Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,141
13,501
Desde que se licenciou que Joana passou a ter um posto de trabalho no clube do pai, sendo que toda a sua carreira profissional foi passada no FC Porto
E ainda passou pelo Porto Canal... mas não tinha jeito nenhum para aquilo...

Mas também não é novidade... o clã Amorim tinha a familia toda lá... o mesmo para o clã de Azevedo... e o pedro nuno santos também andou sempre na empresa do papá até arranjar tacho na política!
Mas ok... até pode ser competente na área... o que dúvido. E se for competente, convém saber se o salário corresponde às suas competências e funções...
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
18,232
6,336
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
E ainda passou pelo Porto Canal... mas não tinha jeito nenhum para aquilo...

Mas também não é novidade... o clã Amorim tinha a familia toda lá... o mesmo para o clã de Azevedo... e o pedro nuno santos também andou sempre na empresa do papá até arranjar tacho na política!
Mas ok... até pode ser competente na área... o que dúvido. E se for competente, convém saber se o salário corresponde às suas competências e funções...
Mas as empresas sao deles. O Porto não é nem nunca foi de Jorge Nuno Pinto da Costa, como ele, aparentemente, o achava.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,141
13,501
Epá ate já causa desconforto e vergonha alheia.
Não quer largar o Porto?
Já escreveram por aí que os 21 dias é o mínimo pela lei, para assumir a sad. No clube é que poderiam tratar da posse mais cedo. Mas se houver colaboração desde o primeiro minuto para a transferência de poderes, e a informação e os dossiers importantes começarem logo a ser disponibilizados, nem vejo como grande problema ser uns dias mais cedo, ou mais tarde.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,141
13,501
Mas as empresas sao deles. O Porto não é nem nunca foi de Jorge Nuno Pinto da Costa, como ele, aparentemente, o achava.
Hum... a sonae não era do Belmiro! Foi fundada pelo Afonso Pinto de Magalhães, que também foi nosso presidente... o Belmiro fez a sonae crescer, como o PdC fez o Porto crescer! Mas é uma sociedade cotada em bolsa. Não é propriamente uma empresa familiar.
Mas compreendo o que argumentas... só estou a dizer que é a norma em Portugal ( e não só).
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,505
13,717
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
E ainda passou pelo Porto Canal... mas não tinha jeito nenhum para aquilo...

Mas também não é novidade... o clã Amorim tinha a familia toda lá... o mesmo para o clã de Azevedo... e o pedro nuno santos também andou sempre na empresa do papá até arranjar tacho na política!
Mas ok... até pode ser competente na área... o que dúvido. E se for competente, convém saber se o salário corresponde às suas competências e funções...
Essas comparações com Amorins e Azevedo são despropositadas comparadas com PdC e o FCP. Nessas empresas cujas ações são detidas em maioria pela família TRABALHA-SE e um filho do Belmiro por exemplo nunca passou por nenhuma, por iniciativa dele mas também do pai que não misturava negócios com família. E as ações de PdC no FCP são residuais e se tem lá a filha, já deu milhões a ganhar ao filho da forma que sabemos e chegou a nomear Diretora Cultural do FCP a ex. mulher Filomena. E não vou alongar-me...
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,505
13,717
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Hum... a sonae não era do Belmiro! Foi fundada pelo Afonso Pinto de Magalhães, que também foi nosso presidente... o Belmiro fez a sonae crescer, como o PdC fez o Porto crescer! Mas é uma sociedade cotada em bolsa. Não é propriamente uma empresa familiar.
Mas compreendo o que argumentas... só estou a dizer que é a norma em Portugal ( e não só).
Fdx.Que tudo digas que o Belmiro aldrabou o Afonso Pinto de Magalhães ok no início mas a SONAE de hoje nada tem a ver com essa que estava a começar, APM foi essencialmente um banqueiro.
 
  • Like
Reações: domribeiro e Vinha

Tiago_com_Dias

Bancada lateral
12 Dezembro 2023
837
1,125
E ainda passou pelo Porto Canal... mas não tinha jeito nenhum para aquilo...

