Reinaldo Garcia

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

REINALDO GARCÍA: 35 E A SOMAR
A sua idade é, a partir desta segunda-feira, igual ao número de títulos conquistados. No sábado, comemorou com um golo


Esta segunda-feira faz 35 anos, exatamente o número de títulos já conquistados na carreira. É uma enormidade, mas Reinaldo, Nalo para os amigos, sorri. Diz que não chega e projeta colecionar muitos mais, sem a pretensão de os escolher, mas com uma predileção especial por um que perdeu com FC Porto e já ganhou com o Barcelona. Precisamente na Liga Europeia, no sábado, comemorou antecipadamente o aniversário com um belo golo, que pode rever acima.

Para Reinaldo García, começou tudo aos sete anos, quando aprendeu a patinar, e quase acabou aos 18, quando esteve a um passo de fazer as malas, deixar o Porto e voltar para a Argentina. Esta é a aventura de Reinaldo García contada num Passe de Letra da autoria de Alberto Barbosa, que está na íntegra na edição de dezembro da revista Dragões, a cuja versão digital pode aceder aqui.

1983: Nasce a 15 de janeiro em San Juan, na Argentina

1990: Aprende a patinar no Rivadavia
“Comecei a patinar aos sete anos. Quem me levou a praticar hóquei e a aprender a patinar foi o meu pai, que praticou quase todos os desportos: futebol, basquetebol… fez de tudo menos hóquei. Como tínhamos um clube de hóquei em patins perto de casa [o Rivadavia], ele levou-me para que eu experimentasse. Gostei e fiquei.”

2000: Campeão argentino com o Olimpia, aos 17 anos
“Aprendemos sempre alguma coisa ou muita coisa com todos os treinadores, mas um treinador que me marcou muito foi o Miguel Gómez, que foi durante muitos anos selecionador da Argentina. Foi ele quem me pôs a jogar desde muito novo [no Olimpia] antes de vir para cá.”

2001: Estreia-se na equipa principal do FC Porto
“Aquilo era uma equipa de craques, todos já jogadores formados, internacionais, com experiência. Sinceramente, tentava olhar para eles e aprender com cada um deles as coisas boas que tinham, que eram muitas. Cada um tinha a sua maneira de jogar e eu tentava aprender o mais que podia com todos eles. Gostava muito do Pedro Alves, do Paulo Alves, do Filipe Santos… Acho que gostava de todos. Eram os meus ídolos e o facto de poder jogar com eles foi muito bom.”

2002: Conquista o primeiro título de campeão
“Se calhar, o mais importante terá sido o primeiro… Acho que foi o primeiro título que ganhei como sénior, foi esse que mais me marcou. Era a minha primeira época de sénior e ganhar logo o campeonato foi especial, até porque também marcou um pouco a minha carreira. No ciclo do deca eu ganhei seis. Dificilmente outra equipa conseguirá fazer o mesmo.”

2007: Muda-se para o Liceo da Corunha como hexacampeão pelo FC Porto
“Acho que era o rigor nos treinos, a vontade, a raça… Foi um conjunto de fatores que fizeram com que o FC Porto estivesse sempre lá em cima e fosse decacampeão. Foi uma era de ouro, porque não é fácil conseguir uma sequência assim. A vontade que todos tinham de trabalhar, de melhorar a cada dia e a cada semana, fizeram com que ao final de cada época fossemos campeões.”

2010: Ganha a Liga Europeia com o Barcelona
“Estive muitas vezes para ser campeão europeu pelo FC Porto. Numas vezes merecemos ganhar mais do que noutras e, noutras ainda, a sorte não esteve do nosso lado. Umas vezes contra o Barcelona, outras contra o Follonica. Foi uma espinha que me ficou atravessada. Tinha ganho campeonatos, taças, supertaças e o que faltava era um título europeu, para o qual trabalhávamos muito. Quando consegui estar do outro lado, tive a felicidade de ganhar a Liga Europeia que eu tanto queria. A nível individual todos queremos ganhar o maior número de títulos possível e mais ainda quando são títulos tão importantes como a Liga Europeia. Agora que estou no FC Porto outra vez, essa é uma espinha que quero tirar, quero ganhar uma Liga Europeia pelo FC Porto. Anseio muito, trabalho muito para isso e Deus queira que isso se concretize um dia destes.”

2015: Sagra-se campeão mundial pela Argentina, no mesmo ano em que regressa ao FC Porto
“Perdi cinco finais do Campeonato do Mundo, todas contra a Espanha, e chegámos a um momento em que nos perguntávamos por que é que não conseguíamos ganhar. Mas a Espanha também teve jogadores e uma década de ouro em que ganhou tudo. Era difícil tirar-lhes aquele título. Finalmente, depois de tantos anos a perder finais, conseguimos. Foi um momento de glória indescritível”.

2017: Conquista o sétimo título de campeão com o FC Porto e o quinto troféu consecutivo em provas nacionais
“Felizmente já ganhei muita coisa, mas gostava de continuar a ganhar. O que se ganhou já está para trás, fica para a história, temos de continuar no presente. Quantos mais títulos, melhor para mim. Trabalho todos os dias para poder estar no meu melhor e para poder ajudar a equipa. No fundo, para continuar a crescer.”

Os 35 títulos já conquistados por Reinaldo García: 1 Campeonato do Mundo, 1 Taça das Nações, 1 Copa América, 3 Ligas Europeias, 1 Taça Continental, 1 Taça Intercontinental, 7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 4 Supertaças de Portugal, 4 Ligas Espanholas, 2 Taças do Rei, 5 Supertaças de Espanha e 1 Liga Argentina.

