Lista B - André Villas-Boas

Estado
Não está aberto para novas respostas.

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,556
12,142
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
O que interessa conhecer o campeonato português? O Zubizarreta é um nome que ainda há uns tempos andava a ser associado ao Arsenal e outras equipas da Premier League. Seria uma grande adição à equipa do André a meu ver.

O diretor desportivo não trabalha sozinho. Tem de saber liderar, negociar, lidar com questões do dia a dia da equipa e contribuir no scouting junto com a equipa de scouting. Essa de não conhecer o campeonato português não faz sentido nenhum.
Olhando para o percurso dele como diretor não consigo ver nenhum clube que ficou melhor estruturado depois da sua passagem.

Não concordo que conhecer o futebol português não seja factor importante. Tanto se fala de jogos de bastidores e depois na hora de contratar o homem forte do futebol issso não conta?
 

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,556
12,142
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Não tenho a percepção do movimento em torno de PC, porem fiz esse exercicio que julgo/julgava ser o pior cenário.
Fico igualmente bem mais descansado com o que dizes, porque para mim será impensavel ver PC a ser reconduzido a um novo mandato de 4 anos.
É muito bom ouvir/ler "...que muito portista já não votará nele."
Força FCPorto
Atenção que o meu comentário foi baseado numa realidade restrita que acredito representar a maioria.

Eu estou receoso de ter mais 4 anos dos últimos 10 mas também acredito que a maior parte dos sócios percebe que o futuro tem que ser diferente. Olhando para a casa do clube da minha terra essa ideia é global.
 
  • Like
Reações: grandeFCP

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
24,166
41,461
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Olhando para o percurso dele como diretor não consigo ver nenhum clube que ficou melhor estruturado depois da sua passagem.

Não concordo que conhecer o futebol português não seja factor importante. Tanto se fala de jogos de bastidores e depois na hora de contratar o homem forte do futebol issso não conta?
Já foi diretor-desportivo no Athletic, Barcelona e Marselha. Há muitas maneiras diferentes de interpretar essa função. No seu entender, o que deve fazer um diretor-desportivo?

A primeira coisa é, de facto, definir o que se quer em cada trabalho e como é cada clube. Por exemplo, ser diretor-desportivo no Athletic ou no Barça é totalmente diferente, desde logo porque o Athletic está muito condicionado na sua abordagem ao mercado. O mais importante é começar por entender para que clubes vais e de que é que esse clube precisa. No Marselha, o que era preciso era desenvolver toda a estrutura do futebol, todo o futebol de formação, criar uma cultura de clube desde os mais jovens até à equipa principal, explicar o projeto ao público. Neste caso, era preciso criar infraestruturas e trabalhar para melhorar as condições de trabalho de todas as equipas, tanto que no Marselha criámos uma nova academia. Às vezes, avaliam-se os diretores-desportivos só pelo mercado, pelos jogadores que são contratados, mas há muito mais trabalho na organização da estrutura de futebol: que jogadores vão subindo de categoria para categoria, que tipo de contrato devem ter esses jogadores, que treinadores são os mais indicados para cada grupo etário, qual a melhor metodologia de treino para que haja algum tipo de linha de continuidade desde que um jogador tem 15 ou 16 anos até à equipa principal. Tudo isto integra-se nesta ideia de criação de cultura de clube, na qual também passa o papel da escola para os jovens ou a atenção às famílias dos jogadores. Estas tarefas podem estar todas na esfera do diretor-desportivo, só que há clubes onde algumas destas componentes já estão mais desenvolvidas e outros nos quais certas áreas não estão tão trabalhadas e é preciso trabalhar mais nelas. Outra componente muito importante é a capacidade de explicar o projeto, quer no plano interno (ao proprietário e direção), quer no externo (aos adeptos e público em geral).

In: https://tribuna.expresso.pt/entrevi...sou-a-saber-como-quer-jogar-e-ganhar-06a37c23

Quanto ao conhecimento dos meandros do futebol português teremos André Villas-Boas e provavelmente um team manager que quiçá seja Acácio Valentim que agora está no Braga, mas parece que vai sair no final da temporada.
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,466
5,468
Olhando para o percurso dele como diretor não consigo ver nenhum clube que ficou melhor estruturado depois da sua passagem.

Não concordo que conhecer o futebol português não seja factor importante. Tanto se fala de jogos de bastidores e depois na hora de contratar o homem forte do futebol issso não conta?
Entao quem preferias?

Uma solucao " a sporting " como o hugo viana , portanto um jorge costa? Ou um outro ex jogador? Que é que esses sabem de gerir um clube?

Ou preferias um outro estrangeiro? Quem?


No regime tens o RPB que se limita a contratar jogadores tambem pouco mais faz disso
 
Última edição:
  • Haha
Reações: RGalego

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,556
12,142
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Já foi diretor-desportivo no Athletic, Barcelona e Marselha. Há muitas maneiras diferentes de interpretar essa função. No seu entender, o que deve fazer um diretor-desportivo?