Mas também não é novidade... o clã Amorim tinha a familia toda lá... o mesmo para o clã de Azevedo... e o pedro nuno santos também andou sempre na empresa do papá até arranjar tacho na política!
Mas ok... até pode ser competente na área... o que dúvido. E se for competente, convém saber se o salário corresponde às suas competências e funções...
Eu não alinho na política de varrer tudo de uma vez. É necessário ponderação, rever contratos e competências, e verificar se é financeiramente viável continuar com alguns projetos.

Não duvido do profissionalismo e das competências da Carina Caldeira naquele programa, mas é um dos que deve terminar, não promove a região Norte nem o clube. Já sobre o programa do Joel Cleto, acho que deve continuar...
 
  • Like
Reações: Vinha

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,466
3,726
Hum... a sonae não era do Belmiro! Foi fundada pelo Afonso Pinto de Magalhães, que também foi nosso presidente... o Belmiro fez a sonae crescer, como o PdC fez o Porto crescer! Mas é uma sociedade cotada em bolsa. Não é propriamente uma empresa familiar.
Mas compreendo o que argumentas... só estou a dizer que é a norma em Portugal ( e não só).
Creio que estás a encontrar paralelos que não existem!
A Sonae foi fundada pelo Pinto de Magalhães e adquirida pelo Belmiro de Azevedo!
A família Azevedo, mais recentemente, através da holding Efanor, detêm a maioria do capital da Sonae. Embora, em algumas áreas de negócio, possam entrar com joint-ventures ou com estruturas partilhadas ou, até, minoritárias!
Naturalmente, em conselho de administração, aquilo que a família Azevedo (antes, o Belmiro de Azevedo) decidia, era implementado! Só om uma cisão familiar é que essas decisões poderiam ser desafiadas!

Bem diferente do FCP!
O FCP é um clube de associados, que elegeu Pinto da Costa como presidente! Pinto da Costa nunca foi proprietário do clube, nem poderia ser! No máximo, poderia ter uma participação na SAD e, ainda assim, como se sabe, inferior a outros acionistas de referência!
Depois, o que era/é prática, sobretudo numa estrutura associativa (até num governo, como o anterior demonstrava), é o líder optar por uma estrutura de gente muito próxima, quiçá, até, com relações familiares! Algo que Pinto da Costa nunca escondeu e colocou em prática logo na década de 80, quando o filho entrou na sua lista, como diretor! O tempo, agudizou esse nepotismo latente!
 
  • Like
Reações: domribeiro e Vinha

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,141
13,501
Fdx.Que tudo digas que o Belmiro aldrabou o Afonso Pinto de Magalhães ok no início mas a SONAE de hoje nada tem a ver com essa que estava a começar, APM foi essencialmente um banqueiro.
Não tem... era uma empresa de aglomerados de madeira. O Belmiro diversificou-a, criando vários negócios, em diversas áreas.
Mas é um bocado como o PdC... com ele o Porto começou a ter resultados na Europa (ainda como director do futebol). Claro que no futebol/clubes não se pode diversificar muito o negócio! Até porque os clubes portugueses antes dos anos 90 até tinham mais modalidades. Mas mesmo no hóquei passamos a ganhar com bastante frequência e a ganhar internacionalmente com PdC.
Mas no caso específico do futebol, passamos de um clube obscuro e desconhecido, para um clube bastante respeitado na Europa e no mundo.
De resto, a maior diferença, é que o Belmiro soube perceber quando se afastar (embora tenha passado o cargo para o filho), já o PdC...
 
Última edição:

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,257
19,393
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Eu não alinho na política de varrer tudo de uma vez. É necessário ponderação, rever contratos e competências, e verificar se é financeiramente viável continuar com alguns projetos.

Não duvido do profissionalismo e das competências da Carina Caldeira naquele programa, mas é um dos que deve terminar, não promove a região Norte nem o clube. Já sobre o programa do Joel Cleto, acho que deve continuar...
Era um crime retirar o Joel Cleto.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,141
13,501
Eu não alinho na política de varrer tudo de uma vez. É necessário ponderação, rever contratos e competências, e verificar se é financeiramente viável continuar com alguns projetos.

