Livro \"O Século do Dragão\"

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
Abro este tópico para debater-mos o novo livro oficial sobre o FC PORTO.

O nome do livro é \"O século do Dragão - 1893-2009 - A História completa do FC PORTO\" da autoria de Rui Cerqueira, director de comunicação do clube, Luís César, director para o futebol e do Jaime Teixeira, director do departamento de conteúdos.

É um livro interessante para todos os portistas, mas principalmente para aqueles que gostam de numeros e nomes, e o preço até é bastante razoável, se tiver em conta que durante estes anos todos gastei dinheiro e tempo para obter menos informação do que aquela que o livro me proporciona. Também tem algumas fotos inéditas para mim.

O nome do livro está um pouco exagerado pois decididamente não é \"A história completa do FC PORTO\", antes um resumo de todos os planteis que disputaram as provas oficiais entre 1934 e 2009, o que para mim já é excelente.

Agora fico a pensar a quantidade de informação e registos fotográficos da história do FC PORTO, que o clube tem guardado, longe dos adeptos, era muito bom o clube criar colecções de albuns e livros, ou dvs sobre a história do FC PORTO, sobre os momentos gloriosos do clube.

Um apontamento final, embora este livro já esteja à venda à quase um mês, não encontro nada sobre ele no site oficial do clube.
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,705
43
também tenho o livro. é interessante saber a historia dos campeonatos e dos jogadores que fazem o nosso patrimonio clubistico.
 
D

Diogo Loureiro

Guest
eu tive para o comprar no natal, ja me arrependi de não o ter feito
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
Velasquez sabes como é, apesar de ser madeirense, tenho uma paixão enorme pelo FC PORTO, como tal interessa-me saber tudo aquilo que conseguir sobre o nosso clube

Não é só de campeões que o mundo vive, todos aqueles que lutaram pelo FC PORTO merecem o seu nome relembrado nas páginas da história do FC PORTO e fico às vezes estupefacto com a ignorância que alguns adeptos demonstram em relação a figuras históricas e importantes do clube.

Diogo Loureiro, ainda vais a tempo de comprar, eu como sempre comprei dois e não me desfaço deles por dinheiro nenhum, um é para pesquisar no dia a dia outro para arquivar ;)
 

surpresa07

Tribuna
25 Julho 2007
2,730
48
Comprei o livro, mas têm sido tantas as leituras a que me tenho obrigado, que ainda nem tive oportunidade de o abrir convenientemente.
Logo que ache um bocado de tempo nesta altura stressante da minha vida, faço o meu comentário.
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,619
1,571
Porto
Então, pelo que percebi da tua descrição Drakonyaz, é um livro sobre a história do FUTEBOL do FC Porto, certo?
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
> Mustaine Comentou:

> Então, pelo que percebi da tua descrição Drakonyaz, é um livro sobre a história do FUTEBOL do FC Porto, certo?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correcto, mais propriamente a história das participações do Futebol do FC PORTO nas provas nacionais e internacionais de 1934 a 2009.
Costuma-se dar o nome a este tipo de livros tipo \"Nomes e números do FC PORTO - 1934-2009\" ;)

O que repito, tendo em conta aquilo que temos dis+onivel, já é excelente.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
Velasquez, não sabes a inveja que tenho de vocês quando vejo a quantidade de Alfarrabistas que vocês têem por aí, quando fôr ao continente tenho já uns dias reservados para visitar esses locais.

Tenho amigos que vão aí e até faço muitas encomendas por correio, mas não é a mesma coisa do que ir ao local.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
> Velasquez Comentou:

Não aparecem em lado nenhum.

-------------------------------------------------------------------

Aparecem, mas é necessário andares sempre em cima e teres boas relações com os vendedores, coisa que só em presença podes fazer, por net ou correio não dá.

Ainda há pouco tempo falhei um livro sobre o FC PORTO dos anos 50 por uma unha negra (pelo menos é o que penso), porquê? Lá está, via net a cena tornasse dificil.

Sobre o almanaque, a almanix hà uns anos atrás editou almanaques futebolisticos sobre as equipas da 2ª circular e também sobre a seleção, mas os Portistas não tiveram sorte.

Mas aí o clube tem culpa, basta vermos o número de obras disponiveis editadas pelo FC PORTO e compararmos com o que os clubes fazem por essa Europa fora, e nalguns casos clubes bem modestos. Ganhar é importante, mas para não assistirmos a debandadas e assobios por vezes é necessário \"educar\" os adeptos, fazer com que eles não dependam simplesmente das vitórias.

E claro que nós também temos culpa, pois muitas vezes não aderimos a estes projectos, não pressionamos os responsáveis para a execução destas obras, não nos importamos com o clube, queremos é ganhar, ganhar e ganhar, o passado, passou, basta lermos os comentários dos tópicos pré e após jogos, se as coisas correm mal é um bota abaixo e um negativismo incrivel, como se o seu portismo dependesse das vitórias mas será que eles não sabem das dificuldades e dos episódios que o clube atravessou na sua história, ultrapassado situações bem mais dificeis e continuando de pé e cada vez mais forte.