A primeira coisa é, de facto, definir o que se quer em cada trabalho e como é cada clube. Por exemplo, ser diretor-desportivo no Athletic ou no Barça é totalmente diferente, desde logo porque o Athletic está muito condicionado na sua abordagem ao mercado. O mais importante é começar por entender para que clubes vais e de que é que esse clube precisa. No Marselha, o que era preciso era desenvolver toda a estrutura do futebol, todo o futebol de formação, criar uma cultura de clube desde os mais jovens até à equipa principal, explicar o projeto ao público. Neste caso, era preciso criar infraestruturas e trabalhar para melhorar as condições de trabalho de todas as equipas, tanto que no Marselha criámos uma nova academia. Às vezes, avaliam-se os diretores-desportivos só pelo mercado, pelos jogadores que são contratados, mas há muito mais trabalho na organização da estrutura de futebol: que jogadores vão subindo de categoria para categoria, que tipo de contrato devem ter esses jogadores, que treinadores são os mais indicados para cada grupo etário, qual a melhor metodologia de treino para que haja algum tipo de linha de continuidade desde que um jogador tem 15 ou 16 anos até à equipa principal. Tudo isto integra-se nesta ideia de criação de cultura de clube, na qual também passa o papel da escola para os jovens ou a atenção às famílias dos jogadores. Estas tarefas podem estar todas na esfera do diretor-desportivo, só que há clubes onde algumas destas componentes já estão mais desenvolvidas e outros nos quais certas áreas não estão tão trabalhadas e é preciso trabalhar mais nelas. Outra componente muito importante é a capacidade de explicar o projeto, quer no plano interno (ao proprietário e direção), quer no externo (aos adeptos e público em geral).

In: https://tribuna.expresso.pt/entrevi...sou-a-saber-como-quer-jogar-e-ganhar-06a37c23

Quanto ao conhecimento dos meandros do futebol português teremos André Villas-Boas e provavelmente um team manager que quiçá seja Acácio Valentim que agora está no Braga, mas parece que vai sair no final da temporada.
Eu vi a entrevista Indiana e não podemos julgar o presente dos clubes por onde ele passou para avaliar o seu impacto mas na verdade ele não demonstrou nada a cima da média nessas funções. Claro que depende sempre da visão do dono/presidente do clube mas tirando as palavras bem estruturadas nenhum clube lhe pegou em 4 anos.
 

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,556
12,142
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Entao quem preferias?

Uma solucao " a sporting " como o hugo viana , portanto um jorge costa? Ou um outro ex jogador? Que é que esses sabem de gerir um clube?

Ou preferias um outro estrangeiro? Quem?


No regime tens o RPB que se limita a contratar jogadores tambem pouco mais faz disso
Eu não sou candidato a presidente do NGC e ao contrário de muito não acho ter essa capacidade. Eu opinei que é o que como adepto me cabe fazer.

Acho que deveria ser um nome que já enquadrado em projetos no passado, revolucionou/transformou verdadeiramente um clube.
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
24,166
41,461
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Eu vi a entrevista Indiana e não podemos julgar o presente dos clubes por onde ele passou para avaliar o seu impacto mas na verdade ele não demonstrou nada a cima da média nessas funções. Claro que depende sempre da visão do dono/presidente do clube mas tirando as palavras bem estruturadas nenhum clube lhe pegou em 4 anos.
Mas é inegavelmente um gestor competente e capaz de montar uma equipa competitiva com parcos recursos como fez no Bilbau onde só podia ir buscar jogadores bascos e no Marselha que na altura não tinha a saúde financeira que tem hoje.
 

RGalego

Soltem os prisioneiros!
12 Março 2012
11,556
12,142
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Mas é inegavelmente um gestor competente e capaz de montar uma equipa competitiva com parcos recursos como fez no Bilbau onde só podia ir buscar jogadores bascos e no Marselha que na altura não tinha a saúde financeira que tem hoje.
Não vou considerar o que fez há 20 anos no Bilbau pela especificidade muito diferente mas olhando para o Marselha e passados 8 anos da sua atividade lá, olhas para o clube e onde vês o resultado da mudança de estrutura das camadas jovens ?
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
24,166
41,461
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Não vou considerar o que fez há 20 anos no Bilbau pela especificidade muito diferente mas olhando para o Marselha e passados 8 anos da sua atividade lá, olhas para o clube e onde vês o resultado da mudança de estrutura das camadas jovens ?
Não houve muita porque o clube entrou numa espiral descendente, por exemplo a claque do Marselha ameaçou a vida do treinador Marcelino Garcia Toral e este teve que sair, antes disso houve sempre situações ou opções mal sucedidas, curiosamente no tempo de Zubizarreta não existiram problemas com a claque, nem com qualquer treinador.
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,125
4,387
25 de março (hoje), 21:00 - Coimbra
26 de março, 20:00 - Felgueiras
28 de março, 21:00 - Albufeira
1 de abril - Açores
2 de abri, 21:00 - Lisboa
4 de abril, 18:00 - Caldas da Rainha
5 de abril, 21:00 - Viseu
7 de abril, 11:00 - Afurada