Não duvido do profissionalismo e das competências da Carina Caldeira naquele programa, mas é um dos que deve terminar, não promove a região Norte nem o clube. Já sobre o programa do Joel Cleto, acho que deve continuar...
Os programas do Joel Cleto fazem todo sentido no canal.
Já o da Caldeira... é como dizes. E ela é porventura a melhor e mais experiente apresentadora que temos para este tipo de programas, mas um programa que passa a maior parte do tempo a entrevistar a "elite social" de Lisboa e Cascais e até já teve lá o bruno de carvalho não faz sentido nenhum! É um mero capricho da minina do papá...
 

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
18,711
8,466
Deve estar a espera da passagem para ir de férias para o brasil.
Quando tiver a confirmação, deve abdicar do clube
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,141
13,501
Creio que estás a encontrar paralelos que não existem!
A Sonae foi fundada pelo Pinto de Magalhães e adquirida pelo Belmiro de Azevedo!
A família Azevedo, mais recentemente, através da holding Efanor, detêm a maioria do capital da Sonae. Embora, em algumas áreas de negócio, possam entrar com joint-ventures ou com estruturas partilhadas ou, até, minoritárias!
Naturalmente, em conselho de administração, aquilo que a família Azevedo (antes, o Belmiro de Azevedo) decidia, era implementado! Só om uma cisão familiar é que essas decisões poderiam ser desafiadas!

Bem diferente do FCP!
O FCP é um clube de associados, que elegeu Pinto da Costa como presidente! Pinto da Costa nunca foi proprietário do clube, nem poderia ser! No máximo, poderia ter uma participação na SAD e, ainda assim, como se sabe, inferior a outros acionistas de referência!
Depois, o que era/é prática, sobretudo numa estrutura associativa (até num governo, como o anterior demonstrava), é o líder optar por uma estrutura de gente muito próxima, quiçá, até, com relações familiares! Algo que Pinto da Costa nunca escondeu e colocou em prática logo na década de 80, quando o filho entrou na sua lista, como diretor! O tempo, agudizou esse nepotismo latente!
Há um certo paralelo... mas tens razão, também há demasiadas diferenças.

De qualquer modo, mesmo com alguns desvios e nepotismo de que sempre se falou, se PdC tivesse deixado o clube há 10 anos, ninguém se importaria muito com esses "pormaiores". Teria deixando o clube com novas instalações (embora em menor número), com um palmarés amplamente mais rico, com muito mais prestígio, e talvez com melhores finanças do que tinha encontrado. Em 82 as finanças no futebol eram totalmente diferentes, por isso a comparação é difícil, mas parece-me que há 10 anos tinhamos uma situação relativamente estável no contexto em que o clube/sad se inseria. Estes 10 anos destruíram muito do bom trabalho feito desde 2005/06. Infelizmente só sobrou o palmarés e o prestígio (apesar do ffp e destas queixas por falta de pagamento o porem em causa). A renovação de instalações ficou aquém...
 

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
7,745
5,610
Eu não alinho na política de varrer tudo de uma vez. É necessário ponderação, rever contratos e competências, e verificar se é financeiramente viável continuar com alguns projetos.

Não duvido do profissionalismo e das competências da Carina Caldeira naquele programa, mas é um dos que deve terminar, não promove a região Norte nem o clube. Já sobre o programa do Joel Cleto, acho que deve continuar...
Glitter show??? Competências?? Aquilo não tem ponta por onde se pegue... mas hein... who cares?
 

Tiago_com_Dias

Bancada lateral
12 Dezembro 2023
837
1,125
Glitter show??? Competências?? Aquilo não tem ponta por onde se pegue... mas hein... who cares?
Eu não sou fã do formato e na minha opinião não tem espaço na grelha do Porto Canal, mas reconheço que ela tem talento e é competente. Por exemplo, o Migas quando apresentou o Azul Porto relevou que não tinha talento naquele registo mas acho que em entrevistas à porta do estádio é o melhor que temos no Porto Canal