 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

"SINTO-ME COM MUITA FORÇA E VONTADE PARA CONTINUAR"
Aos 35 anos, Reinaldo García garantiu o 36.º título da sua carreira


Reinaldo García marcou o golo decisivo para a conquista da Taça de Portugal, frente ao Valongo, a 36 segundos do final do prolongamento (3-2). Nalo - alcunha do argentino - garantiu assim o 36.º título da sua carreira. Um excelente registo para o jogador mais experiente do plantel do FC Porto: 35 anos e ainda muito hóquei pela frente.

“Ainda me sinto com muita força, como muita vontade para continuar. Sinto-me bem e não sei quantos mais anos jogarei, porque ainda nem pensei nisso. Trabalho para estar bem e cuido-me muito”, salienta Reinaldo García, em entrevista ao fcporto.pt.

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu a Taça no Museu FC Porto e confessou ter vibrado com o golo decisivo do argentino. “Dei um salto no sofá quando foi golo porque foi uma jogada fantástica, tanto no passe como na finalização. Foi uma jogada de puro e fino hóquei, que me entusiasmou”, explicou o presidente do FC Porto.

“Foi de facto um lance bonito, que nos deu a vitória e o título. Ter ouvido o presidente dizer que ficou contente com o golo é melhor ainda. Fico muito feliz por ter conseguido o golo da vitória”, reconheceu o jogador argentino, acrescentando: “Este ano trabalhámos muito bem, trabalhámos para conseguir até mais do que conseguimos. Estivemos muito perto de conseguir a Liga Europeia, que já nos foge há alguns anos, e estivemos perto de conseguir também o campeonato. Conseguimos pelo menos a Taça que nos dá confiança para continuar com o trabalho que estamos a fazer.”

Os adeptos do FC Porto reconheceram o bom desempenho da equipa ao longo da temporada, embora o saldo de uma Supertaça António Livramento e uma Taça de Portugal seja curto para a ambição de equipa técnica e jogadores. “É bom ouvir dizer que fizemos uma boa época. A maioria das pessoas diz que nós somos a melhor equipa a jogar, mas eu gostava era de jogar bem e ganhar, gostava de ter ganho estes dois títulos que nos fugiram. Claro que quando uma equipa joga bem, tem mais possibilidades de atingir os seus objetivos.”

Reinaldo García acredita que os Dragões serão recompensados pelo trabalho que têm vindo a realizar: “Temos de continuar assim. Se calhar não chega só jogar bem, temos de dar algo mais. Temos de fazer uma análise, potenciar o que estamos a fazer bem e trabalhar para que, na próxima época, aqueles pormenores que fazem a diferença caiam para o nosso lado.”

O jogador argentino avança para a 10.ª temporada com a camisola azul e branca. Nalo representou o FC Porto entre 2001 e 2007, regressando ao clube em 2015. Dos 36 títulos que conquistou na carreira, 16 foram ao serviço dos Dragões: 7 Campeonatos, 5 Taças de Portugal e 4 Supertaças. Aos 35 anos, Reinaldo García ainda não está satisfeito. “Gostava de ter sempre mais títulos do que anos, isso seria bom sinal, sinal de muitas vitórias. Ainda quero ganhar mais”, remata, em conversa com o fcporto.pt.

 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,981
51,210
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
É extraordinário termos um jogador deste nível na nossa equipa e espero bem que renove, porque ainda tem muito hóquei para dar apesar da idade.

 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,925
4,524
Boa noticia! Apesar dos 36 anos continua a ser um jogador de top! Bom que continue connosco!
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,160
6,909
Grande notícia esta renovação, continua a ser um excelente jogador e é a experiência dentro do plantel..
 

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,966
2,262
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Menos uma dor de cabeças para nós! :)
Grande renovação...
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,729
14,595
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Previsivelmente o capitão de equipa na próxima temporada.
 

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,586
8,194
Porto
Excelente notícia a renovação do Reinaldo!

Vai ser super importante na "revolução" de plantel vamos fazer
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,822
22,409
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Com a saída do Helder era mesmo importante renovar com o Reinaldo.
 

Ivganovich

Tribuna
29 Junho 2017
4,619
2,599
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Importante travar a debandada da defesa e ainda tem hóquei para mais umas temporadas. Boa notícia.
 

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,270
559
Pombal disse:
Previsivelmente o capitão de equipa na próxima temporada.
Tirando os Gr o Cap Hélder Nunes e o Telmo todos os outros têm contrato para o próximo ano?
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,929
6,254
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Adoro este gajo.
Que patinagem maravilhosa. 36, sim, e por isso ainda mais valor à velocidade ainda de ziguezague, travagens, mudanças de direcção. Aguenta menos tempo seguido agora, mas quando está é com intensidade.

Técnica desarmante.
Uma história linda no hóquei desde tão novo. Com tantos grandes duelos para recordar.
Claro, de San Juan. Tantos títulos. Só lhe falta um. Connosco.

Para mim ficava para sempre. Mas já Lenda!

 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,729
14,595
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Asterix disse:
Tirando os Gr o Cap Hélder Nunes e o Telmo todos os outros têm contrato para o próximo ano?
Sim.

Poka até 2020
Cocco 2021
Gonçalo 2021
Rafa 2022
Hugo Santos 2022

E agora Reinaldo 2021.