segunda volta...

Tomara eu esta época péssima.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,192
8,234
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Manageiro de futból disse:
Eu não percebo como se pode sustentar que o campeonato está mais fraco do que há 10 anos.
É algo que pode ser sustentado com factos ou é uma visão subjectiva?
Sinceramente, desde que eu me lembro de ver bola, sempre achei o campeonato português uma merda. Ocasionalmente lá aparece uma boa equipa (como tem aparecido nos últimos anos, o Paços de Ferreira do PF ou o Rio Ave do NES e do Pedro Martins) mas o nível geral é uma merda há décadas.
Dantes (digamos ate inicios do Sec XXI) havia muito menos saidas e entradas nos planteis. Logo, a estabilidade levava a que existisse outro entrosamento que hoje por norma nao ves. Metade do nosso campeonato troca um plantel por outro como quem muda de camisa.

A qualidade dos jogadores e de facto um dado subjectivo. Ainda assim lembro-me que nos anos 90 equipas pequenas como o Boavista ou o Setubal eram capazes de aguentar craques como Ricky, Marlon Brandao, Jimmy, Yekini durante epocas a fio. Hoje nao ves isso.

E tambem ja nao ves nenhuma equipa portuguesa (com a excepcao da nossa, obviamente) a bater o pe as equipas dos melhores 4 campeonatos Europeus (o frances nao chega nem perto do nivel dos outros, nao me lixem com a estupidez do "Big 5").

Ainda ha coisa de 8 anos vias o Braga a chegar a final da UEFA, e o Cartel de Carnide a fazer o mesmo. Nos 2000s, o Boavista a passar fases de grupos da LC. Novamente o Braga um pouco mais tarde, a fazer boas campanhas na mesma competicao. Os lagartos na final da UEFA em 2005.
Hoje esse exercicio parece quase impossivel.

Se isso e porque a qualidade do nosso campeonato esta mais baixa, ou se e reflexo dos fortes estarem cada vez mais fortes...sinceramente acho que e um pouco de ambas as coisas.
 

MyDooM

Bancada lateral
9 Dezembro 2013
540
25
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Dagerman disse:
Há dez ou quinze anos ainda havia alguma formação fora dos três grandes. Hoje, se aparece um puto de quinze anos com talento no varzim, por exemplo, é logo apanhado por um dos grandes. É por isso que hoje olhas para os plantéis da liga fora dos 3 grandes, e dificilmente vês um jogador que pudesse ser útil no FCP. É ver o caso do Loum, do Paulinho, do Osório, etc. Hoje os três grandes secam tudo, e é por isso que os melhores jogadores jovens que aparecem na nossa liga vêm, quase invariavelmente, da formação dos três grandes. Ou seja, já não há potenciais craques nos estoris ou belenenses desta vida.
Concordo e já não são apenas os 3 grandes o Braga e o Guimarães também já conseguem contratar e reter muitos jogadores talentosos.
Mas também não te podes esquecer que nem todos os jogadores explodem nos clubes de formação, alguns precisam de sair do clube por x ou por y e depois até acabam por dar grandes jogadores, vê o Bruno Fernandes (eu sei que este veio de Itália :) ), Danilo Pereira e até o Ricardo Pereira.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,795
2,529
Porto
Ripas disse:
Bullying sim, agressão não.
Chamem o que quiserem , agora, parece,  pretendeu se  Desinformar.

O Futebol ( e outros desportos) é paixao, emoçao , nervos aflor da pele e acontece ver coisas que nao sao bonitas mas acontecem com alguma frequencia .

Lembro a recente cena Guardiola e Aguero. E ha outras com gente com boas carreiras.

De qualquer modo prefiro alguem que diz as coisas na hora e pela frente, do que os calculistas traiçoeiros e ha tantos e por vezes vestindo fato de moralistas.

O Cantona ja maduro, pelo Manchester United até foi as bancadas agredir um espectacdor.

Nao é ofim do mundo, tem é sido aproveitado, se calhar para fins pouco confessaveis.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,596
17,306
33
Vila Das Aves
Dagerman disse:
Há dez ou quinze anos ainda havia alguma formação fora dos três grandes. Hoje, se aparece um puto de quinze anos com talento no varzim, por exemplo, é logo apanhado por um dos grandes. É por isso que hoje olhas para os plantéis da liga fora dos 3 grandes, e dificilmente vês um jogador que pudesse ser útil no FCP. É ver o caso do Loum, do Paulinho, do Osório, etc. Hoje os três grandes secam tudo, e é por isso que os melhores jogadores jovens que aparecem na nossa liga vêm, quase invariavelmente, da formação dos três grandes. Ou seja, já não há potenciais craques nos estoris ou belenenses desta vida.
Por outras palavras, foi criado uma espécie de sistema (como um polvo gigante...), onde o maior beneficiário é aquele que pagar mais, e neste momento quem paga mais é o criador desse mesmo sistema.

Ora tendo em conta as ramificações que esse "criador" do sistema tem no nosso futebol, diria que é mais fácil esse criador captar talento em clubes pequenos, do que os mais directos competidores.