Mas lá está, para os adeptos conhecerem respeitarem a história do clube é necessário primeiro os responsáveis darem o primeiro passo.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
Velasquez,

se chegares à fala com o Srº Luís César agradece-lhe por mim as páginas dele na \"Dragões\", são sem dúvida para mim o factor decisivo na hora da renovação da assinatura.
E ele achar que o pessoal não se interessa é legitimo, pois é essa também a noção que tenho, tal como referi no ultimo comentário.

Sobre as minhas pesquisas e informações que fui arranjando sobre o FC PORTO, devo-te dizer que foi sempre na vertente de como já referi \"nomes e numeros\". Aliás o meu sonho era ter um site sobre o FC PORTO nestes moldes: http://www.om1899.com/accueil.htm

Era fantástico para mim, aqui encontras tudo sobre o Marselha. Mas infelizmente não possuo material sobre o FC PORTO e conhecimento para isto tudo, julgo que ninguem tem, pois para manter um site destes é necessário ter uma boa equipa de trabalho.

O trabalho do Hast realmente é muito bom e valoroso e se ele achar que posso lhe ajudar em alguma coisa, basta mandar email.
 
J

JV

Guest
> sdvaladares Comentou:

> O que o Hast faz é verdadeiro serviço público!

------------------
Subscrevo por inteiro!
 
H

hast

Guest
Velasquez
Eu comprei-o hoje.
Depois de me teres falado sobre o livro, já sabia mais ou menos do que trata. Tem informação valiosa, mais não seja porque permite conhecer os nomes completos dos jogadores, o que em termos de pesquisa é importante, e saber o número de jogos e golos, nas diversas competições, em determinada época.

Caro Drakonyaz
O que tiveres na tua posse e achares que deves partilhar, não hesites, posta à vontade. Tudo o que vier é bem vindo.

enidcoleslaw
Foi pena não ter vindo a este tópico, antes do jogo desta tarde. Uma vez que estivemos no Dragão Caixa, teríamos falado um pouco sobre este tema. Repito, foi pena, mas outras oportunidades surgirão.

Uma coisa é ser certa, penso eu, o clube deve ter um arquivo tão vasto, que possibilitaria um trabalho monumental. O sr. Luís César é a pessoa indicada para que isso possa acontecer. Falta saber o que ele pensa em relação a isso e o que será possível conseguir.
 
H

hast

Guest
Pedro, foi na Loja Azul do Dragão.

Aproveito para fazer uma pergunta:

Porque é que este livro «O Século do Dragão», aparece no catálogo oficial 2009/2010, com o preço de 35.95€, quando o custo real é de 19.95€?

Será que houve um erro da tipografia?
 
H

hast

Guest
Este livro tem muitas curiosidades e algumas delas insólitas e inexplicáveis.

Uma delas:

Época 1950/51, na 17ª jornada, o FC Porto vence o Benfica, no Campo Grande, por 2-0. Na 18ª bate o Sporting, em casa, por 3-0, para de seguida ir perder a Alcântara, com o Atlético, por 4-1!

Antes desta derrota, o FC Porto vinha de seis vitórias consecutivas [Estoril (c) 4-2 - Guimarães (c) 4-1 - Boavissta (f) 6-2 - Olhanense (c) 7-0 -, e os já referidos encontros com águias e leões], com uma média de 4 golos por jogo.

Uma equipa onde, entre outros, pontuavam Barrigana, Virgílio, Monteiro da Costa, Hernâni e um tal Nelo, que marcou 16 golos nessa época, 2 para Taça de Portugal e 14 para o campeonato, 3 dos quais (hat trick) no jogo contra o Sporting, em casa.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,558
22
Câmara de Lobos, 1975
> hast Comentou:

Uma equipa onde, entre outros, pontuavam Barrigana, Virgílio, Monteiro da Costa, Hernâni e um tal Nelo, que marcou 16 golos nessa época, 2 para Taça de Portugal e 14 para o campeonato, 3 dos quais (hat trick) no jogo contra o Sporting, em casa.

--------------------------------------------------------------------------------

Hast, se queres saber mais do Nelo, vais à pagina dos veteranos da Académica Coimbra, na letra N vais encontrar:

http://www.veteranosaac.com/index.php?menu=31&listar_tipo=jog_nomealc&ordenar=ASC&letra=N

Ele veio do Fafe em 1950 para o FC PORTO e saiu para Académica em 1953.
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Tambem tenho interesse sobre este tipo de coisas sobre o meu clube. Exactamente Nomes e Numeros, quando for a Portugal vou procurar por este livro. Obrigado pela recomendacao.

J\'a agora acrescento que quanto a materia prima, continuo na pesquisa de material multimedia. Falta muita coisa e a RTP nao ajuda infelizmente.

A minha mais recente aquisicao foi um espectacular golo de Drulovic em Braga.

Continuo \'a procura do golo do Vermelhinho em Aberdeen e de saber se o Cubillas ganhou a Taca de Portugal em 1977.