Agenda cheia, começam a faltar datas disponíveis. Mas serão adicionadas ainda mais algumas.
_______________________________




Afirmou no Sábado que existem variadíssimos locais que pediram a sua presença, mas que não será possível ir a todos por começarem a faltar datas disponíveis.
 

Johny

Bancada central
31 Agosto 2016
1,525
1,827
Olhando para a discussão, ainda vamos chegar à conclusão que bom é o "inginheiro"...
Esta posição no clube neste momento é de fachada, quem manda em muitos detalhes são aqueles a que devemos guito.
Isso acabar já vai ser uma lufada de ar fresco.
 
  • Like
Reações: nprc

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,223
4,999
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
O que interessa conhecer o campeonato português? O Zubizarreta é um nome que ainda há uns tempos andava a ser associado ao Arsenal e outras equipas da Premier League. Seria uma grande adição à equipa do André a meu ver.

O diretor desportivo não trabalha sozinho. Tem de saber liderar, negociar, lidar com questões do dia a dia da equipa e contribuir no scouting junto com a equipa de scouting. Essa de não conhecer o campeonato português não faz sentido nenhum.
O Diretor Desportivo neste momento é tão importante como um treinador.

Não precisa necessariamente de conhecer o campeonato português...ajuda se tiver conhecimentos no restante mundo do futebol, mas a função, no nosso clube passa por montar uma equipa decente e com potencial para desenvolver e vender...
 

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
12,551
12,375
25 de março (hoje), 21:00 - Coimbra
26 de março, 20:00 - Felgueiras
28 de março, 21:00 - Albufeira
1 de abril - Açores
2 de abri, 21:00 - Lisboa
4 de abril, 18:00 - Caldas da Rainha
5 de abril, 21:00 - Viseu
7 de abril, 11:00 - Afurada

Agenda cheia, começam a faltar datas disponíveis. Mas serão adicionadas ainda mais algumas.
Muito bom! É bom que todos os que vão a essas casas reconheçam o esforço que o André está a fazer para ir a todas essas casas e compareçam para votar..
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,164
23,091
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Olhando para a discussão, ainda vamos chegar à conclusão que bom é o "inginheiro"...
Esta posição no clube neste momento é de fachada, quem manda em muitos detalhes são aqueles a que devemos guito.
Isso acabar já vai ser uma lufada de ar fresco.
O que o Luís Gonçalves faz não é de Diretor Desportivo.
O que ele faz é o que qualquer delegado ao jogo na distrital faz...
 

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,223
4,999
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
Gostava de ver mais o que AVB pensa sobre o futsal e futebol feminino...mas formação de equipa como promessas de campanha, e não só do tipo ah vamos ter qualquer dia...
 

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,274
30,364
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Sinais de mudança.

Aproveito este post para deixar uma nota de roda pé sobre algo que sinto.

Acho uma pena a candidatura do AVB não disponibilizar os vídeos (se é que os grava, acredito que sim) das visitas às Casas do FCP na sua totalidade ou pelo menos um resumo de 1 ou 2 horas com o sumo do que foi discutido e/ou apresentado, ao invés dos "teasers" que rondam somente o minuto de duração.

A meu ver seria relevante. Pessoalmente adoraria ver esses vídeos e como aposto que muito mais gente partilha esse sentimento e não se podem deslocar aos locais em questão.

Ler as declarações é sempre importante, mas para mim ver e ouvir é ainda mais abrangente e impactante, permite sentir a sala, observar a linguagem corporal, expressões faciais e reações do candidato e restantes pessoas presentes, entender melhor a mensagem, etc...

Se têm essa capacidade técnica (gravação e edição, creio que sim) acho que seria de valor permitirem que o universo azul e branco beba desses momentos únicos na "1ª pessoa", para além de que aposto que o número de visualizações seria muito superior.

Fica a ideia.
 
Última edição:

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,223
4,999
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
O que o Luís Gonçalves faz não é de Diretor Desportivo.
O que ele faz é o que qualquer delegado ao jogo na distrital faz...
Ele foi coordenador de scouting durante uns anos no Shakhtar e tiverem sempre boas equipas com muitos brasileiros quando ele lá esteve...agora no FCP não entendo quem está por de trás das transferências...será que foi ele que recomendou Evanilson?! Pepê?? Temos alguns casos de sucesso vindos do brasil...não sei se ele tem mão nisso...
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.